EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA
ESTADO DE PERNAMBUCO

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2009
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS PÚBLICOS DE DIVERSOS NÍVEIS

O Município Terra Nova, Estado de Pernambuco, em cumprimento ao Art. 37, inciso II da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, e com a Lei Municipal nº. 001/2009, de 13 de fevereiro de 2009, informa que fará realizar, mediante as condições estabelecidas neste Edital, CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E PROVAS E TÍTULOS, do seu quadro nos cargos indicados no “anexo I” deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O concurso será regido por este EDITAL, pelos princípios gerais do Direito que norteiam a Administração Pública e executada pela empresa APROJEPLAM – ASSESSORIA EM PROJETOS, PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL LTDA. Com sede na Rua Cachoeira, 123, Imbiribeira – Recife –PE – CEP – 51200-040, PABX: 081xx 3339.3112, – Page: aprojeplamltda.com.br e E-mail – aprojeplamltda@hotmail.com
1.2. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão nos quadros do Município de Terra Nova aos cargos dispostos no “anexo I” deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos, carga horária e exigências.
1.3. A exigência para a admissão ao cargo deverá ser comprovada no ato da posse.
1.4. Os cargos oferecidos no presente certame serão regidos pelo Regime Estatutário.
1.5. O processo seletivo ocorrerá por meio de aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, devendo quando da admissão o candidato aprovado ser submetido a procedimentos pré-admissionais e de exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório.
2 – DOS TITULOS
2.1. descrição dos títulos:
a) – Cinco pontos (5,0) para servidores, inclusos no Art. 19, Parágrafo 1º das disposições transitórias da Constituição Federal, comprovados no ato de inscrição com declaração original do órgão de recursos humanos da instituição pública onde você trabalha ou trabalhou, e que esteja regulamentado na Lei Orgânica do Município de Terra Nova PE;
b) - Dez pontos (10,0) para Cursos de Capacitação que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovados com certificados oficiais no ato de inscrição em cópias autenticadas;
c) – Quinze pontos (15,0) para Cursos de Especialização que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
d) – Vinte pontos (20,0) para Curso de Mestrado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
e) – Vinte e cinco pontos (25,0) para Curso de Doutorado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
f) – Trinta pontos (30,0) pontos para Curso de Pós-Doutorado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;

2.2 - OBSERVAÇÃO: DOS TÍTULOS:

a) Os Títulos devem ser apresentados no ato de inscrição em cópias autenticadas;
b) Os servidores devem apresentar documento original do órgão de Pessoal a nível Federal, Estadual e Municipal, comprovando que está inserido no Art.19, Parágrafo 1º das disposições transitórias da Constituição Federal, e regulamentado pela a Lei Orgânica Municipal;
c) A nota adquirida com os Títulos, será a soma das notas dividida pelo o número dos títulos, onde obterá a media aritmética dos títulos, que será somada à média das provas objetivas, não podendo essa media final ultrapassar a média 100,00 (cem), que será a média final e a sua classificação.
3 - DO CALENDÁRIO DE EXECUÇÃO
3.1. Cronograma de execução do processo do Concurso Publico:


Período de inscrições

06/04/2009 à 24/04/2009

Confirmação da inscrição até

30/04/2009

Divulgação da relação de inscrito

04/05/2009

Divulgação dos locais de provas com a emissão dos cartões de inscrições no site – www.aprojeplamltda.com.br .

11//05/2009

Data da realização das provas

24/05/2009

Divulgação de gabarito preliminar

25/05/2009

Divulgação de gabarito após-recursos

01/06/2009

Resultado Final - até

24/06/2009

4. DOS CANDIDATOS
4.1. São requisitos indispensáveis aos candidatos quando da admissão:
4.1.1. Estarem quites com o serviço militar, se do sexo masculino.
4.1.2. Terem nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que estejam amparados pelo disposto no art. 12, § 1º da Constituição Federal.
4.1.3. Estarem quites com obrigação eleitoral.
4.1.4. Terem idade mínima de 18 (dezoito) anos.
4.1.5. A emancipação da maioridade em quaisquer dos caso previstos no código civil, não prevalecerá para efeitos de nomeação para esse concurso.
4.1.6. Ser Aprovado e Classificado dentro do numero de vagas estabelecidos neste Edital e outras que venham a surgir no período de validade deste concurso, e outros requisitos que constam no “anexo I” deste Edital.

5. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
5.1. Às pessoas portadoras de deficiências em conformidade com a Lei nº. 7.853/1989 e regulamentada pelo Decreto nº. 3.298/1999 é assegurado o direito da inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.
5.2. Das vagas estabelecidas para esse concurso, 3% (três por cento), para cada cargo ou para o certame, serão reservadas a portadores de deficiência, de acordo com o disposto na Constituição Estadual, arredondando para o número inteiro seguinte, caso fracionário e de acordo com o “anexo I” do EDITAL que já disponibiliza o numero de vagas de cada cargo conforme Legislação Vigente, que são para cada 03(três)  vagas, 01(uma) para deficiente ou percentual já estabelecido acima quando o numero for maior que esse.
5.3. Inexistindo candidatos portadores de deficiência aprovados, as vagas objeto da reserva serão preenchidas pelos demais aprovados, na ordem geral de classificação.
5.4. O candidato deficiente que, para concorrer nessa qualidade, necessitar de apoio instrumental específico decorrente da deficiência física de que é portador, deverá informar essa circunstância, através de requerimento no ato da inscrição, todos devem apresentar atestado médico, original ou em cópia (autenticada), com especificação da deficiência no ato da inscrição do concurso para ser considerado como deficiente.
5.5. O Atestado, acompanhado de cópia do formulário de inscrição, poderá ser entregue através dos Correios em postagem SEDEX ou correspondência com AR, encaminhada para a COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA  MUNICIPAL DE TERRA NOVA –PE, no endereço Praça Cel. Jeremias de Sá, nº.21 – Centro – TERRA NOVA – PE, – CEP 56.190-000, até o dia 24  de abril de 2009, documentos postados depois desta data não serão aceito pela a comissão.
5.6. Os candidatos deverão declarar quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a, e submeter-se, quando comprovado, a exame médico/psicotécnico oficial ou credenciado pela Administração da Câmara Municipal de Terra Nova, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e quanto ao grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

