EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO PARAÍSO - RO

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL 01/2009 - VI CONCURSO

 

O Município de Alto Paraíso - RO, neste ato representado pelo Prefeito Municipal Sr. Romeu Reolon e o Instituto Exatus Ltda. - ME, tendo em vista o resultado do processo administrativo 505/2009 por meio do Pregão Presencial 16/2009, tornam público que realizará seleção através de concurso público destinado ao provimento de cargos das categorias funcionais de seu quadro de pessoal para prestação de serviços no Município.

1 - Disposições preliminares: o Concurso Público será regido pela Constituição Federal, pelas Leis 094/95 (Estatuto do Servido Público Municipal), 097/95 (Estatuto do Magistério Municipal), Lei Municipal 277/99, devidamente atualizada (que trata do plano de cargos e salários), Lei 793/07 devidamente atualizada (que trata do plano de carreira dos trabalhadores em educação), Lei Federal 11.350/06 (regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde, a Lei Orgânica do Município de Alto Paraíso, Rondônia, a Instrução Normativa n° 013/2004/TCER, e por este Edital, e será executado pelo Instituto Exatus Ltda - ME, conforme contrato. A critério da Administração poderão ser chamados os candidatos aprovados no presente certame, além do número de vagas para contratação previstas neste edital respeitando-se o limite de vagas existentes em lei conforme a necessidade da administração.

2 - Dos cargos: os cargos são os constantes abaixo e detalhados no Anexo I - Quadro de vagas:

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças: Gari; Auxiliar de Serviços Gerais; Vigia; Zeladora; Motorista de Veículos Leves; Motorista de Veículos Pesados; Telefonista; Agente Administrativo; Fiscal de Obras; Fiscal de Tributos; Almoxarife; Técnico em Agropecuária; Topógrafo; Engenheiro Agrônomo; Técnico em Processamento de Dados;

Secretaria Municipal de Assistência Social: Cozinheira; Zeladora; Auxiliar de Desenvolvimento Infantil; Motorista de Veículos Leves; Agente Administrativo; Assistente Social e Psicólogo;

Secretaria Municipal de Educação - Área Urbana: Agente de Serviço Escolar - Cozinheira; Agente de Serviço Escolar-Zeladora; Agente de Serviço Escolar-Vigia; Agente Educacional-Técnico em Processamento de Dados; Professor Magistério; Agente de Gestão Escolar - Auxiliar Administrativo; Monitor Infantil; Professor Letras Português / Inglês; Professor Pedagogia e Técnico em Desenvolvimento Escolar-Fonoaudiólogo; Professor Pedagogia Séries Iniciais;

Secretaria Municipal de Educação - Área Rural: Agente de Serviço Escolar-Zeladora; Agente de Serviço Escolar-Vigia; Agente de Serviço Escolar-Cozinheira; Agente Educacional-Técnico em Proc. De Dados; Professor Magistério; Professor de Educação Física; Professor de Geografia; Professor Letras Português / Inglês; Professor de Matemática; Professor de História;

Secretaria Municipal de Saúde: Técnico de Raio-X, Cozinheira; Vigia; Zeladora; Agente Sanitário; Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar em Higiene Dental; Agente Administrativo; Fiscal Sanitário; Microscopista; Agente de Serviço de Saúde; Agente de Saúde; Enfermeiro; Técnico em Enfermagem; Técnico em Laboratório; Auxiliar de Enfermagem; Médico Clínico Geral, Odontologo, Motorista de Ambulância - Plantonista, Bioquímico/Farmacêutico e Fisioterapeuta;

2.1 - Exigências diferenciadas para posse no cargo público:

2.1.1 - Os candidatos aos cargos de Agente Comunitário de Saúde deverão comprovar que residem, pelo menos desde a data da publicação do presente edital, na área do município para a qual prestou o concurso, conforme Lei Federal n° 11.350/2006;

2.1.2 - Os candidatos aos cargos de nível superior, exceto professores, e os candidatos aos cargos de Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Topógrafo e Auxiliar de Enfermagem, deverão apresentar registro profissional do órgão de classe, do cargo para qual se inscreveu.

2.2 - Ao vencimento básico serão acrescidas as demais vantagens definidas em lei.

3 - Das atribuições dos Cargos: as atribuições dos cargos acima são as constantes do anexo II deste edital.

4 - Regime Jurídico: os candidatos serão contratados sob o regime jurídico do Município de Alto Paraíso - RO (estatutário), exceto os Agentes Comunitários de Saúde que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

5 - Jornada de Trabalho: a jornada de trabalho é definida no quadro de vagas constante no Anexo I.

6 - Local de trabalho: qualquer local do Município, exceto aqueles definidos pelo quadro de vagas do Anexo I.

6.1- A Prefeitura poderá, por necessidade de atendimento ao interesse do serviço público municipal, lotar em outro setor ou local diverso, daquele para o qual se inscreveram os candidatos aprovados, respeitados as atribuições dos respectivos cargos sem que haja majoração salarial em função disso;

7 - Inscrições: serão feitas nos dias 04 a 24 de novembro de 2009, através do site www.institutoexatus.com e as pessoas que não tiverem acesso à internet poderão realizar suas inscrições na Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, no mesmo período, obedecendo ao horário de funcionamento da mesma que é das 7h30 às 13h30.

8 - Valor das Inscrições: cargos de nível superior R$ 80,00 (oitenta reais); nível médio e técnico R$ 50,00 (cinquenta reais); nível fundamental R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e elementar R$ 30,00 (trinta reais). O pagamento das inscrições será feito através do boleto bancário emitido no ato da inscrição. Em nenhuma hipótese a taxa paga será devolvida ao candidato e não haverá inscrição condicional. Os interessados poderão fazer inscrição através de procuração com firma reconhecida em cartório com finalidade específica;

9 - Condições para realizar a Inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado; estar quites com a justiça eleitoral; possuir 18 anos completos na data da posse; estar quites com o serviço militar (candidato do sexo masculino), apresentar documento original de identificação com foto.

10 - Da Homologação das Inscrições: no dia 07 de dezembro de 2009 será divulgado edital de homologação das inscrições, (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

11 - Das provas: todos os candidatos farão provas objetivas de natureza eliminatória e classificatória. Cada prova terá 50 (cinqüenta) questões e cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma correta. Todas as questões terão pesos iguais. Cada acerto equivale a dois pontos, podendo os candidatos obter classificação de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Serão considerados aprovados e classificados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais.

12 - Da Prova escrita

12.1 - Nível Superior: 50 questões, sendo 15 de português, 10 de atualidades e 25 específicas da área de formação;

12.2 - Nível Médio: 50 questões, sendo 10 de português, 10 de atualidades 10 de matemática e 20 específicas do cargo;

12.3 - Nível Fundamental: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática, e 10 de atualidades;

12.4 - Nível Fundamental para o cargo de Microscopista: 50 questões, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de atualidades e 10 específicas do cargo;

12.5 - Nível Elementar: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática e 10 de atualidades;

12.6 - Dos conteúdos das provas: os conteúdos das provas escritas estão no anexo II deste edital.

13 - Das provas práticas: os candidatos aos cargos de Motorista de Veículos Leves, Agente Administrativo e Agente Educacional / Téc. em Processamento de Dados, que obtiverem maior pontuação no limite de 3 (três) vezes a quantidade total de vagas, serão convocados para prova prática de caráter eliminatório e classificatório, no limite mínimo de 10 (dez) candidatos convocados. Caso o último convocado no limite de 3 (três) vezes o número de vagas esteja em caso de empate com outro(s) candidato(s), este(s) candidato(s) também ser (á/ão) convocados. Este critério também vale para quando chamados a quantidade mínima de 10 (dez) candidatos, quando o décimo estiver empatado com outro(s) candidato(s), este(s) também ser(á/ão) convocado(s).

13.1 - As provas práticas terão peso de 100 (cem) pontos cada e serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos.

13.2 - Critérios das provas práticas de Motoristas de veículos leves, Motorista de Veículos Pesados e Motorista de Ambulância - Plantonista: os candidatos serão submetidos a teste de verificação das condições gerais de uso do veículo, balizamento e teste de direção. O candidato que não completar o teste de balizamento corretamente não poderá realizar o teste de direção e será eliminado da prova prática como medida de segurança.

13.3 Critérios das provas práticas de Agente Administrativo e Agente Educacional / Téc. em Processamento de Dados: Os candidatos serão submetidos a um teste de digitação, que será feito da seguinte forma: o candidato digitará um texto de 1.000 (mil) caracteres. O tempo da prova é de 5 (cinco) minutos. Depois do tempo de digitação os textos de cada candidato serão impressos. Para o cálculo dos caracteres líquidos toma-se o total de caracteres digitados com espaços e descontam-se os caracteres errados. Para a obtenção da nota final do candidato na prova de digitação, multiplicam-se os caracteres líquidos por 0,10 (dez centésimos); Serão considerados erros: Ã sem o til; Letras que deveriam ser acentuadas segundo o texto e na digitação do candidato estiverem sem o acento; Minúscula que estiver maiúscula, ou o contrário; Letra, símbolo, acento ou pontuação trocada; Ç sem a cedilha; Falta ou excesso de espaços; Ao final o texto deverá estar na mesma configuração do proposto, caso contrário também será considerado um erro. Caso o candidato apagar o texto, desligar o computador, minimizar, fechar, perder o conteúdo que estava digitando durante a aplicação da prova, o mesmo não poderá interromper a prova, sob pena de ser eliminado do concurso; Em hipótese alguma será interrompida a prova para dirimir dúvidas em relação aos critérios da prova de digitação, sendo que durante a prova os candidatos não podem conversar uns com os outros e nem com fiscais ou com o responsável pelo teste;

14 - Das provas de títulos: As provas de títulos serão realizadas com os candidatos aos cargos de nível superior que forem considerados aprovados na prova objetiva. As provas de títulos serão de caráter unicamente classificatório, sendo que o candidato que não possuir títulos não terá sua nota alterada e não é necessária sua presença no dia da prova de títulos. Já o candidato convocado que possuir títulos deverá apresentá-los no dia 20 de dezembro de 2009, em local e horário a serem divulgados na convocação. Sendo que a ausência do candidato não alterará sua pontuação, mas importará na aceitação de que não terá nota na Prova de Títulos.

