EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2009.

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS PÚBLICOS PARA ATENDER A LEI VIGENTE.

A Câmara Municipal Terra Nova, Estado de Pernambuco, em cumprimento ao Art. 37, inciso II da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, e a Lei Municipal nº. 004/2008, de 08 de setembro de 2008, informa que fará realizar, mediante as condições estabelecidas neste Edital, CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS, do seu quadro dos cargos efetivos indicados no “anexo I” deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O concurso será regido por este EDITAL, pelos princípios gerais do Direito que norteiam a Administração Pública e executada pela empresa APROJEPLAM – ASSESSORIA EM PROJETOS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL LTDA. com sede na Rua Cachoeira, 123, Imbiribeira – Recife –PE – CEP – 51200-040, PABX: 081xx 3339.3112, – Site: aprojeplamltda.com.br e E-mail – aprojeplamltda@hotmail.com.
1.2. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão nos quadros da Câmara Municipal de Terra Nova aos cargos de provimento efetivo dispostos no “anexo I” deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos, carga horária e exigências.
1.3. As exigências para a admissão ao cargo deverá ser comprovada no ato da posse.
1.4. Os cargos oferecidos no presente certame serão regidos pelo Regime Estatutário.
1.5. O processo seletivo ocorrerá por meio de aplicação de provas objetivas e escrita com Redação de caráter eliminatório e classificatório, devendo quando da admissão o candidato aprovado ser submetido a procedimentos pré-admissionais e de exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório.

 

2 - DO CALENDÁRIO DE EXECUÇÃO
2.1. Cronograma de execução do processo do Concurso Publico:


Período de inscrições

06/04/2009 à 24/04/2009

Confirmação da inscrição até

30/04/2009

Divulgação da relação dos inscritos

04/05/2009

Divulgação dos locais de provas com a emissão dos cartões de inscrições no site – www.aprojeplamltda.com.br .

11//05/2009

Data da realização das provas

24/05/2009

Divulgação de gabarito preliminar

25/05/2009

Divulgação de gabarito após-recursos

01/06/2009

Resultado Final - até

24/06/2009

3. DOS CANDIDATOS
3.1. São requisitos indispensáveis aos candidatos quando da nomeação:
3.1.1. Estarem quites com o serviço militar, se do sexo masculino.
3.1.2. Terem nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que estejam amparados pelo disposto no art. 12, § 1º da Constituição Federal.
3.1.3. Estarem quites com obrigação eleitoral.
3.1.4. Terem idade mínima de 18 (dezoito) anos.
3.1.5. Outros pré-requisitos constam no “anexo I” deste Edital.
3.1.6. A emancipação da maioridade em quaisquer dos caso previstos no código civil, não prevalecerá para efeitos de nomeação para esse concurso.
3.1.7 – Ser Aprovado e Classificado dentro do numero de vagas estabelecidos neste Edital e outras que venham a surgir no período de validade deste concurso.

 

4. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
4.1. Às pessoas portadoras de deficiências em conformidade com a Lei nº. 7.853/1989 e regulamentada pelo Decreto nº. 3.298/1999 é assegurado o direito da inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.
4.2. Das vagas estabelecidas para esse concurso, 3% (três por cento), para cada cargo ou para o certame, serão reservadas a portadores de deficiência, de acordo com o disposto na Constituição Estadual, arredondando para o número inteiro seguinte, caso fracionário e de acordo com o “anexo I” do EDITAL que já disponibiliza o numero de vagas de cada cargo conforme Legislação Vigente, que são para cada 03(três)  vagas, 01(uma) para deficiente ou percentual já estabelecido acima quando o numero for maior que esse.
4.3. Inexistindo candidatos portadores de deficiência aprovados, as vagas objeto da reserva serão preenchidas pelos demais aprovados, na ordem geral de classificação.
4.4. O candidato deficiente que, para concorrer nessa qualidade, necessitar de apoio instrumental específico decorrente da deficiência física de que é portador, deverá informar essa circunstância, através de requerimento no ato da inscrição, todos devem apresentar atestado médico, original ou em cópia (autenticada), com especificação da deficiência no ato da inscrição do concurso para ser considerado como deficiente.
4.5. O Atestado, acompanhado de cópia do formulário de inscrição, poderá ser entregue através dos Correios em postagem SEDEX ou correspondência com AR, encaminhada para a COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERRA NOVA –PE, no endereço Praça São Sebastião, s/n,– Centro – TERRA NOVA – PE, – CEP 56.190-000, até o dia 24  de abril de 2009, documentos postados depois desta data não serão aceito pela a comissão.
4.6. Os candidatos deverão declarar quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a, e submeter-se, quando comprovado, a exame médico/psicotécnico oficial ou credenciado pela Administração da Câmara Municipal de Terra Nova, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e quanto ao grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