6 – DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão realizadas durante o período de 06  a 24 de abril de 2009, na Página – www.aprojeplamltda.com.br até o encerramento de horário Bancário nacional do dia 24 de abril de 2009.
6.2. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da Administração Municipal.
6.3. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no concurso público para provimento dos cargos, para as quais serão reservadas 3% (três por cento) e em caso de surgimento de outra vaga durante a validade do concurso, então para cada 03(três) nomeações uma vaga será reservada para o deficiente.
6.3.1. Inexistindo candidatos portadores de deficiência aprovados, as vagas objeto da reserva serão preenchidas pelos demais aprovados, na ordem geral de classificação.
6.4. O candidato deficiente que, para concorrer nessa qualidade, necessitar de apoio instrumental específico decorrente da deficiência física de que é portador, deverá informar essa circunstância, através de requerimento no ato da inscrição, todos devem  apresentar atestado médico, original e cópia(autenticada), com especificação da deficiência no ato da inscrição do concurso para ser considerado como deficiente.
6.5. O Atestado, acompanhado de  cópia (autenticada) do formulário de inscrição, poderá ser entregue através dos Correios em postagem SEDEX ou correspondência com AR, encaminhada para a COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO DE TERRA NOVA -PE no endereço Praça Cel. Jeremias de Sá, nº.21 – Centro – TERRA NOVA – PE, – CEP 56.190-000, até o dia 24  de abril de 2009, documentos postados depois desta data não serão aceito pela a comissão.
6.6. PARA SE INSCREVER SERÁ NECERSSÁRIO
6.6.1. Acessar a Página – www.aprojeplamltda.com.br, emitir o EDITAL do Concurso Público do Município de TERRA NOVA ou Salvar em um disco, para ter todas as informações sobre o Concurso e o Cargo que quer se inscrever e depois fazer o Cadastro do Candidato, munido do seu CIC (MF) antigo CPF. Deve proceder na abertura da Página com o lançamento do seu CIC(MF) e criar uma senha, que devera ser anotada, pois será necessária após realizar o cadastro a emitir a ficha de inscrição. Procurar uma AGÊNCIA BANCÁRIA para efetuar o Deposito do Valor da Inscrição para Agência (BB) 2090-7 – Conta Corrente 7.562-0 (PCONCURSO PUBLICO 2009) e retornar, munido do recibo de deposito para a Página – www.aprojeplamltda.com.br, finalizando a inscrição informando o numero da autenticação do deposito Bancário no local próprio da Página (clicar na bandeira vermelha para abrir espaço para digitação do Código de autenticação bancaria), esse Código de ser à autenticação do valor pago, após a liberação do cartão de inscrição que ocorrerá com a confirmação do pagamento, se  emitirá o Certificado de inscrição. Para um novo acesso precisará da senha criada no ato de cadastramento, não esqueça de anotar em lugar seguro.
6.6.2. As taxas de inscrições corresponderão a: R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos do nível superior, R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos do nível médio ou técnico e R$ 30,00 (trinta reais) para os cargos do nível elementar ou fundamental. A Taxa de Inscrição referente ao cargo a que está concorrendo e já vira impresso no formulário de inscrição.
6.6.3 – Procurar uma AGÊNCIA BANCÁRIA para efetuar o Deposito do Valor da Inscrição para Agência (BB) 2090-7 – Conta Corrente 7.562-0 (PCONCURSO PUBLICO 2009), para todos os Cargos os valores já sairão impressos no formulário de inscrição selecionado no site – www.aprojeplamltda.com.br.
6.6.4 candidato só poderá se inscrever para um único cargo e localidade.
7. São condições para investidura no cargo;
7.1. Ser brasileiro, nato ou naturalizado, e estrangeiro na forma da lei;
7.2. Estar quite com as obrigações militares (para concorrentes do sexo masculino);
7.3. Estar quite com as obrigações eleitorais;
7.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
7.5. Ter escolaridade exigida, conforme anexo I;
7.6. Estar registrado nos conselhos profissionais de classe ou no órgão específico do Ministério do Trabalho;
8. DAS PROVAS
8.1 – O concurso para provimento dos cargos de níveis superior, médio ou técnico e fundamental, será duas fases, composta de provas de títulos e objetiva.

9) - 1ª. Fase – prova de títulos;
9.1. DA REALIZAÇÃO DA PROVA DE TITULOS
a) – Cinco pontos (5,0) para servidores, inclusos no Art. 19, Parágrafo 1º das disposições transitórias da Constituição Federal, comprovados no ato de inscrição com declaração original do órgão de recursos humanos da instituição pública onde você trabalha ou trabalhou, e que esteja regulamentado na Lei Orgânica do Município de Terra Nova PE;
b) - Dez pontos (10,0) para Cursos de Capacitação que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovados com certificados oficiais no ato de inscrição em cópias autenticadas;
c) – Quinze pontos (15,0) para Cursos de Especialização que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
d) – Vinte pontos (20,0) para Curso de Mestrado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
e) – Vinte e cinco pontos (25,0) para Curso de Doutorado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;
f) – Trinta pontos (30,0) pontos para Curso de Pós-Doutorado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada;

9.2 - OBSERVAÇÃO: DOS TÍTULOS:
a) Os Títulos devem ser apresentados no ato de inscrição em cópias autenticadas;
b) Os servidores devem apresentar documento original do órgão de Pessoal a nível Federal, Estadual e Municipal, comprovando que está inserido no Art.19, Parágrafo 1º das disposições transitórias da Constituição Federal, e regulamentado pela a Lei Orgânica Municipal;
c) A nota adquirida com os Títulos, será a soma das notas dividida pelo o número dos títulos, onde obterá a media aritmética dos títulos, que será somada à média das provas objetivas, não podendo essa media final ultrapassar a média 100,00 (cem), que será a média final e a sua classificação.

10. - 2ª Fase – Prova objetiva.
10.1. Nível Elementar ou fundamental: Pedreiro, Auxiliar de Pedreiro, Eletricista, Vigilante, Auxiliar de Serviços de Gerais, Atendente Recepcionista, Agente Sanitário, Agente de Endemias, Agente de Epidemiologia, Atendente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, (A prova de Títulos e a prova objetiva, as provas objetivas constarão de 30 (trinta) questões, Sendo – 10 (questões) de Português, 10(questões) de matemática e 10 (questões) Atuais conforme o estabelece o EDITAL e o “anexo II” deste).
10.1.1. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.
10.2. Nível Intermediário ou médio: Agente Administrativo, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista I, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico Agrícola, Fiscal de Tributos, Auxiliar de Contadoria, Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental.  (A prova de Títulos e a prova objetiva, as provas objetivas constarão de 40 (quarenta) questões, Sendo – 10 (dez) questões de Português, 10(questões) de matemática, 10 (questões) Atuais e 10(questões) especificas para os Cargos de Agente Administrativo, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista I, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico Agrícola, Fiscal de Tributos, Auxiliar de Contadoria, e para o Cargo de Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental serão de 40(questões), sendo 20(questões) de Português e 20(questões) especificas, Redação, Plano de Aula  conforme o que estabelece o EDITAL e  o “anexo II” ).
10.2.1. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.
10.3. Nível Superior: Professor de 6ª a 9ª Série Ciências Físicas e Biológicas, Professor de 6ª a 9ª Série Geografia, Professor de 6ª a 9ª série Língua Portuguesa, Professor de 6ª a 9ª Série Língua Inglesa, Professor de 6ª a 9ª série de História, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Médico Plantonista. (A prova de Títulos e a prova objetiva, as provas objetivas constarão de 40 (quarenta) questões, Sendo – 20 (questões) de Português, 20(questões) especificas para os Cargos de Professor de 6ª a 9ª Série Ciências Físicas e Biológicas, Professor de 6ª a 9ª Série Geografia, Professor de 6ª a 9ª série Língua Portuguesa, Professor de 6ª a 9ª Série Língua Inglesa, Professor de 6ª a 9ª série de História,Redação, Plano de Aula  conforme o que estabelece o EDITAL e  o “anexo II” ).
10.3.1. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.
11 – DA PROVA DE TÍTULOS
11.1 – O exame de títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos, referentes à formação acadêmica e experiência profissional, não será de responsabilidade da inscrição a entrega de documentos que não atenda as exigências estabelecidas no EDITAL, se faz necessário que o inscrito tenha total consciência dos documentos necessários para os títulos e os entregue corretamente.
11.2 – A apreciação e pontuação dos títulos de cada candidato serão feitas pela COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO, e somente essa comissão terá condições de validar ou não os documentos encaminhados, sendo atribuída apenas uma nota por candidato, devendo ser obedecido o que estabelece o item 2.1 deste Edital.
11.3 – Os documentos acompanhados de uma cópia do formulário de inscrição, poderão ser entregues através dos Correios em postagem SEDEX ou correspondência com AR, encaminhada para a COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO DE TERRA NOVA PE, no endereço Praça Cel. Jeremias Parente de Sá, nº. 21 – Centro TERRA NOVA - PE, CEP nº. 56190-000, até o dia 24 de abril de 2009, documentos postados depois desta data não serão aceito pela a comissão.

12. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
12.1. A data para aplicação da prova objetiva será no dia 24 de maio de 2009 com horários e locais a ser publicado no Diário Oficial de Pernambuco, no site www.aprojeplamltda.com.br, e no quadro de avisos da Prefeitura de Terra Nova a partir dos 11 de maio de 2009.
12.2. O candidato deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de 01(uma) hora, munido do Documento de Identidade original, Comprovante de Inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.
12.3. Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Conselhos, Ordens, etc.); Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto).
12.4. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, impressos e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida, também, a entrada de candidatos portando armas e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (celular, bip, telefone, walkman, receptor, gravador, etc.).
12.5. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, à burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros editais relativos ao concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.
12.6. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:
12.6.1. Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;
12.6.2. For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;
12.6.3. Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou aos demais candidatos;
12.6.4. Recusar-se entregar o material de prova ao término do tempo estabelecido.
12.6.5. Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;
12.6.6. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta e/ou a folha de rascunho;
12.6.7. Descumprir as instruções contidas no caderno de provas;
12.6.8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido,
12.6.9. Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso.
12.7. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação de prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.
12.8. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.
12.9. O tempo máximo de duração, das provas, será de 04(quatro) horas a partir do início da sua realização, que será determinado pelo fiscal.
 
13. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA. 
13.1 A prova terá um valor máximo de 100 (cem) pontos.
13.2. O candidato que obtiver média inferior a 50 (cinqüenta) pontos nas provas objetivas, escrita mais os títulos será reprovado.
13.3. Qualquer candidato que deixar de comparecer a qualquer etapa das  provas escritas e objetivas será eliminatória, qualquer que seja o motivo, será, de pronto, desclassificado.

14. DA CLASSIFICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
14.1. Os candidatos serão classificados se obtiverem média  igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.
14.2. A classificação final dos candidatos obedecerá à ordem decrescente das notas finais por Cargo ou Código a que está inscrito.

15. DOS RECURSOS
15.1. Serão admitidos recursos quanto: a) indeferimento da inscrição; b) à formulação das questões; c) à opção considerada como certa nas provas objetivas; d) ao resultado das provas e; e) ao resultado final do Concurso Público; f) da impugnação do Edital.
15.2. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.
15.3. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência, se interposto dentro do prazo  de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação de qualquer dado especificado no item 15.1, acima.
15.4. O(s) ponto(s), da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todos os candidatos que participam do certame.
15.5. O prazo para interposição de recurso será de 48(quarenta e oito) horas após a divulgação oficial do resultado, no caso de recurso referente à formulação de quesito, o prazo começa a contar da realização das provas, no caso de resultado das provas objetivas e gabaritos, a contar da divulgação oficial de cada um respectivamente.
15.6. O recurso interposto fora do prazo acima especificado, não será aceito.
15.7. Os recursos deverão ser protocolados em 03(três) vias junto à Comissão Organizadora do Concurso, na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Terra Nova.
15.8. Não serão aceitos recursos via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

16. DO RESULTADO FINAL
16.1. O resultado final do Concurso ocorrerá no prazo máximo de até 30 dias após a realização das provas.
16.2. Os gabaritos e resultados das provas serão divulgados no quadro de avisos da Prefeitura de Terra Nova e no site www.aprojeplamltda.com.br, e quantos noticiosos forem necessários para da publicidade ao certame,  na data prevista no cronograma do concurso.
16.3. A lista de aprovados será publicada em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas na Ficha de Inscrição.

17. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
17.1. Em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:
17.1.1. Tiver maior idade civil igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma da Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003.
17.1.2. Tiver maior número de acertos nas questões da prova de Português.
17.1.3. Tiver maior número de acertos nas questões da prova de matemática.
17.1.4. Tiver títulos.
17.1.5. Tiver maior idade civil.

18. DOS CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
18.1. A admissão obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final para cada código de inscrição ou cargo, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais e às necessidades de pessoal do Município de Terra Nova - PE.
18.2. Para todas as categorias, são condições de admissão:
18.2.1. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
18.2.2. Estar quite com a obrigação eleitoral.
18.2.3. Apresentar cópia da Cédula de Identidade, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou Casamento e CPF.
18.2.4. Comprovação do nível de escolaridade e/ou habilitação legal para o exercício do cargo.
18.2.5. Declaração de bens.
18.2.6. Declaração negativa de acumulação de cargo público.
18.2.7. Ter boa conduta e não estar respondendo a processos, comprovando através de certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral.
18.2.8. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pelo Município de Terra Nova.
18.2.9. Uma fotografia recente tipo 3x4.
18.2.10. Idade mínima de 18 anos.
18.3. O candidato deverá comprovar, na data de admissão, as informações constantes na no formulário de inscrição.
 
19. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
19.1. O concurso terá prazo de validade de 02 (dois) anos, contado da data de sua homologação, prorrogável por mais 02 (dois) anos consecutivos, a critério da Administração Municipal, por Decreto específico.
19.2. O resultado final do concurso será homologado pelo Senhor Prefeito do Município de Terra Nova.
19.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste EDITAL.
19.4. A inexatidão das informações ou as irregularidades dos documentos eliminarão o candidato ao concurso, tornado sem efeito os atos decorrentes da inscrição.
19.5. A chamada para admissão poderá ser feita por mala direta ou comunicação via Correios, unicamente pelo endereço constante do formulário de inscrição ou de sua alteração, ou por edital publicado no Diário Oficial do Estado.
19.6. O Município de Terra Nova excluirá do concurso àquele que não atender à chamada para admissão, no prazo de 30(trinta) dias, convocando no seu lugar o imediatamente classificado.
19.7. O candidato admitido deverá cumprir estágio probatório por período de 03 (três) anos, quando adquirirá a estabilidade após avaliação especial de desempenho, conforme art. 41 da Constituição Federal.
19.8. O candidato residente em Terra Nova ou em outro Município, se classificado e nomeado, não terá direito à ajuda de custo para se deslocar até o local de trabalho, exceto quando regulamentado em Lei.
19.9. O candidato aprovado e classificado, sendo convocado, poderá exercer sua função na zona urbana ou rural de acordo com a necessidade do Município de Terra Nova.
19.10. Não será fornecido ao candidato, qualquer documento comprobatório de classificação.
19.11. Qualquer alteração no presente Edital será feita através de publicação afixada nos quadros de avisos da Prefeitura e no site www.aprojeplamltda.com.br. e quantos noticiosos forem necessários para divulgar.
19.12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, criada por ato do Exmo.Sr. Prefeito do Município de Terra Nova e de acordo com as normas legais vigentes, através da portaria nº. 086/2009, de 03 de fevereiro de 2009.
19.13. Os candidatos aprovados e classificados, que não estejam dentro do numero de vagas, poderão ser convocados para firmar contratos temporários por excepcional interesse publico, em caso do servidor efetivo: Se encontrar em Férias, Licença médica, Licença premio e Licença para trato de interesse particular.
19.13.1. O contrato por excepcional interesse publico, não prejudicará o direito de nomeação quando da existência da vaga, do cargo para o qual concorreu.
19.14. Publique-se e cumpra-se.


Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.
_____________________________
Pedro Freire de Carvalho
Prefeito

 

DESCRIÇÃO DOS ANEXOS:

- ANEXO I – DESCRIÇÃO DOS CARGOS E O NUMERO DE VAGAS, GRAU DE INSTRUÇÂO, CARGA HORÁRIA DE TRABALHO E VENCIMENTOS;
- ANEXO II – CONTEÚDOS PROGRAMATICOS PARA AS PROVAS OBJETIVAS;
- ANEXO III – FORMULARIO PARA ENCAMINHAMENTOS DOS TITULOS;
- ANEXO IV – FORMULARIO PARA ENCAMINHAMENTOS DOS RECURSOS;
- ANEXO V – FORMULARIO PARA OS DEFICIÊNTES.