14.1 - Critérios da prova de títulos: Os títulos deverão ser apresentados em cópias autenticadas em cartório ou em cópias simples mediante apresentação da original. Os mesmos serão entregues mediante recibo assinado pela empresa e pelo candidato, em duas vias. As tabelas contendo os títulos aceitos e pontuações constam no anexo IV do presente edital.

14.2. - Do recebimento e avaliação dos títulos: somente serão levados a julgamento títulos obtidos depois da graduação e fornecidos por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação do Brasil. Títulos fornecidos por universidades estrangeiras deverão ser acompanhados dos comprovantes de convalidação por instituições de ensino do Brasil. Não serão aceitos títulos que possuam emendas ou rasuras. Títulos que não apresentarem a carga horária e não forem específicos da área de formação não serão julgados. Documentos relatando que o curso está em andamento também não serão levados a julgamento pela banca. Para comprovar que os títulos foram obtidos depois da graduação, será obrigatória a apresentação da cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação da original, do diploma da graduação exigida para o cargo, juntamente com os títulos, sendo que a falta do diploma de graduação, implicará no não julgamento dos títulos apresentados.

15 - Das Provas: Critérios de aprovação e classificação, datas prováveis e locais de realização.

15.1 - Critérios de aprovação e classificação: serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais em média geral e a classificação será em ordem decrescente.

15.2 - Datas de realização das provas escritas e das provas práticas.

15.2.1 - Informações sobre a realização das provas escritas: as provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 13 de dezembro de 2009, iniciarão às 8hs e terminarão às 12hs em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público. Poderão ser criados horários e locais alternativos para a aplicação da prova objetiva, caso a quantidade de candidatos inscritos ultrapasse a capacidade de acomodação existente. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com meia hora de antecedência, portando documento de identificação original com fotografia.

15.2.2 - Informações sobre a realização das provas práticas: as provas práticas estão previstas para serem realizadas no dia 17 de janeiro de 2010 às 8h (oito horas) em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público.

15.2.3 - Os candidatos convocados para a prova prática de motorista de veículos leves deverão apresentar-se com meia hora de antecedência para identificação portando Carteira Nacional de Habilitação e fotocópia da mesma na categoria exigida para o cargo qual se inscreveu, ou seja, Motorista de Veículos Leves e Motorista de Ambulância, categoria C, e, Motorista de veículos Pesados, categoria D. Sem esses documentos não será permitida a realização da prova. Os candidatos de outros cargos que fizerem provas práticas deverão apresentar documento de identificação com fotografia. Todos deverão comparecer com meia hora de antecedência para a devida identificação.

15.3 - Da divulgação dos locais de realização das provas.

15.3.1 - Divulgação dos locais da prova escrita: no dia 02 de dezembro de 2009 será divulgado edital de homologação das inscrições, (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

15.3.2 - Divulgação dos locais de realização e Convocação para as provas práticas: A convocação para a prova prática será divulgada no dia 12 de janeiro de 2010, nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Nesta, estarão especificados os candidatos que deverão realizar as provas práticas e de títulos, e os locais em que os candidatos farão as mesmas. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

16 - Das correções dos gabaritos: Os gabaritos das provas objetivas serão corrigidos por meio de leitura óptica, devendo o candidato preencher completamente pintando todo o campo da resposta que ele considerar correta, com caneta esferográfica azul ou preta, conforme orientação no próprio gabarito.

17 - Dos Gabaritos: o candidato deverá preencher o gabarito com a resposta das questões das provas com caneta esferográfica azul ou preta, que será o único documento para a correção. Não haverá substituição de gabaritos. Será considerada nula a questão que tiver rasuras, emendas ou dupla marcação. Os gabaritos com as respostas corretas serão divulgados no dia 14 de dezembro de 2009, nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com.

18 - Condições para a realização da prova: para a realização das provas os candidatos deverão apresentar-se no horário e local indicado no edital de homologação de inscrições e portar caneta esferográfica, azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de qualquer recurso extra como calculadora ou régua. Também não será permitida a entrada na sala de prova de candidatos portando cadernos, apostilas ou livros de qualquer espécie, telefones celulares ou outros equipamentos eletrônicos. O candidato deverá se apresentar no local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência. Somente poderá realizar a prova o candidato que apresentar documento de identificação original com foto. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, importando a ausência do candidato, na sua eliminação do concurso.

18.1 - O candidato será eliminado do concurso caso utilize recurso não autorizado, na hipótese de sua ausência no dia do concurso, não comparecer no horário previsto, não apresentar a documentação exigida para a realização da prova, enfim não atender às condições constantes neste edital.

19 - Critérios de Desempate: em caso de empate por pontos entre dois ou mais candidatos, a classificação será feita considerando-se os seguintes critérios: primeiro o candidato mais idoso considerando-se dia, mês e ano; segundo o candidato que tiver a maior prole; terceiro o candidato que for casado e quarto, sorteio.

20 - Do Resultado parcial: o resultado parcial da prova escrita e a convocação para as provas práticas, serão divulgados no dia 12 de janeiro de 2010, nos murais da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Os resultados parciais das provas práticas serão divulgados no dia 27 de janeiro de 2010.

21 - Recursos: no prazo de dois dias úteis contados a partir de cada ato, referente àquele ato, poderá o candidato requerer recurso à empresa contratada, por escrito e fundamentado. A decisão dos recursos será dada a conhecer coletivamente, por meio do site www.institutoexatus.com. Não serão conhecidos recursos encaminhados fora do prazo, ou de forma que não obedeça os critérios do item 20.1.

21.1 - Os recursos deverão ser entregues na sede do Instituto Exatus em Ji-Paraná, mediante protocolo da 2° via. Poderão também ser enviados pelos correios via sedex, com aviso de recebimento para Instituto Exatus Ltda - ME, Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondônia, CEP 78.962-410. O recurso enviado por sedex deverá ser também enviado por fax, (69) 3421-7923 juntamente com o comprovante de envio do sedex e em seguida confirmar o recebimento do mesmo. Os recursos também poderão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO através de protocolo de recebimento. Não serão aceitos recursos via Internet ou telefone. O Instituto Exatus não se responsabilizará por recursos encaminhados de forma distinta a especificada neste edital.

21.2 - Se a verificação do recurso resultar em anulação de alguma questão de prova, a pontuação será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido ou não.

22 - Vagas para portadores de necessidades especiais: ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas para portadores de necessidades especiais que comprovem sua condição mediante envio de cópia autenticada ou original do atestado médico a ser enviado ao Instituto Exatus via sedex ou pessoalmente. O atestado deverá se referir claramente às necessidades especiais apresentadas e a aptidão do interessado para o desenvolvimento do trabalho que o cargo pretendido exige. O atestado postado via sedex deverá também ser enviado por fax, juntamente com o comprovante do envio do sedex ao menos uma semana antes do término das inscrições. Fica, no entanto, reservado ao Município de Alto Paraíso - RO o direito de exigir novos exames médicos por ocasião da posse dos candidatos aprovados no Concurso Público.

23 - Resultado Final: o resultado final será divulgado no dia 04 de fevereiro de 2010 e será publicado mediante aviso no Diário Oficial do Estado de Rondônia e na íntegra no Diário Oficial da Associação Rondoniense dos Municípios do Estado de Rondônia (AROM), em jornal de grande circulação, no mural da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, na sede do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com.

24 - Homologação: a empresa contratada encaminhará ao Município de Alto Paraíso - RO o dossiê para a homologação no dia 09 de fevereiro de 2010.

25 - Da validade do concurso: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso- RO.

26 - Da investidura: a nomeação obedecerá à ordem rigorosa de classificação. O candidato classificado será convocado para a investidura no cargo através de Edital de convocação afixado na Sede da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, e divulgação pelos meios de comunicação local, devendo o mesmo se apresentar em até 30 (trinta) dias contados da publicação do edital de convocação, podendo solicitar prorrogação do prazo de apresentação por igual período. O candidato que, convocado para a investidura, dela desistir expressamente ou não se apresentar dentro do prazo previsto no Edital de Convocação, terá a investidura sem efeito. O mesmo acontecerá àquele que não apresentar a documentação exigida para a investidura, no mesmo prazo.

26.1 - Dos Requisitos para Investidura: ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir 18 anos completos na data da posse, apresentar os documentos exigidos para o exercício do cargo, haver cumprido as obrigações militares e eleitorais e não ter sido condenado em processos cíveis e criminais.

26.2 - Documentos para contratação: o candidato aprovado e convocado deverá apresentar para a contratação: carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e fotocópia da mesma, comprovante de residência, uma foto 3x4 recente; carteira de registro profissional no conselho competente, (para os cargos de nível superior, técnico em laboratório, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, técnico em agropecuária, técnico em higiene dental e técnico em raio X); Certidão negativa de antecedentes criminais, Declaração de que não acumula aposentadoria ou cargos no serviço público, salvo nos casos previstos em lei, Declaração de bens e valores, Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, acompanhado de carteira de vacinação dos filhos de até 6 (seis) anos e comprovante de freqüência escolar a partir de 7 anos, Atestado de saúde expedido por médico do trabalho; fotocópia da carteira de identidade, cadastro de pessoa física, título de eleitor e Comprovante de votação da última eleição, cartão de inscrição no PIS ou PASEP, se possuir, Documento militar comprovando que está em dia com as obrigações militares, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, número da conta corrente e número da agência bancária, Carteira Nacional de Habilitação (categoria "C" ou superior para o cargo de motorista de veículos leves e motorista de ambulância e categoria D ou superior para motorista de veículos pesados); Certificado ou Diploma de escolaridade; certidão negativa de tributos municipais e CND do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

27 - As minutas dos editais deste concurso serão publicadas em jornal de grande circulação e aviso no Diário Oficial do Estado de Rondônia, na íntegra no Diário Oficial da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e serão publicadas e afixadas as íntegras do mesmo no mural da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso - RO, bem como no endereço eletrônico da empresa, site: www.institutoexatus.com.