5 – DAS INSCRIÇÕES
5.1.As inscrições serão realizadas durante o período de 06  a 24 de abril de 2009, na Página – www.aprojeplamltda.com.br até o encerramento de horário Bancário Nacional do dia 24 de abril de 2009.
5.2. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da administração da Câmara Municipal.
5.3. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no concurso público para provimento dos cargos, para as quais serão reservadas 3% (três por cento) e em caso de surgimento de outra vagas durante a validade do concurso, então para cada 03(três) nomeações uma vaga será reservada para o deficiente.
5.3.1. Inexistindo candidatos portadores de deficiência aprovados, as vagas objeto da reserva serão preenchidas pelos demais aprovados, na ordem geral de classificação.
5.4. O candidato deficiente que, para concorrer nessa qualidade, necessitar de apoio instrumental específico decorrente da deficiência física de que é portador, deverá informar essa circunstância, através de requerimento no ato da inscrição, todos devem  apresentar atestado médico, original e cópia(autenticada), com especificação da deficiência no ato da inscrição do concurso para ser considerado como deficiente.
5.5. O Atestado, acompanhado de cópia (autenticada) do formulário de inscrição, poderá ser entregue através dos Correios em postagem SEDEX ou correspondência com AR, encaminhada para a COMISSÃO DO CONCURSO PUBLICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TERRA NOVA -PE no endereço Praça São Sebastião,s/n,– Centro – TERRA NOVA – PE, – CEP 56.190-000, até o dia 24  de abril de 2009, documentos postados depois desta data não serão aceito pela comissão do concurso publico.
5.6. PARA SE INSCREVER SERÁ NECESSÁRIO
5.6.1. Acessar a Página – www.aprojeplamltda.com.br , emitir o EDITAL do Concurso Público da Câmara Municipal de TERRA NOVA ou Salvar em um disco, para ter todas as informações sobre o Concurso e o Cargo que quer se inscrever e depois fazer o Cadastro do Candidato, munido do seu CIC (MF) antigo CPF. Deve proceder na abertura da Página com o lançamento do seu CIC (MF) e criar uma senha, que devera ser anotada, pois será necessária após realizar o cadastro a emitir a ficha de inscrição. Procurar uma AGÊNCIA BANCÁRIA para efetuar o Deposito do Valor da Inscrição para Agência (BB) 0834-6 – Conta Corrente 15.796-1, (APROJEPLAM LTDA) e retornar, munido do recibo de deposito para a Página – www.aprojeplamltda.com.br, finalizando a inscrição informando o numero da autenticação do deposito Bancário no local próprio da Página (clicar na bandeira vermelha para abrir espaço para digitação do Código de autenticação bancaria), esse Código deve ser à autenticação do valor pago, após a liberação do cartão de inscrição que ocorrerá com a confirmação do pagamento, se emitirá o Certificado de inscrição. Para um novo acesso precisará da senha criada no ato de cadastramento, não se esqueça de anotar em lugar seguro.
5.6.2. As taxas de inscrições corresponderão a: R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de AGENTE ADMINISTRATIVO, OPERADOR DE SOM E ESCRITURARIO DA DESPESA E RECEITA, R$ 40,00 (quarenta reais) para o cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS. A Taxa de Inscrição referente ao cargo a que está concorrendo  já vira impresso no formulário de inscrição.
5.6.3 – Procurar uma AGÊNCIA BANCÁRIA para efetuar o Deposito do Valor da Inscrição para Agência (BB) 0834-6 – Conta Corrente 15.796-1 (APROJEPLAM LTDA), para todos os Cargos os valores já sairão impressos no formulário de inscrição selecionado no site – www.aprojeplamltda.com.br.
5.6.4. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo.
6. São condições para investidura no cargo serem aprovados e Classificados dentro do numero de vagas ofertadas neste Edital e outras que vierem surgir durante a validade do concurso e ainda:
6.1. Ser brasileiro, nato ou naturalizado, e estrangeiro na forma da lei;
6.2. Estar quite com as obrigações militares (para concorrentes do sexo masculino);
6.3. Estar quite com as obrigações eleitorais;
6.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
6.5. Ter escolaridade exigida, conforme anexo I;
6.6. Estar registrado nos conselhos profissionais de classe ou no órgão específico do Ministério do Trabalho;