ANEXO I


Cód

Cargo

Exigência

Vagas

Vagas reservadas deficiente

Total de vagas

Vencimento Base

Carga Horária Semanal

01

Professor de 6ª a 9ª Ciências Físicas e Biológicas

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação – Lecionar na Escola Antonio Lustosa

01

00

01

627,75

25

02

Professor de 6ª a 9ª Geografia

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação – Lecionar na Escola Antonio Lustosa

01

00

01

627,75

25

03

Professor de 6ª a 9ª Língua Portuguesa

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação e Lecionar na Escola Antonio Lustosa

02

00

02

627,75

25

04

Professor de 6ª a 9ª Matemática

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação Escola Antonio Lustosa

02

00

02

627,75

25

05

Professor de 6ª a 9ª História

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação Escola Antonio Lustosa

01

00

01

627,75

25

06

Professor de 6ª a 9ª Professor de Língua Inglesa

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação Escola Antonio Lustosa

01

00

01

627,75

25

07

Professor de 6ª a 9ª História

Graduação em Licenciatura Plena na Disciplina de sua área de atuação Escola José Candido Martins

01

00

01

627,75

25

08

Professor Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Titulação em formação para o magistério em nível médio e/ou graduação com habilitação em magistério

15

01

16

465,00

20

09

Auxiliar de Serviços Gerais – Limpeza Urbana

Alfabetizado

12

01

13

465,00

30

10

Auxiliar de Serviços Gerais – Secretaria de Educação

Alfabetizado

06

01

07

465,00

30

11

Auxiliar de Serviços Gerais – Secretarias municipais

Alfabetizado

06

01

07

465,00

30

12

Auxiliar de Pedreiro

Alfabetizado

01

00

01

465,00

30

13

Eletricista

Alfabetizado

01

00

01

500,00

30

14

Pedreiro

Alfabetizado

01

00

01

500,00

30

15

Agente Administrativo

Nível médio

06

01

07

465,00

30

16

Operador de Máquinas Pesadas

Nível médio

01

00

01

900,00

30

17

Vigilante

Alfabetizado

05

01

06

465,00

30

18

Motorista I

Nível – Carteira Habilitação Categoria D

03

01

04

465,00

30

19

Médico Plantonista

Graduação em Medicina e CRM

03

01

04

2.000,00

24

20

Fonoaudiólogo

Graduação em Fonoaudiologia e registro no CRF

01

00

01

1.000,00

30

21

Enfermeiro

Graduação em Enfermagem e

04

01

05

1.000,00

30

22

Odontologo

Graduação em odontologia e registro no CRO

03

01

04

1.000,00

30

23

Fisioterapeuta

Graduação em fisioterapeuta e Registro no Crefito

01

00

01

1.200,00

30

24

Nutricionista

Graduação em Nutrição e Registro no CRN

01

00

01

1.000,00

30

25

Psicólogo

Graduação em Psicologia e registro no CRP

01

00

01

1.389,00

30

26

Técnico em Enfermagem

Curso técnico em enfermagem e COREN

03

01

04

465,00

30

27

Auxiliar de Enfermagem

Ensino fundamental completo e COREN

03

01

04

465,00

30

28

Atendente Recepcionista

Ensino Fundamental Completo

02

00

02

465,00

30

29

Agente Comunitário de Saúde

Nível médio e residir na área para qual se inscreveu
- Área I – Vila Real e parte do alto do cruzeirão;
- Área II – Passagem de Pedra I e II;
- Área III - Espinho I.

03

01

04

505,00

30

30

Auxiliar de Consultório dentário

Nível médio e CRO

03

01

04

465,00

30

31

Agente Sanitário

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

465,00

30

32

Atendente de Saúde

Ensino Fundamental completo

02

00

02

465,00

30

33

Agente de Endemias

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

465,00

30

34

Agente de Epidemiologia

Ensino Fundamental Completo

01

00

01

465,00

30

35

Assistente Social

Nível superior em Assistência Social

01

00

01

600,00

30

36

Engenheiro

Nível Superior em Engenharia Civil

01

00

01

1.000,00

30

37

Técnico Agrícola

Curso de técnico agrícola

01

00

01

465,00

30

38

Fiscal de Tributos

Técnico Contábil

01

00

01

465,00

30

39

Auxiliar de Contadoria

Técnico Contábil e CRC

01

00

01

465,00

30

 

Totais

 

104

14

118

 

 

 

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

ANEXO II

 

CONTEÚDOS PROGRAMATICOS DAS PROVAS OBJETIVAS:

1- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR: (Exceto os Professores Com Licenciatura)

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
LINGUA PORTUGUESA:
Acentuação. Ortografia. Emprego e colocação de pronomes. Verbos regulares e irregulares. Concordância nominal, Concordância verbal. Regência. Crase. Pontuação. Formação das palavras. Sinônimos e autônomos. Análise sintática: classificação do período e da oração. Termos da oração. Classificação das orações.

- CONTEÚDO ESPECIFICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: (Exceto os Professores com Licenciatura)
CARGO: MÉDICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: integração da equipe de saúde; Planejamento, Organização, execução, acompanhamento e avaliação dos programas (ações) de saúde priorizados para área de abrangência da unidade de saúde, região e município; Saúde da mulher, da criança, do adolescente e do trabalhador, individuais e/ou coletivas que atendam as necessidades da demanda específica; Afecções; Procedimentos; ações específicas; Execução de exames médicos, diagnósticos, prescrição de medicamentos, realização de outras formas de tratamento, pequenas cirurgias aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica de acordo com a especialidade; Atividades de educação em saúde junto a usuários individualmente e/ou junto a grupos a comunidade local, regional e/ou municipal; Participação nas juntas médicas. Legislação e Ética Profissional.

CARGO: FONOAUDIÓLOGO

Conhecimento Específico: As Teorias e os Métodos Científicos, A Ética do profissional, O conhecimento cientifico e o conhecimento comum, os elementos teóricos e práticos. Os problemas da comunicação humana, a integração social do indivíduo na sociedade. o diagnóstico dos distúrbios da comunicação. O diagnóstico dos distúrbios da comunicação dos bebês recém nascidos até a 3° idade, dentro dos diferentes distúrbios da fala, voz, audição e linguagem; O Perfil do Fonoaudiólogo, Características do campo de atuação do Fonoaudiólogo: na área de saúde: ambulatórios, UBS (unidade básica de saúde), clínicas de especialidades, hospitais e indústrias; na área de educação: escolas, instituições e indústrias; na área administrativa: estruturar a atuação do fonoaudiólogo em suas respectivas especialidades e demanda populacional. A Fonoaudiólogia como instrumento de estudo da realidade do ser humano, quanto seu organismo, num ambiente que exige a comunicação. Gagueira, Dislexia, alfabetização, comunicação do deficiente aditivo, afasia.
CARGO: ENFERMEIRO
Conhecimento Específico: Administração dos serviços de Enfermagem: Legislação profissional; Lei nº. 7498/86; Decreto nº. 94406/87; Direitos do cliente; Planejamento da assistência de Enfermagem; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Prescrição da Assistência de Enfermagem; Avaliação da Assistência de Enfermagem; Auditoria em Enfermagem: Assistência de Enfermagem em cirurgias: Pré-operatório; Trans-operatório; Pós-operatório: Assistência de Enfermagem em bloco cirúrgico e Centro de Material e Esterilização: Atribuições do Enfermeiro em bloco cirúrgico e Central de Material e Esterilização; Princípios básicos quanto a limpeza e desinfecção; Tipos de Esterilização: Atuação do Enfermeiro na prevenção e controle da infecção hospitalar: Atribuições do Enfermeiro;  Medidas de controle; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH): Assistência de Enfermagem nos distúrbios gastrintestinais, renais e oncológicos: Sondagens: Tipos, Indicações e Procedimentos; Pacientes ostomizados; Nutrição parenteral: cuidado e complicações; Tratamento dialítico: Procedimentos e Indicações; Quimioterapia: Tipos, Cuidados e Complicações: Assistência de Enfermagem aos pacientes com distúrbios relativos aos sistemas: Cardiovascular; Respiratório; Endócrino; Músculo Esquelético; Neurológico: Assistência de Enfermagem as Doenças Infectocontagiosas: DST/AIDS; Tétano; Dengue; Leptospirose; Meningite; Hepatite; Assistência de Enfermagem à Saúde da criança: Recém-nascido normal, pré-termo e pós-termo; Crescimento e desenvolvimento; Alimentação: Aleitamento materno, Desmame e Erro alimentar; Infecção Respiratória; Diarréia e Desidratação; Desnutrição: Assistência à Saúde da Mulher: Prevenção do câncer cervico-uterino e de mamas; Planejamento familiar; Pré-natal na gestação de alto e baixo risco; Parto e puerpério normal e patológico: Assistência de Enfermagem em Saúde Mental: Níveis de prevenção; Relacionamento Enfermeiro/Paciente; Teoria da Crise; Epidemiologia das doenças mentais: Enfermagem em Psiquiatria: Reforma Psiquiátrica; As leis que regulamentam o asilamento de paciente portador de doença mental; Assistência de Enfermagem ao portador de doença mental: Assistência de Enfermagem ao Idoso: Aspectos sociais e demográficos do envelhecimento; Política Nacional do Idoso; O envelhecimento e suas conseqüências; Aspectos Demográficos; Aspectos biológicos do envelhecimento normal e patológico; Osteoporose; Demência; Incontinência e Infecção urinárias; Enfermagem em Saúde Pública: Política de Saúde – Princípio do SUS, Leis orgânicas 8142 e 8080, NOB/96 e Modelos assistenciais de saúde; Programas de saúde Pública: Imunização: Hanseníase, Tuberculose e Saúde do Adolescente (PROSAD); Epidemiologia: Conceito; Processo saúde doença; Vigilância em saúde. Atuação do Enfermeiro na prevenção e controle da infecção hospitalar: Atribuições do Enfermeiro, medidas de controle e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