28 - Todas as dúvidas e os casos omissos decorrentes do presente edital serão dirimidos pelo Instituto Exatus Ltda ME.

29 - Fazem parte do presente edital os seguintes anexos: Anexo I - Quadro de Vagas; Anexo II - Atribuições dos Cargos; Anexo III - Conteúdo das Provas; Anexo IV - Tabela de títulos;

30 - Maiores informações e dúvidas que surgirem serão dirimidas na sede do Instituto Exatus, a Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondônia, pelo site www.institutoexatus.com ou pelo telefone               (69) 3421 7923         (69) 3421 7923 somente em horário de expediente de segunda a sexta feira das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.

Alto Paraíso - RO, Rondônia, 03 de novembro de 2009.

INSTITUTO EXATUS LTDA ME

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO PARAÍSO

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças

Cód.

Cargo

Carga Horária

Formação mínima Exigida

Vagas

Vagas Cadastro Reserva

Salário

01

Gari

40h

Nível Elementar (Alfabetizado)

2

2

520,00

02

Auxiliar de Serviços Gerais

40h

Nível Elementar (4ª Série 1° Grau)

3

0

465,00

03

Vigia

40h

Nível Elementar (Alfabetizado)

1

0

465,00

04

Motorista de veículos leves

40h

Nível Elementar (4ª Série 1° Grau) CNH Categoria C

0

1

600,00

05

Telefonista

40h

Nível Médio

0

1

465,00

06

Agente Administrativo

40h

Nível Médio

2

3

465,00

07

Fiscal de Obras

40h

Nível Médio

0

1

620,00

08

Almoxarife

40h

Nível Médio

0

1

600,00

09

Técnico em Agropecuária

40h

Técnico em Agropecuária com registro profissional

0

1

650,00

10

Engenheiro Agrônomo

40h

Superior em Agronomia

0

1

2.250,00

11

Técnico em processamento de dados

40h

Nível Médio com cursos de informática (Excel / Word / Sistema Operacional Windows)

0

1

701,80

12 Zeladora 40h Nível Elementar (Alfabetizada) 0 2 465,00
13 Fiscal de Tributos 40h Nível Médio 0 1 620,00
14 Motorista de Veículos Pesados 40h Nível Elementar (4ª Série 1° Grau) CNH Categoria D 1 1 680,00
15 Topógrafo 40h Nível Médio e Curso Técnico em estradas, Agrimensura ou Geomática, conhecimento mínimo em informática e Auto CAD 1 0 822,80

 

Secretaria Municipal de Assistência Social
Cód. Cargo Carga Horária Formação mínima Exigida Vagas Vagas Cadastro Reserva Salário
16 Cozinheira 40h Ensino Elementar (Alfabetizada) 1 0 465,00
17 Zeladora 40h Ensino Elementar (Alfabetizada) 1 0 465,00
18 Aux de Desenvolvimento Infantil 40h Ensino Fundamental 1 0 465,00
19 Motorista de veículos leves 40h Ensino Elementar (4ª Série 1° Grau) CNH Categoria C 1 0 600,00
20 Agente Administrativo 40h Ensino Médio 1 2 465,00
21 Assistente Social 40h Superior em Serviço Social 1 0 1.800,00
22 Psicólogo 40h Superior em Psicologia com reg. 0 1 1.500,00

 

Secretaria Municipal de Educação - Área Urbana

Cód

Cargo

CH

Formação Mínima Exigida

Vagas Imediata

Vagas Reserva

Salário

23

Agente Serv. Escolar/Cozinheira EMEF Santa Marcelina

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

24

Agente Serv. Escolar/Cozinheira EMEF Rogério da S. Gonçalves

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

25

Agente Serv. Escolar/Cozinheira Creche Criança Feliz

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

26

Agente Serv. Escolar/Zeladora EMEF Rogério da S. Gonçalves

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

27

Agente Serv. Escolar/Zeladora Creche Criança Feliz

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

28

Agente Serv. Escolar/Vigia EMEF Santa Marcelina

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

29

Agente Educ. / Técnico Em Processamento de Dados EMEF Santa Marcelina

40h

Nível Médio

1

0

807,07

30

Agente Educ. / Técnico Em Processamento de Dados EMEF Rogério da S. Gonçalves

40h

Nível Médio

1

0

807,07

31

Monitor Infantil - Creche Municipal

40h

Nível Fundamental

0

1

465,00

32

Professor EMEF Santa Marcelina

20h

Superior em Pedagogia Séries Iniciais

2

0

674,70

33

Professor EMEF Santa Marcelina

40h

Superior em Pedagogia Séries Iniciais

2

0

1.349,00

34

Agente de Gestão Escolar/Auxiliar Administrativo SEMED

40h

Nível Médio

1

1

465,00

35

Professor EMEF Rogério da S. Gonçalves

20h

Licenciatura em Letras Português / Inglês

1

0

674,70

36

Professor EMEF Santa Marcelina

40h

Licenciatura em Pedagogia

1

0

1.349,00

37

Tec. Desenv. Escolar / Fonoaudiólogo SEMED

40h

Superior em Fonoaudiologia

1

0

1.500,00

Secretaria Municipal de Educação - Área Rural

38

Agente Serv. Escolar/Zeladora EMEF Osvaldo de Andrade

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

39

Agente Serv. Escolar/Zeladora EMEF Ribeiro Couto

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

40

Agente Serv. Escolar/Zeladora EMEF Mauricio de Nassau

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

41

Agente Serv. Escolar/Zeladora EMEF Isolada 13 de Setembro

40h

Ensino Fundamental

1

0

465,00

42

Agente Serv. Escolar/Vigia EMEF Osvaldo de Andrade

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

43

Agente Serv. Escolar/Vigia EMEF P. Angelo Spadari

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

44

Agente Serv. Escolar/Vigia EMEF Ribeiro Couto

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

45

Agente Serv. Escolar/Vigia EMEF Maurício de Nassau

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

46

Agente Serv. Escolar/ Cozinheira EMEF Maurício de Nassau

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

47

Agente Serv. Escolar/ Cozinheira EMEF D. Tereza Cristina

40h

Ensino fundamental

1

0

465,00

48

Agente Educ. / Técnico em Proc. de Dados EMEF Osvaldo de Andrade

40h

Ensino Médio

1

0

807,07

49

Professor EMEF Padre Ezequiel

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

50

Professor EMEF Teixeira de Melo

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

51

Professor EMEF São José

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

52

Professor EMEF D Tereza Cristina

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

53

Professor EMEF Prof. Maria. Gorgulho da Silva

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

54

Professor EMEF José de Alencar

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

55

Professor EMEF Parceleiros Unidos

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

56

Professor EMEF Entre Rios

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

57

Professor EMEF 13 de Maio

40h

Nível Médio com magistério

1

0

989,00

58

*Professor EMEF União Alto Alegre

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

59

*Professor EMEF P. Angelo Spadari

20h

Nível Médio com magistério

1

0

494,50

60

Professor EMEF P. Angelo Spadari e Maurício de Nassau

40h

Licenciatura em Educ. Física

1

0

1.349,40

61

*Professor EMEF Osvaldo de Andrade

20h

Licenciatura em Educ. Física

1

0

674,70

62 *Professor EMEF P. Angelo Spadari e Maurício de Nassau 40h Licenciatura em Geografia 1 0 1.349,40
63 *Professor EMEF P. Angelo Spadari e Maurício de Nassau 40h Licenciatura em Letras Português / Inglês 1 0 1.349,40
64 *Professor EMEF Aluisio Magalhães e União do Alto Alegre 40h Licenciatura em Matemática 1 0 1.349,40
65 *Professor EMEF Aluisio Magalhães e União do Alto Alegre 20h Licenciatura em História 1 0 674,70
*Os cargos com * (asterisco), a prefeitura fará o transporte dos profissionais para as escolas.
Secretaria Municipal de Saúde
66 Cozinheira 40h Ensino Elementar (Alfabetizada) 1 1 465,00
67 Vigia 40h Ensino Elementar (Alfabetizado) 1 1 465,00
68 Zeladora 40h Ensino Elementar (Alfabetizada) 1 1 465,00
69 Agente Sanitário 40h Ensino Médio 1 0 620,00
70 Ag. Com. de Saúde La C 80 do TB 0 ao Rio Candeias 40h Ensino Fundamental 1 0 581,00
71 Ag. Com. de Saúde La C 90 do TB 30 ao TB 40 40h Ensino Fundamental 1 0 581,00
72 Ag. Com. de Saúde La C 100 do TB 20 ao TB 10 40h Ensino Fundamental 1 0 581,00
73 Ag. Com. de Saúde La C 105 do TB 20 ao TB 10 40h Ensino Fundamental 1 0 581,00
74 Agente Comunitário de Saúde Zona Urbana 40h Ensino Fundamental 1 0 581,00
75 Auxiliar de Higiene Dental 40h Ensino Fundamental 1 0 465,00
76 Agente Administrativo 40h Ensino Médio 1 1 465,00
77 Agente de Saúde 40h Ensino Fundamental 1 1 465,00
78 Fiscal Sanitário 40h Ensino Médio 1 0 620,00
79 Microscopista La. C 100 TB 10 40h Ensino Fundamental 1 0 700,00
80 Microscopista La C 105 TB 0 40h Ensino Fundamental 1 0 700,00
81 Microscopista Vila Nova 40h Ensino Fundamental 1 0 700,00
82 Agente de Serviço de Saúde 40h Ensino Médio 2 2 520,00
83 Técnico em Enfermagem 40h Ensino Médio com reg. COREN 1 0 700,00
84 Técnico em Enfermagem - PSF 40h Ensino Médio com reg. COREN 2 1 700,00
85 Técnico em Laboratório 40h Ensino Médio com reg. CRF 1 0 700,00
86 Auxiliar de Enfermagem 30h Ensino Médio com reg. COREN 1 0 650,00
87 Médico Clínico Geral - Unidade Mista de Saúde 20h Superior em Medicina 1 1 2.150,00
88 Médico Clínico Geral - PSF 40h Superior em Medicina 3 0 4.300,00
89 Médico Clínica Geral - Unidade Mista de Saúde 40h Superior em Medicina 1 0 4.300,00
90 Fisioterapeuta 20h Superior em Fisioterapia 1 0 1.500,00
91 Técnico em Raio X 40H Nível Médio 0 1 701,80
92 Odontologo 20H Superior em Odontologia 1 0 1.815,00
93 Bioquímico/Farmacêutico 40H Superior em Bioquímica/Farmácia 0 1 1.815,00
94 Motorista de Ambulância - Plantonista 40H Ensino Fundamental CNH categoria C 0 2 600,00
95 Enfermeiro PSF 40h Superior em Enfermagem 1 0 1.815,00
96 Enfermeiro Unida Mista de Saúde 40h Superior em Enfermagem 1 1 1.815,00