7. DAS PROVAS
7.1 – O concurso para provimento dos cargos de níveis Fundamental, será  composta de provas  objetiva e escrita com Redação.

8. - Da Prova objetiva e escrita com Redação.
8.1. Nível Elementar ou fundamental: Agente Administrativo, Operador de Som, Escriturário de Despesa e Receita e Auxiliar Administrativo, (A prova  objetiva, as provas objetivas constarão de 40 (quarenta) questões, Sendo – 10 (questões) de Português, 10(questões) de matemática e 10 (questões) Atuais e 10 (questões) especificas conforme o estabelece o EDITAL e o “anexo II” deste).
8.1.1. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.

9. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

9.1. A data para aplicação da prova objetiva será no dia 24 de maio de 2009 com horários e locais a ser publicado no Diário Oficial de Pernambuco, no site www.aprojeplamltda.com.br, e no quadro de avisos da Câmara Municipal de  Terra Nova a partir do dia 11 de maio de 2009.
9.2. O candidato deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de 01(uma) hora, munido do Documento de Identidade original, Comprovante de Inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.
9.3. Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Conselhos, Ordens, etc.); Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto).
9.4. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, impressos e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida, também, a entrada de candidatos portando armas e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (celular, bip, telefone, walkman, receptor, gravador, etc.).
9.5. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, à burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros editais relativos ao concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.
9.6. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:
9.6.1. Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;
9.6.2. For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;
9.6.3. Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou aos demais candidatos;
9.6.4. Recusar-se entregar o material de prova ao término do tempo estabelecido.
9.6.5. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;
9.6.6. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta e/ou a folha de rascunho;
9.6.7. Descumprir as instruções contidas no caderno de provas;
9.6.8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido,
9.6.9. Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso.

9.7. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação de prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.
9.8. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.
9.9. O tempo máximo de duração, das provas, será de 04(quatro) horas a partir do início da sua realização, que será determinado pelo fiscal.

10. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA. 
10.1 A prova terá um valor máximo de 100 (cem) pontos.
10.2. O candidato que obtiver média inferior a 50 (cinqüenta) pontos nas provas escrita será reprovado.
10.3. Qualquer candidato que deixar de comparecer a prova escrita-eliminatoria, qualquer que seja o motivo, será, de pronto, desclassificado.

11. DA CLASSIFICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
11.1. Os candidatos serão classificados se obtiverem média igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.
11.2. A classificação final dos candidatos obedecerá à ordem decrescente das notas finais por Cargo ou Código a que está inscrito.

12. DOS RECURSOS
12.1. Serão admitidos recursos quanto: a) indeferimento da inscrição; b) à formulação das questões; c) à opção considerada como certa nas provas objetivas; d) ao resultado das provas e; e) ao resultado final do Concurso Público; f) da impugnação do Edital.
12.2. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.
12.3. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência, se interposto dentro do prazo  de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação de qualquer dado especificado no item 12.1, acima.
12.4. O(s) ponto(s), da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todos os candidatos que participam do certame.
12.5. O prazo para interposição de recurso será de 48(quarenta e oito) horas após a divulgação oficial do resultado, no caso de recurso referente à formulação de quesito, o prazo começa a contar da realização das provas, no caso de resultado das provas objetivas e gabaritos, a contar da divulgação oficial de cada um respectivamente.
12.6. O recurso interposto fora do prazo acima especificado, não será aceito.
12.7. Os recursos deverão ser protocolados em 03(três) vias junto à Comissão Organizadora do Concurso, na Secretaria da Câmara  Municipal de Terra Nova, na Praça São Sebastião, s/n, Centro. Terra Nova –PE, CEP 56190-000.
12.8. Não serão aceitos recursos via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

13. DO RESULTADO FINAL
13.1. O resultado final do Concurso ocorrerá no prazo máximo de até 30 dias após a realização das provas.
13.2. Os gabaritos e resultados das provas serão divulgados no quadro de avisos da Câmara Municipal de Terra Nova e no site www.aprojeplamltda.com.br, e quantos noticiosos forem necessários para da publicidade ao certame,  na data prevista no cronograma do concurso.
13.3. A lista de aprovados será publicada em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas na Ficha de Inscrição.

14. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
14.1. Em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:
14.1.1. Tiver maior idade civil igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma da Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003.
14.1.2. Tiver maior número de acertos nas questões da prova de Português.
14.1.3. Tiver maior número de acertos na prova de matemática.
14.1.4. Tiver maior idade civil.

15. DOS CRITÉRIOS DE NOMEAÇÃO
15.1. A nomeação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final para cada código de inscrição ou cargo, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais e às necessidades de pessoal da Câmara Municipal de Terra Nova - PE.
15.2. Para todas as categorias, são condições de nomeação:
15.2.1. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
15.2.2. Estar quite com a obrigação eleitoral.
15.2.3. Apresentar cópia da Cédula de Identidade, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou Casamento e CPF.
15.2.4. Comprovação do nível de escolaridade, através de certificado de conclusão do curso exigido, com reconhecimento pelo o órgão competente de educação.
15.2.5. Declaração de bens.
15.2.6. Declaração do nomeado, no da posse, de que não acumula  cargo publico nos termos da C.F, art.37, inciso XVI.
15.2.7. Ter boa conduta e não estar respondendo a processos, comprovando através de certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral.
15.2.8. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pela Câmara o Municipal de Terra Nova.
15.2.9. Uma fotografia recente tipo 3x4.
15.2.10. Idade mínima de 18 anos.
15.2.11. O candidato deverá comprovar, na data da nomeação, as informações constantes  no formulário de inscrição.
15.2.12. A emancipação da maioridade em quaisquer dos caso previstos no código civil, não prevalecerá para efeitos de nomeação para esse concurso.
15.2.13. Ser Aprovado e Classificado dentro do numero de vagas estabelecidos neste Edital e outras que venham a surgir no período de validade deste concurso.

 

 

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1. O concurso terá prazo de validade de 02 (dois) anos, contado da data de sua homologação, prorrogável por mais 02 (dois) anos consecutivos, a critério da Administração da Câmara Municipal, por Decreto específico.
16.2. O resultado final do concurso será homologado pelo Senhor Presidente da Câmara  Municipal de Terra Nova.
16.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste EDITAL.
16.4. A inexatidão das informações ou as irregularidades dos documentos eliminarão o candidato ao concurso, tornado sem efeito os atos decorrentes da inscrição.
16.5. A chamada para nomeação poderá ser feita por mala direta ou comunicação via Correios, unicamente pelo endereço constante do formulário de inscrição ou de sua alteração, ou por edital publicado no Quadro de aviso da câmara municipal de vereadores e no Site – www.aprojeplamltda.com.br.  
16.6. A Câmara Municipal de Terra Nova excluirá do concurso àquele que não atender à chamada para nomeação, no prazo de 30(trinta) dias, contados da portaria de nomeação, convocando-se no seu lugar o imediatamente classificado.
16.7. O candidato admitido deverá cumprir estágio probatório por período de 03 (três) anos, quando adquirirá a estabilidade após avaliação especial de desempenho, conforme art. 41 da Constituição Federal.
16.8. O candidato residente em Terra Nova ou em outro Município, se classificado e nomeado, não terá direito à ajuda de custo para se deslocar até o local de trabalho, exceto quando regulamentado em Lei.
16.9. O candidato aprovado e classificado, sendo convocado, deverá exercer sua função na Câmara Municipal de Vereadores de  Terra Nova PE.
16.10. Não será fornecido ao candidato, qualquer documento comprobatório de classificação.
16.11. Qualquer alteração no presente Edital será feita através de publicação afixada nos quadros de avisos da Câmara Municipal de Terra Nova e no site www.aprojeplamltda.com.br. e quantos noticiosos forem necessários para divulgar.
16.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, criada por ato do Exmo. Sr. Presidente da Câmara  Municipal de Terra Nova e de acordo com as normas legais vigentes, através da portaria nº. 013/2009, de 11 de fevereiro de 2009.
16.1.13 – Os candidatos aprovados e classificados, que não estejam dentro do numero de vagas, poderão ser convocados para firmar contratos temporários por excepcional interesse publico, em caso do servidor efetivo: Se encontrar em Férias, Licença médica, Licença premio e Licença para trato de interesse particular.
16.1.13.1. O contrato por excepcional interesse publico, não prejudicará o direito de nomeação quando da existência da vaga, do cargo para o qual concorreu.
16.13. Publique-se e cumpra-se.