CARGO: ODONTOLOGO
Conhecimento Específico: Dentisteria, Odontopediatria, cirurgia e odontologia preventiva e social, e a legislação regional de odontologia. Dentisteria, conceitos atuais dos materiais dentários usados em dentística na proteção do completo dentina – polpa (hidróxido de cálcio, cimento de óxido de zinco e eugerol, cimento, policarboxilato de zinco, cimento de cimento ionômero de vidro e adesivos dentinários). Preparo cavitário típico e atípico, restaurações em classes I, II, III, IV e V, com os materiais indicados (amálgama, resinas e ionômeros de vidro); Odontopediatria: Aplicação de flúor e selantes, terapêutica medicamentos, dentistica operatória e restauradora, terapia pulpar, cirurgia em dentes decíduos, conhecimentos básicos do relacionamento das erupções dos elementos dentários e a faixa etária do paciente.; Cirurgia: princípios básicos de cirurgia: oral (exodontias dos elementos dentários e fragmentos radiculares) Odontologia preventiva: promoção, educação e saúde bucal, epidemiologia das doenças bucais no Brasil, índices epidemiológicos específicos em saúde bucal. Legislação Profissional: Obrigatoriedade do C.D. conhecer as leis do código elaboradas e aprovadas pelo Conselho Regional de Odontologia.; Radiologia: Conhecimentos para solicitar os diversos tipos de radiografias na área da odontologia e interpretar as mesmas.      

CARGO: FISIOTERAPEUTA
Conhecimento Específico: A fisioterapia como instrumento de recuperação, a ética da profissão, conceitos de fisioterapia, a fisioterapia como apoio médico, os recurso existente na fisioterapia, paralisia cerebral e doença neuromuscular, doença de Parkinson,  patologias vascular cerebral: AVE ou AVC; Síndrome de Down,  doenças reumáticas e suas complicações, Coluna: síndromes cervicais,dorsais, lombares e suas complicações, complicações pulmonares relacionadas com a ortopedia.

CARGO: NUTRICIONISTA
Conhecimento Específico: Alimentação de Adultos; Alimentação Infantil; Nutrição do Atleta; Obesidade; Nutrição Clínica; Orientação Nutricional. Orientar os trabalhos em geral. Elaborar cardápios, segundo ordem médica. Supervisionar o preparo das dietas e sua distribuição. Organizar, controlar e supervisionar a preparação de cardápios e dietas especiais ou de outra natureza, para pacientes e funcionários da unidade. Supervisionar o trabalho executado pela empresa terceirizada. Fisiologia e Fisiopatologia aplicadas à Nutrição. Nutrição normal: balanço de nitrogênio, recomendações nutricionais, cálculo energético, dietas equilibradas. Nutrição nos ciclos vitais; nutrição materno-infantil; aleitamento natural; gestação e lactação; crescimento e desenvolvimento; alimentação da gestante e da nutriz; alimentação na infância e na adolescência; alimentação do idoso. Doenças nutricionais: desnutrição calórico-proteica, carências nutricionais. Dietoterapia: conceitos e objetivos; dietas hospitalares nas diferentes patologias, condições clínicas e metabólicas. Avaliação do estado nutricional: métodos e critérios de avaliação. Métodos de assistência ambulatorial em nutrição. Noções de farmacologia: interações alimento-medicamento. Nutrição e Saúde Pública: noções de epidemiologia das doenças nutricionais e desnutrição proteico-calórica; diagnóstico do estado nutricional das populações; vigilância nutricional. Educação alimentar e nutricional. Técnica dietética: composição e classificação dos alimentos; seleção, conservação e armazenamento; técnicas de pré-preparo preparo e cocção; higiene na manipulação de alimentos; planejamento de cardápios: fatores relacionados. Administração de serviços de alimentação e lactários: área física e equipamentos; planejamento e organização; supervisão e controles; cardápios para coletividades sadias e doentes; custos e avaliação. Microbiologia de alimentos: toxinfecções alimentares; controle sanitário de alimentos; APPCC; controles de temperatura no fluxo dos alimentos. Ética profissional.

CARGO: PSICOLOGO
Conhecimento Específico: O serviço de psicologia na Clinica: Caracterização, objetivos, limites; Atribuições profissionais do psicólogo Clinico; Aplicação, interpretação e limites do uso de teste na Clinica; O desenvolvimento físico, psicológico e social da criança, adolescente e o adulto; A importância da família no desenvolvimento da criança, adolescente e adulto;  Desenvolvimento psicosexual, segundo Freud. O serviço de psicologia na instituição escolar: Caracterização, objetivos, limites; Atribuições profissionais do psicólogo escolar; Aplicação, interpretação e limites do uso de teste na escola; O desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e do adolescente; Modelos estruturais de inteligência, Segundo Jean Piaget; Adaptação escolar; Desenvolvimento emocional e suas aplicações no rendimento escolar; A importância da família no desenvolvimento da criança e do adolescente; Equipe interdisciplinar e articulação intersetorial em psicologia escolar.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

Conhecimento Específico: Projetos de obras civis: Arquitetônicos; Estruturais (concreto aço e madeira); Fundações; Instalações elétricas e hidrossanitárias. Projetos especiais: Estação de tratamento de água; Estação de tratamento de esgoto; Estação elevatória de água; Estação elevatória de esgoto. Especificação de materiais de serviços. Programação de obras: Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades; Planejamento e cronograma físico-financeiro – PERT-CPM. Acompanhamento de obras. Fiscalização: Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.); Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); Controle de execução de obras e serviços. Legislação e engenharia legal. Legislação ambiental. Licitações e contratos: legislação específica para obras de engenharia civil. Vistoria e elaboração de pareceres. Princípios de planejamento e de orçamento público. Elaboração de orçamento. Noções de segurança do trabalho. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro em contextos inflacionários. Avaliação de alternativas de investimentos em ambientes inflacionários. Taxa de retorno, taxa interna de retorno. Noções de estatística, amostragem estatística e inferência estatística.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