EDITAL N°. 01/2009 - ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Agente Administrativo: a) Conhecimentos especializados; b) Redação própria; c) ótima datilografia; d) Noções de legislação referente aos serviços do Município; e) Matemática básica; f) Elaborar e participar de elaboração de relatórios; g) Calcular impostos e taxas; h) Redigir minutas de pareceres, ofícios, telegramas, memorandos, despachos e informações; i) Preencher fichas e formulários; j) Anotar dados; l) Executar serviços de datilografia; m) Executar outras tarefas correlatas.

Agente de Serviço de Saúde: a) Atendimento com qualidade e atenção aos pacientes; b) Preencher guias e prontuários; c) Organizar fichas de pacientes com responsabilidade e atenção; d) Boa Digitação de documentos; e) Abertura de Ficha em Sistema Próprio para Cadastro de pacientes e procedimentos; f) Realização de exames do paciente, dentro de normas pré-estabelecidas; g) Encaminhamento do paciente para setor de coleta; h) Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; i) Executar tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

Agente Sanitário: a)Fiscalizar o correto funcionamento e higiene de matadouros, abatedouros, granjas, pocilgas e outros criadouros de animais no município, exigindo o cumprimento da legislação vigente; Efetuar inspeções periódicas em mercados, padarias, mercearias, lanchonetes, restaurantes, açougues e outros estabelecimentos que comercializem ou produzam alimentos perecíveis; Fiscalizar e providenciar a remoção de animais mortos ou abandonados nas vias públicas; d)Coletar amostras para análise laboratorial;Fiscalizar indústrias que causam poluição ambiental; e)Fiscalizar a destinação dada a resíduos de medicamentos, seringas, agulhas, material de assepsia ou cirúrgico e outros dejetos, de origem farmacêutica, odontológica ou hospitalar; f)Executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos relacionados com as atividades meio e fim do órgão de lotação, nas áreas de manutenção e instalação, respeitados os regulamentos do serviço; Executar tarefas correlatas a critério do Superior imediato.

Agente de Saúde: a) Executa, previne e complementa o tratamento de saúde, efetuando os devidos acompanhamentos de acordo com os programas estabelecidos, com o objetivo de difundir noções gerais sobre saúde; b) Realiza levantamentos de problemas de saúde junto à comunidade, através de visitas domiciliares e, quando necessário, encaminha os pacientes à unidade de saúde; c) Coordena e participar de campanhas educativa sobre raiva, febre amarela, cólera, combate a parasitas e insetos, distribuindo formulários informativos e orientado a comunidade nos procedimentos necessário ao controle de saúde; d) Ministra cursos e palestras sobre noções de higiene e primeiros socorros, para motivar o desenvolvimento de atitudes e hábitos sadios da população; e) Presta primeiros socorros, fazendo curativos simples, controlando pressão arterial, para propiciar alívio ao doente e facilitar a cicatrização de ferimentos; g) Controle de vetores; h) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato;

Agente Comunitário de Saúde: a) Executar as ações de Saúde preventiva, de acordo com o Programa de Sistema Único de Saúde Pública. Percorrer a linha ou o trajeto designado pela chefia, visitando as residências do lugar, aplicando as técnicas e providências determinadas pelo plano e objetivos do plano do Sistema de Saúde. Elaborar nos períodos pré-determinados os relatórios de suas atividades e outras atividades descritas na Lei Federal n°. 11.350 de 05 de outubro de 2006.

Agente Educacional/Técnico em Processamento de Dados: Compreende a categoria educacional com atribuições de executar serviços auxiliares de administração, digitação, processamento de dados, programação, fazer controle orçamentário e contábil.

Agente de Gestão Escolar/Auxiliar Administrativo: Compreende a categoria funcional com as atribuições de executar serviços auxiliares de administração, registros escolares, nas áreas de secretariado escolar, administração, digitação, arquivo, protocolo, classificação e expedição de correspondência, executar tarefas internas e externas de correspondência, digitação, telex, atender telefone, recepcionar ao público, controlar entrada e saída de materiais de consumo, exercendo função educativa junto à comunidade escolar;

Agente de Serviço Escolar/Cozinheira, Agente de Serviço Escolar/Zeladora e Agente de Serviço Escolar/Vigia: Compreende a categoria funcional com as atribuições de executar as atividades de manutenção, limpeza, vigilância, armazenamento, conservação, preparação e distribuição da alimentação escolar;

Almoxarife: a) Organiza e/ou executa serviços de almoxarifado como: recebimento, registro, guarda, fornecimento e inventário de materiais, observando as normas e dando orientação sobre o desenvolvimento desses trabalhos, para manter o estoque em condições de atender às unidades administrativas; b) Verifica a posição do estoque, examinando periodicamente o volume de materiais e calculando as necessidades futuras, para preparar pedidos de reposição; c) Controla o recebimento do material comprado e produzido, confrontando as notas de pedidos e as especificações com o material entregue, para assegurar sua perfeita correspondência aos dados anotados; d) Organiza e realizar o armazenamento de materiais e produtos, identificando-os e determinando sua acomodação de forma adequada para garantir estocagem racional e ordenada; e) Zela pela conservação do material estocado, providenciando as condições necessárias para evitar deterioramento e perda; g) Registra os materiais guardados nos depósitos e as atividades realizadas, lançando os dados em sistemas ou livros, fichas, mapas apropriados para facilitar consultas e elaboração de inventários; h) Verifica periodicamente os registros e outros dados pertinentes, obtendo informações exatas sobre a situação real do almoxarifado, para a realização de inventários e balanços; i) Elabora periodicamente inventários, balanços e outros documentos para prestações de contas e os encaminhar para seu superior e para a área financeira; j) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Assistente Social: a) Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área do serviço social, nos diferentes setores da comunidade, visando contribuir para a solução de problemas sociais; b) Orientar indivíduos, grupos e a população para análise e solução de problemas sociais, utilizando instrumentos técnicos adequados as diversas abordagens; c) Executar outras tarefas pertinentes a função.

Auxiliar de Enfermagem: a) Atividades envolvendo a execução de serviços auxiliares de enfermagem;b) Auxiliar sobre supervisão, o médico, o cirurgião dentista ou o enfermeiro, no atendimento as pacientes nas unidades hospitalares de saúde publica, verificando a temperatura, pressão, levantamento, etc. c) Preparar e aplicar vacinas e injeções, observando as dosagens indicadas; d) Orientar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde; e) Acompanhar com unidades hospitalares, as condições de saúde dos pacientes, exames medindo pressão e temperatura, controlando o pulso, respiração, troca de soro e ministrando medicamentos, segundo prescrição do medico; f) Executar outras tarefas correlatas;

Auxiliar de Serviços Gerais: a)Auxilia nos serviços de armazenagem de materiais leves e pesados, tais como cal, cimento, areia, tijolos e outros, acondicionado-os em prateleiras ou pátios dos almoxarifados, para assegurar o estoque dos mesmos; b) Auxilia nos serviços de jardinagem, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando árvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral; c) Efetua limpeza e conservação de áreas verdes, praças, terrenos, baldios, ruas e outros logradouros públicos, carpindo, limpando, lavando, varrendo, transportando entulhos, visando melhorar o aspecto do município; d) Auxilia o motorista nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias, valendo-se de esforços físicos e/ou outros recursos, visando contribuir para execução dos trabalhos; e) Auxilia nas instalações e manutenções elétricas, fornecendo materiais necessários e utilizando ferramentas manuais, para estruturar a parte geral das instalações; f) Auxilia na preparação de rua para a execução de serviços de pavimentação, compactando o solo, esparramando terra, pedra, para manter a conservação dos trechos desgastados ou na abertura de novas vias; g) Apreende animais soltos em vias públicas tais como cavalo, vaca, cachorros, cabritos, etc., laçando-os e conduzindo-os ao local apropriado, para evitar acidentes e garantir a saúde da população; h) Auxilia no assentamento de tubos de concreto, transportando-os e/ou segurando-os para garantir a correta instalação; i) Zela pela conservação das ferramentas, utensílios e equipamentos de trabalho, recolhendo-os e armazenando-os nos locais adequados; j) Efetua limpeza e conservação nos cemitérios e nos jazidos, bem como auxilia na preparação de sepulturas, abrindo e fechando covas, para permitir os sepultamentos; l) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: a) Executa, sob supervisão, serviços de atendimento às crianças em suas necessidades diárias, cuidando da alimentação, higiene e recreação; b) Auxilia as atividades recreativas e esportivas das crianças, incentivando as brincadeiras em grupo, jogos de futebol, a prática de capoeira, pular corda e outras modalidades esportivas, para estimular o desenvolvimento físico e mental das mesmas; c) Orienta as crianças quanto às condições de higiene, auxiliando-as nas refeições, orientando sobre comportamento e assegurar o seu bem-estar e saúde; d) Auxilia em atividades, como pintura em tecidos e similares e artesanatos em geral; e) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Auxiliar de Higiene Dental: a) Auxilia o odontólogo nas rotinas do consultório, acompanhando suas atividades; b) Auxilia o odontologo, colocando os instrumentos a sua disposição para efetuar tratamentos em geral; c) Orienta na aplicação de flúor, para a prevenção de carie, bem como demonstra as técnicas de escovação para crianças e adultos, colaborando no desenvolvimento de programas educativos; d) Auxilia para que as documentações dos pacientes fiquem em ordem no arquivo para serem localizadas com facilidade; e) Auxiliar na limpeza e desinfecção do ambiente de trabalho e dos materiais manuseados pelo odontologo; f) executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato;