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

_____________________________________
ALEX SANDRO PARENTE FERREIRA LEITE
PRESIDENTE - CCCP.

 

DESCRIÇÃO DOS ANEXOS:

- ANEXO I – DESCRIÇÃO DOS CARGOS E O NUMERO DE VAGAS, GRAU DE INSTRUÇÂO, CARGA HORÁRIA DE TRABALHO E VENCIMENTOS;
- ANEXO II – CONTEÚDOS PROGRAMATICOS PARA AS PROVAS OBJETIVAS;
ANEXO III – FORMULARIO PARA RECURSOS.

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I


Cód

Cargo

Exigência

Vagas

Vagas reservadas deficiente

Total de vagas

Vencimento Base

Carga Horária Semanal

01

AGENTE ADMINISTRATIVO

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

01

00

01

465,00

30

02

OPERADOR DE SOM

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

01

00

01

465,00

30

03

ESCRITURARIO DA DESPESA E DA RECEITA

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

01

00

01

465,00

30

04

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

01

00

01

465,00

30

 

Totais

 

04

00

04

 

 

 

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

 

 

 

_____________________________________
ALEX SANDRO PARENTE FERREIRA LEITE
PRESIDENTE - CCCP.

 

 

 

 

ANEXO II

 

CONTEÚDOS PROGRAMATICOS DAS PROVAS OBJETIVAS:

1- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO
CARGOS:
AGENTE ADMINISTRATIVO/OPERADOR DE SOM/ESCRITURARIO DA DESPESA E DA RECEITA/AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.

REDAÇÃO (para todos os cargos de nível fundamental completo)

PORTUGUÊS (para todos os cargos de nível fundamental completo) Interpretação de texto - Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais Dígrafos; Divisão Silábica; Ortoepia; Prosódia; Ortografia; Acentuação. - Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras. - Sintaxe: Termos da Oração; Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação; - Semântica: A significação das palavras no texto; - Interpretação de Texto.

MATEMÁTICA (para todos os cargos de nível fundamental completo) - Conjunto dos Números Naturais (N): Operações: (adição /subtração /multiplicação /divisão/potenciação/radiciação) Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos divisores/primos/compostos/fatoração/divisibilidade, MMC/MDC. - Conjunto de números racionais (Q): Frações “ordinárias” e decimais; Operações: Adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação Simplificação; Ordem. - Conjunto de números inteiros relativos (Z); Propriedades/comparação; Operações: Adição/subtração/multiplicação/   ,
divisão/potenciação/radiciação -Matemática Financeira: Razão/Proporção; Regra de três simples e composta; Porcentagem/juros. - Função polinomial real: Função do 1o e 2o graus; Equação do 1o e 2o graus; Inequações e sistemas do 1o grau. - Geometria plana: Ponto; Reta; Plano; Ângulos: Classificação/medida; Triângulos: Classificação; relações métricas; congruência; soma dos ângulos internos e externos; círculo/disco; Quadriláteros; Polígonos: classificação, cálculo de diagonais; Áreas. - Geometria Espacial: Corpos redondos; Poliedros; Volumes. - Estatística e Probabilidade: Noções.

ATUALIDADE: Caos na aviação aérea Brasileira; Acidente com o avião da Gol;Acidente no metro de SP; Terrorismo no mundo;Violência no RJ; Eleições de Prefeitos no Brasil e a próxima Eleição em 2010; Os investimentos do PAC; Crise do Petróleo entre Brasil e Bolívia; O Petróleo como base energética do desenvolvimento universal; As ultimas descobertas de petróleo no Brasil; Ações da Policia Federal Brasileira,Guerra no oriente médio; Política e economia nacional; violência, Jogos das eliminatórias para a copa do mundo; Jogos da libertadores. Jogos da copa Sul americana.