Conhecimento Específico: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social: Teoria do conhecimento – principais vertentes epistemológicas; O conhecimento científico e o conhecimento do senso comum; Diferentes perspectivas teórico-metodológicas do serviço social – a matriz tradicional e a matriz crítica; O processo de construção de conhecimento do serviço social: níveis e elemento constitutivos; A relação teórica X prática – práxis; A relação sujeito X objeto; Prática social e prática profissional do serviço social; Objeto e objetivos do serviço social; Espaço profissional e espaço institucional; O processo de intervenção do serviço social – as metodologias de investigação e de ação; A unicidade entre teoria/prática/metodologia; A questão social e o serviço social; Assistência social/serviço social/trabalho social. Ética Profissional em Serviço Social: Doutrinas éticas fundamentais; Objeto da ética; Moral e formas de comportamento; Valores éticos/valores morais; Ética/ideologia – ética e religião; Pressupostos filosóficos – o neotomismo e o serviço social; Princípios do serviço social; Os códigos de ética – evolução história; Ética e dimensão política da profissão de serviço social. Política Social: conceitos de política e política social; concepções teóricas de Estado; Política social/capitalismo/Estado de bem – estar social; Política social no Estado neoliberal e o processo de globalização; Políticas sociais e os direitos sociais no Brasil – a política social da criança e do adolescente (o estatuto), política social da seguridade social; política social de saúde; Política social e serviço social; A LOAS e o programa de comunidade solidária; o Estado assistencial brasileiro – evolução histórica; Política e descentralização da assistência no Brasil. Pesquisa em Serviço Social: A construção do conhecimento; Pesquisa – conceito e finalidade; Os métodos de pesquisa nas ciências sociais; Etapas do processo de pesquisa; A delimitação dos objetivos; Instrumentos e técnicas de pesquisa. Desenvolvimento de Comunidade: conceito de conjuntura; Componentes conceituais em desenvolvimento de comunidade – comunidade; participação, desenvolvimento social, trabalho comunitário; Metodologia de investigação e ação em desenvolvimento de comunidade; Movimentos sociais/movimentos populares; Terceiro setor/ONGs e redes sociais; Exclusão social e apartação na sociedade brasileira/a cidadania; O intelectual orgânico – a questão de mediação; O papel do assistente social nos trabalhos comunitários e nos movimentos sociais; Serviço social/educação popular. Planejamento e Administração em Serviço Social: Planejamento e serviço social – natureza, objetivo, importância; Níveis e tipos de planejamento; Objetivos do planejamento; Formulação de políticas, programas e projetos sociais – elaboração, execução e avaliação; Planejamento estratégico; Planejamento participativo; Qualidade total e qualidade de vida; Serviço social e relações de trabalho; Serviço social na administração e coordenação das ações institucionais; Supervisão em serviço social; Serviço social na área de recursos humanos.

2 - GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR: (Professores Com Licenciatura)
TODOS OS CARGOS DE PROFESSOR COM LICENCIATURA:
REDAÇÃO/PLANO DE AULA.
LÍNGUA PORTUGUESA: - Função social da linguagem. -Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. -Variação lingüística. -Mecanismos de organização textual: coesão e coerência. -Semântica. -Figuras de linguagem. -Análise lingüística: acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação. Reforma Ortográfica.

- PROFESSOR DE CIÊNCIAS FISICAS E BIOLOGICAS
Conhecimento Específico: - Meio Ambiente: água, solo e ar. -Higiene e Saúde: noções básicas, doenças endêmicas. -Ecologia: seres vivos e ambientes, cadeias e teias alimentares, ecossistemas, educação ambiental. -Seres vivos: reinos da natureza e vírus. -Corpo Humano: citologia, histologia, nutrição, digestão, respiração, circulação, excreção, hormônios, locomoção, sistema nervoso, sentidos, reprodução hereditariedade, AIDS, doenças sexualmente transmissíveis. -A matéria e suas propriedades: matéria, corpo, substância, propriedades da matéria, estados físicos da matéria, mudanças de estado físico da matéria. -O átomo: partículas, número atômico, de massa e de nêutrons, íons. -Características dos átomos: elementos químicos, semelhanças atômicas. -Substâncias: moleculares, iônicas, puras. -Misturas: homogêneas, heterogêneas. -Classificação dos elementos químicos: histórico, grupos, períodos. -Ligações químicas: características (iônica e covalente). -Reações químicas: tipos de reações. -Ácidos e bases: conceitos, propriedades e classificação. -Sais e óxidos: conceitos, propriedades e classificação. -Histórico e Evolução da Física. -Cinemática escalar e vetorial: definições e conceitos. -Movimentos: Uniforme, uniformemente variado, queda livre. -Dinâmica: força e movimento. -Energia: energia potencial, cinética e mecânica. -Eletricidade: eletrostática, eletrodinâmica. -Calor e temperatura: escalas termométricas. -Movimentos: Variações e Conservações – Movimentos presentes no cotidiano; determinação de comprimentos, tempos e velocidades; grandezas relevantes nos movimentos e suas variações; forças e leis de Newton; trabalho e potência; transformações e conservação de energia mecânica; conservação da quantidade de movimento; condições de equilíbrio estático e dinâmico; máquinas e instrumentos de ampliação de forças; ação da pressão nos líquidos: vazão e flutuação em sistemas naturais e tecnológicos. -Gravitação, Terra e Universo - Interações gravitacionais entre objetos na Terra e no Universo; movimentos da Terra, Lua e Sol e fenômenos astronômicos correspondentes; movimento de naves e satélites; o Universo e sua evolução; concepções sobre as teorias e modelos propostos para a Terra e o Universo ao longo da história humana. -Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia - Trocas de calor em fenômenos naturais e tecnológicos; propriedades térmicas dos materiais e suas aplicações; relação entre calor e variação de temperatura e mudanças de estado; modelo cinético dos gases para explicação das propriedades térmicas; papel do calor na manutenção da vida; os diferentes processos envolvendo calor e suas dinâmicas nos fenômenos climáticos e suas conseqüências; trabalho mecânico e conservação de energia em processos térmicos; máquinas térmicas de uso doméstico e social; entropia e irreversibilidade; produção e uso social de energia e suas implicações sócio-econômicas e ambientais. -Som e Luz – Propagação de ondas e suas características; fontes sonoras; características físicas de sons; instrumentos musicais; audição humana; poluição sonora. Modelos de natureza da luz; fontes de luz e produção de imagens; propriedades físicas da luz; olho humano e processos da visão; lentes, espelhos e instrumentos ópticos; luz e cores; interação luz e matéria; aplicações da Óptica: contribuições para a medicina e a indústria. -Equipamentos Eletromagnéticos e Energia - Aparelhos elétricos: características físicas e transformações de energia; instalações elétricas simples e condições de utilização segura; consumo de energia elétrica residencial; fenômenos elétricos e magnéticos; indução eletromagnética; motores e geradores elétricos e seus usos; produção e transmissão de energia elétrica e suas implicações. -Matéria e Radiação - Modelos de constituição da matéria; o espectro de radiações e suas características; interação de radiação com a matéria; radioatividade e energia nuclear; produção de energia nuclear e seus usos; efeitos biológicos e ambientais das radiações. -Ciência e Cultura - Conhecimento científico e tecnológico, parte integrante da cultura contemporânea; ciência como construção histórica e social, processos de produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos; ética e cidadania. -Introdução ao estudo de biologia: importância e características dos seres vivos. -Bioquímica: a química dos seres vivos - Água e sais minerais; carboidratos; lipídeos; proteínas e enzimas; ácidos nucléicos e vitaminas. -Citologia: a célula e seus aspectos gerais e métodos de estudo; anatomia, morfologia e fisiologia das estruturas celulares e divisão celular. -Embriologia: tipos de ovo e de segmentação; características e fases do desenvolvimento embrionário; origem e destino dos folhetos embrionários. -Histologia: origem, características e classificação dos tecidos animais e vegetais. -Biodiversidade: os sistemas de classificação dos seres vivos e regras de nomenclatura. -Os vírus: características, estrutura química, reprodução e viroses. -Os Reinos de seres vivos: características; organização; diversidade; anatomia; fisiologia; reprodução; importância. -Genética: conceitos básicos; leis de Mendel; polialelia; herança do sexo; interação gênica; probabilidade; mapeamento genético e ligação gênica. -Evolução: a história dos seres vivos; as teorias evolucionistas; seleção natural e variedade genética; genética das populações e especiação; evidências da evolução e métodos de estudo. -Ecologia: importância do estudo da ecologia; cadeias e teias alimentares; relações entre os seres vivos; as populações naturais; sucessões ecológicas; a biosfera e suas subdivisões; biomas brasileiros; desequilíbrios ambientais e conservação ambiental.