Bioquímico/Farmacêutico: a) Permanecer no laboratório de análise da Unidade Mista de Saúde, no horário pré determinado elaborando e assinando os exames laboratoriais, que for solicitado pelo corpo clínico da Unidade Mista de Saúde ou de Médicos particulares, mediante expressa autorização do secretário Municipal de Saúde; b) Manter em rigorosa ordem os papeis, requisições, encaminhamentos e cópias dos resultados dos exames elaborados; c)Fiscaliza farmácias, drogarias, industrias químico-farmaceuticas, quanto ao aspecto sanitário, fazendo visitas periódicas e autuando os infratores, se necessário, para orientar seus responsáveis no cumprimento da legislação vigente; d) Assessora autoridades superiores, preparando informes e documentos sobre legislação e assistência farmacêutica, a fim de fornecer subsídios para elaboração de ordens de serviços, portarias, pareceres e manifestos; e) Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Cozinheira: a) Possuir condições e práticas que capacita para a função; b) Realizar serviços relacionados com cozinha e copa; c) Manter a higiene no ambiente de trabalho; d) Executar o serviço de limpeza e conservação; e) Executar outras tarefas compatíveis com o cargo.

Engenheiro Agrônomo: a) Elabora, desenvolve e supervisiona projetos referentes a processos produtivos agropastoris e agroindustriais, no sentido de possibilitar maior rendimento e qualidade da produção, garantir a produção dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais; b) Elabora métodos e técnicas de cultivo de acordo com os tipos de solos e clima, efetuando estudos, experiências e analisando os resultados obtidos, para melhorar a germinação de sementes, o crescimento de plantas e o rendimento das colheitas; c) Estuda os efeitos da rotatividade, drenagem, irrigação e adubagem, realizando experiências e analisando os seus resultados nas fases de semeadura, cultivo e colheita para determinar as técnicas de tratamento do solo; d) Elabora e desenvolve métodos de combate as ervas daninhas, enfermidades da lavoura e praga de insetos, baseando-se em experiências e pesquisas, para preservar a vida das plantas; e) Orienta agricultores e outros trabalhadores agrícolas sobre sistemas e técnicas de exploração agrícola, formas de organização, condições de comercialização para aumentar a produção e garantir o seu comercio; f) Coordena atividades de formação de viveiros de mudas, controle de plantio e replantio, substituindo arvores, quando necessário, para promover o desenvolvimento da arborização das vias públicas e manutenção de parques, jardins e áreas verdes; g) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Enfermeiro: a) Planejar, organizar, supervisionar, e executar serviços de enfermagem; b) Participar da Elaboração, análise e avaliação de programas e projetos de saúde; c) Desenvolver atividades de recursos humanos e educação em saúde, segundo diretrizes que norteiam a política em saúde; d) Fazer prescrição e executar plano de assistência e cuidados de enfermagem; e) Colaborar na investigação epidemiológica e sanitária; f) Executar outras tarefas correlatas.

Fiscal Sanitário: a) Efetuar a fiscalização prevista no Código de Vigilância Sanitária do Município, respeitados os regulamentos do serviço; b) fiscalizar habitações e estabelecimentos comerciais e de serviços, excetuando-se os estabelecimentos comerciais e de serviços sob a responsabilidade de profissionais cuja a escolaridade seja a superior completa na área da saúde; c) fiscalizar piscinas de uso coletivo restrito, tais como: as de clubes, condomínios, escolas associações, hotéis, motéis e congêneres; d) fiscalizar as condições sanitárias das instalações prediais de águas e esgotos; e) fiscalizar quanto à regularização das condições sanitárias das ligações de água e esgoto à rede pública; f) fiscalizar estabelecimentos de serviços, tais como: barbearias, salões de beleza, casas de banho, estabelecimentos esportivos de ginástica, cultura física, natação e congêneres, asilos, creches e similares; g) fiscalizar estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis e congêneres, clubes recreativos e similares; h) lavanderias e similares, agências funerárias, velórios, necrotérios, cemitérios e crematórios, no tocante às questões higiênico-sanitárias; i) fiscalizar estabelecimentos que comercializem e distribuam gêneros alimentícios, bebidas e águas minerais; j) fiscalizar estabelecimentos que fabriquem e/ou manipulem gêneros alimentícios e envasem bebidas e águas minerais; k) encaminhar para análise laboratorial alimentos e outros produtos para fins de controle; l) apreender alimentos, mercadorias e outros produtos que estejam em desacordo com a legislação sanitária vigente; m) efetuar interdição de produtos, embalagens e equipamentos em desacordo com a legislação sanitária vigente; n) efetuar interdição parcial ou total do estabelecimento fiscalizado; o) expedir autos de intimação, de interdição, de apreensão, de coleta de amostras e de infração e aplicar diretamente as penalidades que lhe forem delegadas por legislação específica; p) executar e/ou participar de ações de Vigilância Sanitária em articulação direta com as de Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, incluindo as relativas à Saúde do Trabalhador, Controle de Zoonoses e ao Meio Ambiente; q) fazer cumprir a legislação sanitária federal, estadual e municipal em vigor; r) exercer o poder de polícia do Município na área de saúde pública; s) elaborar réplica fiscal em processos oriundos de atos em decorrência do poder de polícia sanitária do Município; t) relatar ou proferir voto nos processos relativos aos créditos do Município, enquanto membros de Juntas de Julgamentos e de Recursos Fiscais Sanitários; u) executar outras atividades correlatas à área fiscal, a critério da chefia imediata;

Fiscal de Obras: a) Percorrer diariamente as ruas e logradouros públicos da zona urbana verificando os inícios de novas obras ou reformas de casas comerciais ou residenciais, muros, tapumes e passeios, solicitando apresentação de licença e comprovante de pagamento da taxa municipal, examinado e verificando se as novas obras, reformas ou acréscimos obedecem aos projetos aprovados e as normas de recuos e afastamento e distância dos limites e de outros prédios e as disposições dos códigos de obras e postura municipais; b) Orientar os munícipes a regularizar as obras e reformas junto á Prefeitura, concedendo os prazos e atuando, multando ou ainda embargando os serviços irregulares; c) Preencher os formulários próprios e legais e elaborar os relatórios de suas atividades.

Fiscal de Tributos: a) Conhecimento gerais do código de postura e legislação do Município; b) Efetuar no setor em que é responsável, notificações, intimações e quaisquer outras diligências solicitadas pelos órgãos da Prefeitura; c) Laudas autos de infração por contravenção às posturas Municipais; d) Exercer fiscalizações do comércio, verificando a regularidade do licenciamentos; e) Apreender por infração das Leis e regulamentos mercadorias, animais, objetos expostos, negociados ou abandonados nas ruas e logradouros públicos; f) Fiscalizar as linhas de transporte coletivos; g) Efetuar vistorias de prédios; h) Executar outras tarefas correlatas.

Fisioterapeuta: a) Trata meningites, encefalites, doenças reumáticas, paralisias, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia e demais técnicas especiais de reeducação muscular, para obter o máximo de recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados; b) Avalia e reavalia o estado de saúde de doentes e acidentados, realizando testes musculares, funcionais, de amplitude articular, de verificação de cinética e movimentação, de pesquisa de reflexos, provas de esforço, de sobrecarga e de atividades, para identificar o nível de capacidade funcional dos órgãos afetados; c) Planeja e executa tratamentos de afecções reumáticas, osteoartroses, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais, poliomielite, meningite, encefalite, de traumatismos raquimedulares, de paralisias cerebrais, motoras, neurógenas e de nervos periféricos, miopatias e outros, utilizando-se de meios físicos especiais como cinesioterapia e hidroterapia, para reduzir no mínimo as conseqüências dessas doenças; d) Atende amputados, preparando o coto e fazendo treinamento com prótese, para possibilitar sua movimentação ativa e independente; e) Ensina exercícios corretivos de coluna, defeitos dos pés, afecções dos aparelhos respiratório e cardiovascular, orientando o treinando o paciente em exercícios ginásticos especiais, para promover correções de desvios de postura e estimular a expansão respiratória e a circulação sangüínea; f) faz relaxamento, exercícios e jogos com pacientes portadores de problemas psíquicos, treinando-os de forma sistemática, para promover a descarga ou liberação da agressividade e estimular a sociabilidade; g) Supervisiona e avalia atividades do pessoal auxiliar de fisioterapia, orientando-os na execução de tarefas, para possibilitar a execução correta de exercícios físicos e a manipulação de aparelhos mais simples; h) Assessora autoridades superiores em assuntos de fisioterapia, preparando informes, documentos e pareceres, para avaliação da política de saúde; i) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Gari: a) realizar atividades de limpeza das ruas, praças, parques e canteiros, varrendo e coletando lixo utilizando tipos diferentes de vassouras, em função de deixá-los limpos e transitáveis; b)reunir ou amontoar a poeira, fragmentos e detritos, usando ancinho ou outros equipamentos para recolhê-los; c)proceder ao recolhimento dos montes de lixo, despejando-os em latões, cestos e outros recipientes destinados a este fim; transportar o lixo das residências e/ou instituições públicas e privadas até o local destinado ao despejo; d)realizar atividades similares e que tenham o mesmo nível de dificuldade, enfim praticar outros atos para o bom e fiel cumprimento das atribuições do cargo; e)executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato.