 

- CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO
 Conhecimento Específico: - Conhecimentos de administração e de administração gerencial. - Características básicas das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. - Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. - Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho. - Noções de Administração Financeira e Orçamentária. - Orçamento público. - Licitações: modalidades: dispensa e inexigibilidade. (Lei n.° 8.666, de 21/6/93, publicada no Diário Oficial da União de 22/6/93). 3. Noções de Contabilidade. - Conceito. - Objetivos e finalidades. - Patrimônio. - Conceito.  Componentes.  Variações e configurações. - Hierarquia e autoridade. - Noções de competências gerenciais. - Controle e avaliação. - Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. - Agentes auxiliares do comércio. - Funcionamento de bancos e cartórios. - Grupos de trabalho. - Ética e responsabilidade social e cidadania. - Gestão da qualidade. - Equipes de trabalho. - Comunicação nas organizações. - Sistemas de informação. - Técnicas de atendimento ao público. - Relações humanas e relações públicas. - Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. - Procedimentos administrativos. - Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade. - Ética e responsabilidade social e cidadania. -Comunicação nas organizações.Evolução dos modelos/paradigmas de gestão – a nova gestão pública. Teorias das organizações aplicadas à Administração Pública. Desenvolvimento institucional. Perspectivas da mudança organizacional. Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados; sistemas de incentivo e responsabilização; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede. Coordenação Executiva – problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados – parcerias estado e sociedade; horizontalização; pluralismo institucional; redes interorganizacionais. Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação à Gestão Pública. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade; ouvidorias, governança interna e externa. Modelos contemporâneos de gestão de pessoas: gestão de pessoas por competências; liderança e desempenho institucional. Sistema de Planejamento e Orçamento do Governo Federal: fundamentos legais; conceitos básicos do sistema de planejamento, orçamento e financeiro; gestão por programas; integração planejamento e orçamento; eficiência do gasto público; custos. Gestão de suprimentos e logística na administração pública. A modernização do processo de compras. Gestão de contratos e convênios no setor público. Os controles interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas.- Elaboração de memorandos, comunicados, ofícios, atas, requerimentos. Relações humanas no trabalho. Noções básicas de organização, arquivo e escritório. Conhecimentos básicos de informática (Windows, Word, Excell, internet e e-mail).

 

- CARGO: OPERADOR DE SOM
Conhecimento Específico: Conhecimento específico na área em que atuam. Ética profissional. Noções básicas de administração públicas e direitas e deveres do servidor público da Câmara municipal de Terra Nova – PE.

 

 

 

 

 

 

- CARGO: ESCRITURARIO DA DESPESA E DA RECEITA
 Conhecimento Específico:
- Lei Orgânica do Município.
- Lei Municipal  – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.
- Lei Municipal  – Criação dos Cargos e que estabeleceu os salários da Câmara.
- Lei Complementar 101/2000 – Lei de responsabilidade na gestão fiscal.
- Lei Federal 8.666/93 e suas alterações -  Lei  de Licitações.
- Noções sobre conciliação bancária - cheques e documentos bancários.
- Noções sobre lançamentos de receita e despesa pública.
- Noções sobre empenho de despesa.

 

- CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
 Conhecimento Específico: Conhecimento específico na área em que atuam. Ética profissional. Noções básicas de administração pública e direitos e deveres do servidor público da Câmara municipal de Terra Nova – PE.

 

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

 

 

_____________________________________
ALEX SANDRO PARENTE FERREIRA LEITE
PRESIDENTE - CCCP.

 

 

 

ANEXO III - CONCURSO PÚBLICO
FORMULÁRIO DE RECURSO

Para

Presidente da Comissão  do Concurso da Câmara Municipal de Terra Nova - PE

 

Nº. de inscrição_________Nome_____________________________________________: ___________________________Cargo_______________________________________,

 

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

 

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO
CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA
CONTRA RESULTADO PROVA ESCRITA
CONTRA RESULTADO FINAL

Ref. Prova objetiva
Nº da questão:  ____________
Gabarito oficial: ________
Resposta Candidato: ___

Justificativa do candidato – Razões do Recurso

 

 

 

  

 

  

 

 Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: ____/____/____

 

Assinatura do candidato                             Assinatura do Responsável/Recebimento      

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCURSO PÚBLICO.

 

 

MARÇO/2009.