 

- PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Conhecimento Específico:- O Espaço Geográfico: Categorias de análise; Ensino e representações; Localização e inter-relações dos fenômenos geográficos na superfície terrestre. -A relação Sociedade/ Natureza e as dinâmicas das paisagens terrestres. -Geopolíticas, economia, natureza e formas de organização das sociedades no espaço globalizado. -A natureza e a sociedade nas diversas regiões do mundo. -O território brasileiro: dinâmica e estrutura da população; os usos dos recursos da natureza; as transformações do seu espaço. -O Brasil no contexto capitalista atual. -Regionalização do espaço brasileiro: aspectos socioeconômicos e ecológicos. -Pernambuco: aspectos socioeconômicos, naturais e regionais do seu território.

- PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA
Conhecimento Específico:- Língua e Sociedade: variação lingüística (diversidade geográfica, socio-cultural e situacional). -O significado: antonímia, paronímia, sinonímia, polissemia, paráfrase, denotação e conotação. -Relação entre a linguagem verbal e as outras linguagens. -Mecanismos da organização textual: Coesão e Coerência. -A heterogeneidade mostrada no discurso: negação, ambigüidade, pressuposição, aspeamento, citação, intertextualidade e polifonia. -Gêneros textuais: função social e forma composicional. -Estilística: figuras e vícios de linguagem. -Noções de versificação: o verso, a rima e a métrica. -Análise lingüística: pontuação, acentuação, regência, concordância, organização sintática da frase, do período e do texto. -O vocábulo formal e o léxico. – Reforma Ortográfica.

- PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Conhecimento Específico:- Conjuntos Numéricos: relações de inclusão, operações e intervalos. -Cálculo Algébrico: operações com expressões algébricas, identidades algébricas notáveis, cálculo de potências e radicais, expoentes negativos e fracionários, raiz quadrada. -Equações e Inequações: resolução de equações de 1º e 2º graus, estudo do trinômio do 2º grau, relação entre coeficientes e raízes, representação gráfica, desigualdades do 1º e 2º graus, resolução de sistemas de equações e inequações do 1º e 2º graus. 4-Geometria Plana: elementos primitivos: semi-retas, semi-planos, segmentos e ângulos, retas perpendiculares e retas paralelas, triângulos, quadriláteros, circunferência e disco, segmentos proporcionais; semelhança de polígonos, relações métricas e trigonométricas nos triângulos, retângulos, círculos e polígonos regulares, áreas de polígonos, círculos e figuras regulares.-Geometria Espacial: retas e planos no espaço. Paralelismo e perpendicularismo, prismas, pirâmides e respectivos troncos, cálculo de áreas e volumes, cilindro, cone e esfera, cálculo de áreas e volumes. -Geometria Analítica: coordenadas cartesianas na reta e no plano, distância entre dois pontos, equação da reta: formas reduzidas, geral e segmentária, coeficiente angular, interseção de retas, retas paralelas e perpendiculares, feixes de retas, distância de um ponto a uma reta, área de um triângulo, equação da circunferência, tangentes a uma circunferência, parábola, elipse e hipérbole, equações reduzidas. -Funções: gráficos de funções, funções injetoras e sobrejetoras, função composta e função inversa, função do 1º e 2º graus, gráficos, máximo ou mínimo de funções do 2º grau, função exponencial e função logarítmica, logaritmos, equações e inequações exponenciais, equações e inequações logarítmicas. -Estatística: termos de uma pesquisa estatística, representação gráfica, medidas de tendência central, medidas de dispersão. -Matemática Financeira: números proporcionais, porcentagem, termos importantes de matemática financeira, juros simples, juros compostos, juros e funções. -Números Complexos: representação algébrica, trigonométrica e geométrica dos números complexos, operações com os números complexos na forma algébrica e trigonométrica, potenciação e radiação de números complexos. -Polinômios e Equações Algébricas: operações com polinômios, identidade de polinômios, regra de Briot-Ruffini, Teorema de D’alembert, Teorema do Fator, decomposição em fatores de 1º grau, multiplicidade da raiz. -Seqüências: noções, progressões aritméticas e geométricas. -Análise Combinatória: arranjos, permutações, combinações simples e com repetição, Binômio de Newton.-Probabilidades: conceito de probabilidade, resultados igualmente prováveis, probabilidade convencional, independência. -Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares: operações e inversa de uma matriz, propriedade e aplicação do determinante de uma matriz quadrada, sistemas lineares, matriz associada a um sistema, resolução e discussão de um sistema linear. -Trigonometria: medida de arcos e ângulos, relação entre arcos, periodicidade, cálculo dos valores em gráfico das funções trigonométricas, transformações trigonométricas, funções inversas circulares, resolução de triângulos retângulos, Lei dos senos, Lei dos cossenos, Teorema de área, Teorema das projeções.

- PROFESSOR DE HISTÓRIA
Conhecimento Específico: - As sociedades antigas orientais: Egito e Mesopotâmia - economia e sociedade. A antiguidade clássica: formação e transformação da Grécia antiga - a Grécia clássica - aspectos da cultura grega. - Roma: da monarquia à república - origens e declínio - magia e religião. - O Islã. O medievo: o império carolíngio. Feudalismo: economia e sociedade - origem e desagregação. - As Cruzadas. A era moderna: a expansão ultramarina e a colonização. - A América pré-colombiana. Renascimento cultural. - O absolutismo e o antigo regime. As revoluções inglesas. - A revolução francesa. A contemporaneidade: Revolução industrial. As revoluções liberais. - Os grandes conflitos mundiais. - O período entre-guerras. - A guerra fria. A formação e desintegração do bloco soviético. - O terceiro mundo e a dependência da América Latina. - Colonização portuguesa: aspectos sociais, econômicos e políticos. - A escravidão indígena e africana. A vinda da família real. - A independência. - Primeiro reinado. - As regências. - Segundo reinado. - Desagregação do império e movimento republicano. - A república das espadas e a república dos coronéis. -  Tenentismo. - Revolução de 1930. Era Vargas. - O Estado Novo. - O interregno democrático. -A ditadura militar. - A Nova República. O Brasil na era da globalização.

- PROFESSOR DE LINGUA INGLESA
Conhecimento Específico:- Interpretação de textos diversificados. -Aspecto semântico contextualizado (polissemia, sinonímia, antonímia). -Aspecto gramatical contextualizado. - Palavras de referências (todas as categorias de pronomes). - Grupos nominais (substantivos, adjetivos, artigos, numerais, caso
possessivo, advérbios) - "Word order". - Formação de palavras (prefixos sufixos). - Tempos e modos verbais (regulares, irregulares, defectivos). - Conectivos e preposições.

3- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO OU SUPERIOR – ESPECIALISTA DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º. AO 5º. ANO.

REDAÇÃO/PLANO DE AULA
LINGUA PORTUGUESA: – Leitura e interpretação de textos. Funções da linguagem. Fonética. Ortografia. Categorias gramaticais. Crase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Frase, oração e período. Termos essenciais da oração. Organização do Período.
Conhecimento Específico: - Educação e Sociedade. -O Papel da Didática na formação do professor: saberes e competências. -Tendências pedagógicas e as abordagens do ensino. -Projeto político-pedagógico: planejamento participativo. -Planejamento de ensino: tipos e elementos constitutivos. -Modalidade e funções da avaliação. -Instrumentos de avaliação: elaboração, aplicação e correção. -A relação professor-aluno na atual estrutura escolar. -Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. -Currículo escolar e a construção do conhecimento. -Interdisciplinaridade no ensino. -Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar.-Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.-O papel da avaliação no sucesso/fracasso escolar e as conseqüências sociais.-O professor e o processo ensino-aprendizagem: a dinâmica da sala de aula. Equipe interdisciplinar e articulação intersetorial em psicologia escolar; Desenvolvimento psicosexual, segundo Freud.