Médico Clínico Geral: a) Supervisionar, organizar, orientar unidades de serviços médicos e assistentes; b) Realizar atividades hospitalares, visando a proteção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva; c) Colaborar com investigação epidemiológicas; d) Realizar consultas médicas: exames físico e outros complementos; e) Assessorar autoridades de nível superior, em assuntos de sua competência; f) Executar outras tarefas correlatas; g) Realizar pequenas cirurgias; h) Realizar partos normais; i)Colaborar com o controle de epidemias; j) Assinar documentos correlatos com convênios; l) responder internamente e externamente pelo bom zelo e caráter moral da saúde municipal;m) colaborar com atendimento externo em caso de emergência; n) Realizar laudos sobre os convênios AIH"S, SAI/SUS e outros.

Microscopista: a) Realizar Coloração de Lâminas; b) Realizar exames Diagnostico de Malária (Pesquisa de Plasmódio); c) Ser responsável pelo laboratório; d) Fazer o tratamento dos casos positivos de Pesquisa de Plasmódio; e) Fazer o Fechamento Semanal dos exames realizados; f) Executar outras tarefas correlatas.

Monitor Infantil - Cuidar de crianças na idade entre O a 3 anos e onze meses; responsabilizar-se pela administração e segurança do patrimônio dos órgãos onde for lotado; cuidar da higiene e da saúde das crianças; e executar outras tarefas correlatas.

Motorista de Ambulância - Plantonista: a) Possuir carteira de habilitação adequada à categoria; b) Dirigir veículos leves para transporte de pessoas e/ou pacientes; c) Realizar viagens para outras localidades, segundo ordem superior e atendendo necessidades dos serviços de acordo com o cronograma estabelecido; d) Verificar diariamente o estado do veículo, vistoriando bateria, radiador, combustível e outros itens de manutenção, para certificar-se de suas condições de funcionamento; e) Zelar pela guarda, conservação e limpeza do veículo para que seja mantido em condições regulares de funcionamento; f)Ter conhecimentos de primeiros socorros; g) Executar outras tarefas correlatas.

Motorista de Veículos Leves: Dirigir veículos leves para transporte de pessoas ou materiais; b) Realizar viagens para outras localidades, segundo ordem superiores e atendendo necessidades dos serviços de acordo com o cronograma estabelecido; c) Verificar diariamente o estado do veículo, vistoriando bateria, radiador, combustível e outros itens de manutenção, para certificar-se de suas condições de funcionamento; d) Zelar pela guarda, conservação e limpeza do veículo para que seja mantido em condições regulares de funcionamento; e) Executar outras tarefas correlatas.

Motorista de Veículos Pesados: a) Dirigir veículos pesados (Caminhões e outros correlatos), para o transporte de pessoas ou materiais; b) Realizar viagens para outras localidades, segundo ordens superiores e atendendo as necessidades dos serviços de acordo com o cronograma estabelecido; c) Verificar diariamente o estado de veículo vistoriando pneus, direção freios, níveis de água e óleo, bateria radiador combustíveis outros itens de manutenção para certificar-se de funcionamento; d) Zelar pela guarda, conservação e limpeza do veículo para certificar-se de suas condições de funcionamento; e) Recolher o veículo á garagem ao termino da jornada de trabalho; f) Portar documentação pessoal e do veículo que dirige; g) Executar outras tarefas correlatas;

Odontologo: a) Diagnosticar e tratar infecções da boca, dentes e região maxiofacial utilizando processo clínico ou cirúrgico, para promover e recuperar a saúde bocal em geral; b) Efetuar restauração, extração, limpeza dentária, aplicação de flúor, pulpectomia e demais procedimento necessários ao tratamento, devolvendo ao dente sua vitalidade, função e estética; c) Atender pacientes de urgência Odontologia, prescrevendo medicamentos de acordo com as necessidades e tipos de problemas detectados; d) Planejar, elaborar e implantar projetos de saúde bucal, acompanhando sua execução; e) Executar outras tarefas correlatas.

Psicólogo: a) Desenvolver trabalho com professores, alunos visando superior entraves institucionais; b) Identificar problemas Psicosociais, que possam bloquear o ensino de aprendizagem; c) Elaborar, executar procedimentos destinados ao conhecimentos em relação de Professores e Alunos; d) Planejar, participar de pesquisas, desenvolvendo programas de orientação profissional; e) Verificar o desempenho Escolar, aplicando testes, diagnosticando as necessidades dentro do sistema educacional; f) Realizar processos de seleção de pessoal para equipe escolar; g) Avaliar a prontidão profissional de professores e outros membros da escola, encaminhamento após diagnostico e facilitando do processo ensino aprendizagem entre o professor e o aluno; h) Avaliar a relação entre professor e aluno; i) Orientação psicológica, realizando orientação psicológica.

Professor: É o titular de cargo da Carreira dos Trabalhadores em Educação Municipal, com funções de magistério;

Telefonista:a) Opera equipamento telefônico, acionando teclas e outros dispositivos, para estabelecer comunicações internas, locais ou interurbanas; b) Atende e efetua ligações internas e externas, operando equipamentos telefônicos, consultando listas e/ou agendas, visando à comunicação entre usuários e o destinatário; c) Registra ligações efetuadas, anotando em formulários apropriados, o nome do solicitante, localidade e tempo de duração, para possibilitar o controle de custos; d) Zela pelo equipamento telefônico, comunicando defeitos e solicitando seu conserto e manutenção, para assegurar o perfeito funcionamento; e) Mantém atualizada e sob sua guarda as listas telefônicas internas, externas e de outras localidades, para facilitar consultas; f) Atender as ligações telefônicas com disposição e educação, anotando todos os recados; g) Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Técnico em Desenvolvimento Escolar/Fonoaudiólogo: Compreende a categoria funcional com as atribuições de executar serviços de elaboração de cardápios, planilhas de alimentação escolar, nutrição, fonoaudióloga, psicologia educacional e demais atividades complementares e afins correspondentes à profissão regulamentada por lei;

Técnico em Agropecuária:Transmitir as orientações e tecnologia ao agricultor e pecuarista, quanto a castração, descornia, vacinação e alimentação de volumosos: ficar a disposição das associações de pequenos produtores rurais, manter em ordem o cadastro do plantel bovino do município para garantir o ciclo das vacinações, orientar e elaborar pequenos projetos para aplicação na zona rural com relação à piscicultura, apicultura, suinocultura e outros de interesse do município e da população rural, orientar e acompanhar o agricultor e o produtor rural na correta aplicação de venenos, inseticidas, herbicidas, fungicidas e adubos químicos: prestar orientação e acompanhamento na fabricação de adubos orgânicos: manter atualizado o cadastro dos produtores rurais, com a definição da atividade principal de cada um; executar outras atividades correlatas

Técnico em Enfermagem: a) Atividade envolvendo a execução de serviços auxiliares de enfermagem; b) Auxiliar sobre supervisão, o médico, o cirurgião dentista ou o enfermeiro, no atendimento as pacientes na unidades hospitalares de saúde pública, verificando a temperatura, pressão, levantamento, etc. c) Preparar e aplicar vacinas e injeções, observando as dosagens indicadas; d) Orientar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde; e) Acompanhar com unidades hospitalares, as condições de saúde dos pacientes, exames medindo pressão e temperatura, controlando o pulso, respiração, troca de soro e misturando medicamentos, segundo prescrição do médico; f) Executar outras tarefas correlatas; g) Assumir as responsabilidade de Técnica em enfermagem, na ausência do Enfermeiro.

Técnico em Raio X: a) Estar no seu local de serviço nos horários definidos pelo superior hierárquico, executar os exames radiológicos mediante requisição e encaminhamento médico encerrando e lacrando os resultados para conhecimentos somente do médico solicitante; b) Manter o seu local de trabalho o equipamento ou material e instrumental em perfeita condição de higiene e segurança; c) Prever com antecedência o material de consumo necessário para que os pacientes não sejam prejudicados em tempo de espera; d) Manter o fichário de atendimento em rigorosa ordem, do qual fará relatório mensal e encaminhará ao Secretário Municipal de Saúde

Técnico em Laboratório: a) Efetuar os trabalhos de manejo do material fornecido pelos pacientes e do material químico e reagentes, dentro das técnicas e orientações do biomédico, manter e cuidar do equipamento e utensílios do laboratório.

Técnico em Processamento de Dados: a) Operar e manter em perfeito funcionamento computadores, bem como os demais periféricos; b) Conhecimentos especializados: c) Domínio das linguagens de computador; d) Pleno conhecimento das memórias e programas de computador; e) Domínio das técnicas de digitação; f) Conhecimento a respeito de instalações física de equipamentos de computação; g) Conhecimento do ambiente Windows, MS DOS, Planilha Eletrônica, Edição de Texto; h) Periféricos, software, hardware; i) Bons conhecimentos de português e técnicas de redação; j) Domínio de matemática; l) Conhecimento de contabilidade e orçamento público; m) Conhecimento dos sistemas de organizações Municipal; n) Noção de legislação tributária; o) Manipular dados, para processar cálculos e listas, mapas, tabelas, quadros; p) Digitar dados para cálculos, para processar listas, preencher fichas, formulários; q) Encaminhar processos ás unidades competentes; r) Processar dados relativos a tributos Municipais e cadastros imobiliários; s) Executar, quando solicitado, trabalhos relativos a programas de treinamento dentro da área de computação; t) Processar créditos, fazer cálculos relativos a contas correntes e fichas financeiras; u) Auxiliar no levantamento de dados para elaboração de proposta orçamentária; v) Processar e emitir empenho de compras de materiais, pagamentos de prestação de serviços, contratos, convênios, etc.; x) Participar na organização de cadastro de fornecedores e da confecção e atualização do catálogo de materiais; z) Efetuar cópias de segurança dos arquivos de dados da Prefeitura; m) Operacionalizar sistema de contabilidade Pública;

Topógrafo: a) Efetuar levantamento de superfície e do subsolo da terra, de sua topografia natural e das obras existentes, determinando o perfil, a localização, dimensões exatas e a configuração dos terrenos, campos, e estradas, com a finalidade de fornecer dados básicos necessários ao trabalho de construções e outros projetos; b) Analisar mapas, plantas , títulos de propriedades, registro e especificações; c) Efetuar nivelamento geométricos;

d) Determinar e implantar marcos básicos, anotando cotas e coordenadoras, de acordo com o projeto de construção; e) Elaborar "Croquis" de nivelamento e perfis estabelecidos; f) Executar outras tarefas correlatas.

Vigia: Atividade relacionada com a vigilância das repartições especificas; b) Fazer ronda de inspeção em intervalos fixados, dotados de providências pendentes e evitar roubos, incêndios e danificações no edifícios e materiais sob sua guarda; c) Verificar as autorizações para o ingresso nos locais e vedar a entrada de pessoas não autorizadas; d) Investigar quaisquer condições que tenha observado; e) Verificar as portas e janelas para que sejam devidamente fechadas; f) Zelar pela ordem e segurança da área sob sua guarda; g) Executar outras tarefas correlatas.

Zeladora:a) Manter a higiene possibilitando o ambiente propicio ao trabalho; b) Atividades rotineiras de nível médio, envolvendo a execução de trabalho gerais de serviços de limpezas e conservação de prédio; c) Executar os serviços de limpezas e conservação do prédio.

EDITAL N°. 001/2009 - ANEXO III
CONTEÚDO DAS PROVAS

Atualidades para todos os cargos: conhecimentos de assuntos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais, segurança pública e esportes;

Português para os cargos de nível elementar: ortografia; acentuação gráfica; separação silábica; sinônimos e antônimos; plural e singular; aumentativo e diminutivo; pontuação; maiúsculas e minúsculas; adjetivo e verbo;

Português para os cargos de nível fundamental: Compreensão e interpretação de textos; classes de palavras; ortografia e acentuação gráfica; separação e classificação silábica; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; adjetivo e verbo; plural e singular; sinônimos e antônimos;

Português para os cargos de nível médio e superior: compreensão e interpretação de textos; classe de palavras; ortografia e acentuação gráfica; classificação silábica; análise sintática da oração; concordância verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; uso do "por quê"; emprego dos pronomes de tratamento;

Matemática para os cargos de nível elementar: Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Resolução de problemas envolvendo números naturais; Noções de divisibilidade: divisor e múltiplo de um número natural, MDC e MMC; Números fracionários e decimais: operações e simplificações; Sistema de Medidas; Medidas de comprimento e área.

Matemática para os cargos de nível fundamental: Operações com números naturais, inteiros relativos, racionais, decimais e reais; Múltiplos e divisores; MDC e MMC; Equações de 1° e 2° graus; Sistema de equações, produtos notáveis, fatoração, simplificação; Cálculo de funções de 1° e 2° graus; Regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples.

Matemática para os cargos de nível médio: Operações com números reais; Seqüência, PA, PG, matriz, determinante de matriz, análise combinatória, arranjo, permutação e combinação simples; Equações polinomiais; Matemática financeira: porcentagens e juros simples; Geometria Analítica e espacial; Equações de 2° grau; Sistema de equações, produtos notáveis, fatoração, simplificação; Cálculo de funções de 1° e 2° graus; Regra de três simples e composta;

Específica para o Cargo de Agente Administrativo, Telefonista, Almoxarife, Agente Educ. Técnico em Processamento de Dados, Atendente de Serviço de Saúde e Agente de Gestão Escolar / Auxiliar Administrativo: Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Windows; Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios); Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios; Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e impressão; internet.

Específica para os Cargos de Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário e Agente Sanitário: Código de Posturas do Município de Alto Paraíso.

Específica para o Cargo de Fiscal de Tributos: Código tributário municipal.

Específica para o Cargo de Técnico Agropecuária: Principais atividades de exploração agropecuária em Rondônia; Principais hortaliças cultivadas e sua importância para saúde humana; Principais culturas anuais (feijão, milho, arroz, mandioca); Principais Culturas Perenes (café, cacau, pimenta-do-reino); Atividade Pecuária (Bovinocultura de corte e leite, suinocultura, avicultura); Solos (definição, origem, horizontes, fertilidade); Utilização e aplicação de Defensivos agrícolas;

Específica para o Cargo de Técnico em Raio X: Radioproteção: Princípios básicos e monitorização pessoal e ambiental. Conhecimentos técnicos sobre operacionalidade de equipamentos em radiologia. Câmara escura - manipulação de filmes, chassis, ecrans reveladores e fixadores, processadora de filmes. Câmara clara - seleção de exames, identificação; exames gerais e especializados em radiologia. Fluxograma técnico - administrativo - registro do paciente, identificação, encaminhamento de laudos, arquivamento. Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

Específica para o Cargo de Professor Magistério: Escola e educação; aprendizagem; tipos de aprendizagem; motivação; tendências pedagógicas; a importância dos objetivos; planejamento; currículo; recursos de ensino; o relacionamento na sala de aula; leitura; escrita; conhecimento sobre a Lei 9394/96 LDB e PCNs.

Específica para o Cargo de Microscopista: Malária: Instrumentos e equipamentos usados nos exames maláricos; Métodos de diagnóstico laboratorial de exames maláricos; Ciclo evolutivo dos Plasmódio; Morfologia e Ultra e estrutura: esporozoítos, criptozoítos, trofoítos sanguíneos, esquizontes, gametócitos, microgametas, macrogametas, zigoto ou oocineto, oocisto; Habitat dos plasmódios; Correlação dos diferentes plasmódios com os diversos tipos de malária; Mecanismo de infecção; Quadro Clínico Habitual: início da doença, o acesso malárico, recaídas; Diagnóstico: laboratorial e clínico; Tratamento e profilaxia.

Específica para o Cargo de Técnico em Enfermagem: Ética profissional; Higiene e Profilaxia; Segurança no Trabalho; Relações humanas no trabalho; Farmacologia; Epidemiologia e estatística aplicada à saúde do trabalhador; Doenças ocupacionais; Enfermagem no trabalho; Atendimento de emergência e primeiros socorros; Psicologia aplicada; Enfermagem neuropsiquiátrica; Enfermagem em Saúde pública; Enfermagem cirúrgica; Enfermagem médica; Nutrição e dietética; Microbiologia e parasitologia; Anatomia e fisiologia humanas.

Específica para o Cargo de Técnico em Laboratório: Noções básicas de segurança no laboratório: Estocagem de reagentes químicos; Riscos de incêndios em solventes inflamáveis; Misturas explosivas; Reagentes perigosos pela toxidade e/ou reatividade. Técnicas básicas de laboratório: lavagem e esterilização de vidraria e de outros materiais; preparação de amostras e de materiais; preparo de soluções; análises potenciométricas e espectofotométricas; Filtração. Sistemas de aquecimento e refrigeração: Secagem de substâncias. Uso e conservação de aparelhagem comum de um laboratório. Medidas de peso e de volume. Montagens típicas de aparelhos para destilação. Eliminação de resíduos químicos.

Específica para o Cargo de Auxiliar de Enfermagem: Fundamentos de enfermagem; Procedimentos para o cuidado de enfermagem. fundamentação científica dos cuidados de enfermagem. Noções gerais de anatomia e fisiologia humanas; Enfermagem em Saúde Pública: Assistência de enfermagem para a prevenção, o controle e a recuperação da saúde nas doenças infectocontagiosas e crõnico-degenerativas. Programa de imunização. Cadeia de frio. Enfermagem Médico-Cirúrgica: Assistência de enfermagem a pacientes portadores de afecção digestiva, cardiovascular, respiratória, renal, endócrina, hematológica, dermatológica, ortopédica, neurológica e psiquiátrica. Assistência de enfermagem a pacientes no pré, trans e pós-operatório. Atuação do auxiliar de enfermagem no centro cirúrgico. Medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de enfermagem a pacientes em situações de urgência e emergência. Enfermagem Materno-Infantil: Assistência de enfermagem à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido normal e de alto risco. Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente. Aspectos Éticos e Legais da Prática Profissional de Enfermagem. Políticas de Saúde: Legislação do Sistema Único de Saúde.

Específica para o Cargo de Engenheiro Agrônomo: Silvicultura e botânica. Pedologia. Administração e extensão rural. Defesa e combate a incêndios florestais. Entomologia e uso de agrotóxico. Cartografia e sistemas de informação geográfica. Implantação, gestão e administração de áreas protegidas. Caracterização dos principais ecossistemas e biomas do Estado de Rondônia. Recuperação de áreas degradadas. Recomposição florestal de áreas de recarga hídrica de matas ciliares. Poluição das águas, do Ar, do Solo, e Subsolo. Hidráulica, Agricultura irrigada e Drenagem. Grandes culturas do Estado de Rondônia. Topografia. Agrometeorologia. Manejo e conservação de solos e água.

Específica para o cargo de Psicólogo: Psicologia do desenvolvimento; Teorias da Personalidade; Psicopatologia; Técnicas Psicoterápicas; Processos Grupais; Fatores emocionais nas diferentes doenças; Psicodiagnóstico; Ética profissional.

Específica para o Cargo de Assistente Social: Serviço Social e interdisciplinaridade; Reforma Psiquiátrica no Brasil Recente; Serviço Social e intervenção na família; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei orgânica da Assistência Social; Ética Profissional; Estatuto do Idoso; Política de seguridade e Previdência social; Atuação em Programa de Prevenção e Tratamento, no uso de álcool, tabaco e outras drogas; Serviço Social e saúde nas famílias de baixa renda;

Específica para o Cargo de Professor Letras Português / Inglês: Conceitos básicos da ciência lingüística: o signo, o significado, o significante; sincronia e diacronia; sintagma e paradigma; sistema, norma e uso; variação lingüística; modalidades falada e escrita; a noção de erro; funções da linguagem; Compreensão e Interpretação dos diversos tipos de texto escrito; domínio da modalidade escrita e da norma culta da Língua Portuguesa; coesão e coerência; Uso, descrição e análise de estruturas da Língua Portuguesa: fonética e fonologia; morfossintaxe; semântica; léxico; ortografia; pontuação; Noções de história da Língua Portuguesa; Noções de estilística; Teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilos de época; Movimentos literários; Literatura Brasileira: a literatura colonial e o Barroco; Arcadismo, Romantismo, Realismo; Naturalismo; e Parnasianismo; Simbolismo e Pré-Modernismo; Modernismo e tendências contemporâneas; Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Inglês: Translation; Reading and comprehension; Articles; Verb tenses: simple present, simple future, simple past, present perfect, past perfect; Nouns and adjectives; Pronouns; Adverbs; Prepositions;

Específica para o Cargo de Professor Pedagogia Séries Iniciais: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Sociedade, Estado e Educação Escolar; Plano de aula-objetivo; Lei 9.394 de 20/12/96 - LDB; Educação Especial; Avaliação; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); APM (Associação dos Pais e Mestres); Escola e educação; aprendizagem; tipos de aprendizagem; motivação; tendências pedagógicas; a importância dos objetivos; planejamento; currículo; recursos de ensino; o relacionamento na sala de aula; leitura; escrita; Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática escolar e articulação comunitária; Temas transversais. Concepção de desenvolvimento e Aprendizagem. Legislação Educacional: FUNDEB;

Específica para o Cargo de Téc. em Des. Escolar / Fonoaudiólogo: Linguagem Oral e Escrita; Fluência; Voz; Sistema Mio-Funcional, Orofacial, Cervical e da deglutição; Audição;

Específica para o Cargo de Professor Educação Física: A educação física no Brasil - sua história; A importância social da Educação física: na escola, no lazer, na formação do indivíduo e na transformação social; desenvolvimento psicomotor; A educação física no desenvolvimento infantil, no ensino fundamental; As relações entre a Educação física e as outras disciplinas; Lúdico, o jogo, criatividade e a cultura popular. O lazer enquanto elemento pedagógico; Avaliação em educação física; Organização e legislação do ensino da educação física; Conhecimento das regras dos esportes em geral e treinamentos esportivos.

Específica para o Cargo de Professor Geografia: Evolução do pensamento geográfico; O ensino da Geografia no ensino fundamental; Conceitos: Espaço, Região e Território; A localização e a representação do espaço geográfico; Mapas: convenções cartográficas e escalas; Os domínios naturais; Os grandes conjuntos climato-botânicos; O quadro geomorfológico da Terra; A ação do homem nos principais domínios naturais: equilíbrio/ desequilíbrio ecológico; As teorias demográficas; O crescimento da população no mundo; Fatores das migrações e a distribuição da população no mundo; A industrialização e os fatores de sua localização; A importância da indústria para a sociedade moderna; A evolução da industrialização; A divisão internacional do trabalho; A construção do espaço urbano e a relação campo/cidade: O meio técnico-científico; A metropolização e a desmetropolização; Os espaços agrários mundiais e suas características; A revolução técnico-científica e suas conseqüências; O processo de globalização/ fragmentação no mundo; A importância das transnacionais no processo de globalização; Os grandes conjuntos regionais; Os blocos econõmicos mundiais; Japão e Tigres Asiáticos; China e suas transformações econômicas; O Oriente Médio seus conflitos e importância geográfica e econõmica; O Leste Europeu e a transição para o capitalismo; A América Latina e o Mercosul; EUA: contradições e dilemas de sua hegemonia; Cuba: perspectivas e desafios da atualidade; África: as diversidades regionais; África: a periferia do mundo; Brasil: quadro geomorfológico brasileiro; Espaço Agrário: forma e organização do espaço agrário brasileiro; Os movimentos migratórios no Brasil; Hierarquia e rede urbana no Brasil; A industrialização brasileira; Problemas ambientais no Brasil.

Específica para o Cargo de Professor Matemática: Conjuntos; Números Naturais e inteiros; MDC e MMC; Números Racionais; Números Reais: representações na reta numérica, representação decimal, potenciação e radiciação, percentagens, regras de três simples e composta; Números complexos; Álgebra, Equações Algébricas, matrizes, Sistemas de Equações Lineares, Polinômios; Combinatória e Probabilidades; Geometria Plana; Funções. Limites; Derivadas;

Específica para o Cargo de Professor História: Pré-história, História antiga, História medieval, História moderna, História contemporânea e História do Brasil.

Específica para o cargo de Médico Clínico Geral: Endocrinologia: diabetes melitus tipo 1 e 2, doenças da tireóide, distúrbios do eixo hipotálamo-hipófise­adrenal; Nefrologia: malformações e infecções do trato urinário, litíase urinária; Cardiologia; hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, endocardite infecciosa, taquiarritmias, bradiarritmias, doença arterial coronariana; Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; Imunologia: doenças reumáticas; Pneumologia: infecções e neoplasias do trato respiratório, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma brônquica; Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; Gastroenterologia: doenças pépticas, neoplasias do trato digestivo, hepatites, etilismo; Cuidados preventivos de Saúde; princípios de Avaliação e Tratamento; Programas de Saúde do Ministério da Saúde; Política de Saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Municipalização da Saúde. NOB 96 e NOAS/2001; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS - Cartilha do Ministério da Saúde.

Específica para o cargo de Fisioterapeuta: Avaliação respiratória e tratamento; Fisioterapia para o paciente em quadro agudo na unidade de terapia intensiva respiratória; Fisioterapia para a criança com disfunção respiratória; Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca e abdominal alta; Classificação das técnicas de tratamento facilitadoras e inibidoras mais utilizadas; Estratégias para avaliação e planejamento do tratamento de problemas músculo-esqueléticos; Treinamento da marcha com dispositivos auxiliares; Introdução ao exercício terapêutico; Princípios para o tratamento de tecido mole, osso e problemas pós-cirúgicos; Fisioterapia nos problemas ortopédicos e traumatológicos; Princípios do exercício aeróbico; Ficar em pé precocemente; Vencendo a limitação dos movimentos, contraturas e deformidades; Avaliação funcional fisioterapêutica. Problemas de ombro ligados à hemiplegia; Fisioterapia no paciente com doença cardíaca e pulmonar; Fisioterapia no doente neurológico; Ética profissional.

Específica para o cargo de Odontólogo: Patologia e diagnóstico oral; Cirurgia Buco Maxilo Facial; Prótese Dentária; Procedimentos Clínico - Integradas; Farmacologia e Terapêutica Aplicada a Odontologia; Radiologia oral e Anestesia; Odontologia social e preventiva; Odontologia legal; Odontopediatria e Ortodontia; Materiais Dentários; Dentística Operatória;

Específica para o cargo de Bioquímico / Farmacêutico: Esterilização e desinfecção. Microbiologia. Parasitologia. Urinálise. Dosagens bioquímicas. Imunologia e Hematologia; Avaliação da função renal; Avaliação da função reprodutora masculina (dosagens hormonais, análise básica de sêmen, provas funcionais de espermatozóides, testes para separação de espermatozóides); Avaliação da função reprodutora feminina (dosagens hormonais e parâmetros de análise do muco cervical, teste de interação muco-sêmen); Diagnóstico laboratorial da uretrites e prostatites.

Específica para o cargo de Enfermeiro: Fundamentos de Enfermagem; Ética Profissional; Enfermagem Médica-Cirúrgica; Enfermagem Materno-Infantil; Enfermagem no Programa de Assistência ao Adulto; Enfermagem de Saúde Pública; Aspectos do trabalho de enfermagem na saúde coletiva; Assistência de Enfermagem ao Paciente Psiquiátrico Ambulatorial; Administração Aplicada à Enfermagem; Epidemiologia; Saneamento Básico;

EDITAL N°. 001/2009 - ANEXO IV

TABELA DE TÍTULOS

NÍVEL SUPERIOR

Condição para apresentar os títulos: Os candidatos a cargos de nível superior que tiverem títulos e apresentá-los, deverão ainda apresentar cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação de original, do diploma da graduação, exigida para o cargo, caso este não seja apresentado juntamente com os títulos, os mesmos não serão levados a julgamento.

Título

Pontos por título

Pontuação máxima

Especialização - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária maior que 360 horas, obtidos após a conclusão do curso. - Lato Sensu

03

6

Mestrado - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária maior que 360 horas, obtidos após a conclusão do curso - Mestrado

12

12

Doutorado - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária maior que 360 horas, obtidos após a conclusão do curso - Doutorado

22

22

Total de pontos que podem ser obtidos nesta prova

40