 

4- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO(TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO)

LINGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Separação de sílabas. Reconhecimento de classes de palavras: nome, pronome, verbo, preposições e conjunções. Pronomes: colocação, uso, formas pronominais de tratamento. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos. Vozes do verbo. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Estrutura do vocábulo: radicais e afixos. Formação de palavras: composição e derivação. Termos da oração. Tipos de predicação. Estrutura do período de coordenação e subordinação. Nexos oracionais: valores lógicos e sintáticos das conjunções. Semântica: sinonímia e antonímia.

Matemática: Números relativos inteiros e fracionários: operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação e divisão e potenciação). Múltiplos e divisores: Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Frações ordinárias e decimais. Números décimas: propriedades e operações. Expressões numéricas. Equações do 1º e 2º graus. Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções. Divisão em partes proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples: juro, capital, tempo, taxa e montante.

ATUALIDADE: Caos na aviação aérea Brasileira; Acidente com o avião da Gol;Acidente no metro de SP; Terrorismo no mundo;Violência no RJ; Eleições de Prefeitos no Brasil e a próxima Eleição em 2010; Os investimentos do PAC; Crise do Petróleo entre Brasil e Bolívia; O Petróleo como base energética do desenvolvimento universal; Guerra no oriente médio; Política e economia nacional e internacional; Esportes, violência, Jogos das eliminatórias para a copa do mundo; Jogos da libertadores, Países do G20 concordam a respeito de reforma fundamental dos mercados financeiros e sugerem medidas de controle para a nova ordem financeira mundial e preparam, 50 medidas concretas para o próximo encontro; Obama na próxima cúpula do G20; Emergentes defendem maior cooperação entre as nações; A importância do não protecionismo na nova ordem mundial; A crise econômica mundial afeta o Brasil; A questão da escassez de créditos nos mercados do mundo pode afetar o Brasil; Os papeis das hipotecas americanas e os seus efeitos na economia mundial; O tamanho da divida Brasileira e sua influencia econômica nos mercados do Brasil e da América Latina;Os juros Brasileiros ainda são muito altos, qual será sua influência no desenvolvimento de nosso país; A importância da Bolsa de Valores Brasileira, para o desenvolvimento nacional e do mundo; A valorização do dólar tem alguma conseqüência no desenvolvimento de nosso pais, A importância do comercio exterior,terá alguma influencia no desenvolvimento e no crescimento sustentável do Brasil; Voltar a crescer no mesmo ritmo que estávamos depende mais de nossa economia ou da resolução da crise dos USA da América.

- CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO
 Conhecimento Específico: - Conhecimentos de administração e de administração gerencial. - Características básicas das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. - Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. - Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho. - Noções de Administração Financeira e Orçamentária. - Orçamento público. - Licitações: modalidades: dispensa e inexigibilidade. (Lei n.° 8.666, de 21/6/93, publicada no Diário Oficial da União de 22/6/93). 3. Noções de Contabilidade. - Conceito. - Objetivos e finalidades. - Patrimônio. - Conceito.  Componentes.  Variações e configurações. - Hierarquia e autoridade. - Noções de competências gerenciais. - Controle e avaliação. - Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. - Agentes auxiliares do comércio. - Funcionamento de bancos e cartórios. - Grupos de trabalho. - Ética e responsabilidade social e cidadania. - Gestão da qualidade. - Equipes de trabalho. - Comunicação nas organizações. - Sistemas de informação. - Técnicas de atendimento ao público. - Relações humanas e relações públicas. - Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. - Procedimentos administrativos. - Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade. - Ética e responsabilidade social e cidadania. -Comunicação nas organizações.Evolução dos modelos/paradigmas de gestão – a nova gestão pública. Teorias das organizações aplicadas à Administração Pública. Desenvolvimento institucional. Perspectivas da mudança organizacional. Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados; sistemas de incentivo e responsabilização; flexibilidade organizacional; trabalho em equipe; mecanismos de rede. Coordenação Executiva – problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados – parcerias estado e sociedade; horizontalização; pluralismo institucional; redes interorganizacionais. Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação à Gestão Pública. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade; ouvidorias, governança interna e externa. Modelos contemporâneos de gestão de pessoas: gestão de pessoas por competências; liderança e desempenho institucional. Sistema de Planejamento e Orçamento do Governo Federal: fundamentos legais; conceitos básicos do sistema de planejamento, orçamento e financeiro; gestão por programas; integração planejamento e orçamento; eficiência do gasto público; custos. Gestão de suprimentos e logística na administração pública. A modernização do processo de compras. Gestão de contratos e convênios no setor público. Os controles interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas.- Elaboração de memorandos, comunicados, ofícios, atas, requerimentos. Relações humanas no trabalho. Noções básicas de organização, arquivo e escritório. Conhecimentos básicos de informática (Windows, Word, Excell, internet e e-mail).

 

- CARGO: OPERADOR DE MAQUINAS PESADAS
OBS: CERTIFICADO DE OPERADOR DE MAQUINAS PESADAS OU DECLARAÇÃO DE ESPERIÊNCIA COM NO MINIMO UM ANO. E HABILITAÇÃO – CATEGORIA “D”
 Conhecimento Específico: - Direção defensiva. - Noções de segurança individual, coletiva e de instalações:- Noções de primeiros socorros. - Legislação de trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro, abrangendo os seguintes tópicos: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, os sinais de trânsito, registro e licenciamento de veículos, condutores de veículos, deveres e proibições, as infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos. - Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. - Mecânica de veículos: conhecimentos elementares de mecânica de automóveis, troca e rodízio de pneus; regulagem de motor, regulagem e revisão de freios, troca de bomba de água, troca e regulagem de tensão nas correias, troca e regulagem da fricção, troca de óleo. 6. Serviços corriqueiros de eletricidade: troca de fusíveis, lâmpadas, acessórios simples, entre outros.

- CARGO: MOTORISTA I – CATEGORIA “D”
Conhecimento Específico: - Direção defensiva. - Noções de segurança individual, coletiva e de instalações:- Noções de primeiros socorros. - Legislação de trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro, abrangendo os seguintes tópicos: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, os sinais de trânsito, registro e licenciamento de veículos, condutores de veículos, deveres e proibições, as infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos. - Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. - Mecânica de veículos: conhecimentos elementares de mecânica de automóveis, troca e rodízio de pneus; regulagem de motor, regulagem e revisão de freios, troca de bomba de água, troca e regulagem de tensão nas correias, troca e regulagem da fricção, troca de óleo. 6. Serviços corriqueiros de eletricidade: troca de fusíveis, lâmpadas, acessórios simples, entre outros.

- CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Conhecimento Específico: -Ética e legislação profissional; Princípios básicos quanto a limpeza, desinfecção e esterilização de material; Técnicas básicas de Enfermagem: Sinais Vitais; Termoterapia; Crioterapia; Sondagens; Aspiração; Nebulização; Curativos: Limpo e Infectado; Posições para exame; Coleta de material para exames; Administração de Medicação: Medidas Antropométricas; Registros de Enfermagem; Admissão; transferência e alta do paciente (para maca e cadeira de rodas); Higiene conforto e segurança do paciente; Cuidados com o corpo pós-morte; Assistência de Enfermagem a pacientes com distúrbios relativos aos sistemas: Cardiovascular; Respiratório; Endócrino; Músculo Esquelético; Neurológico; Assistência de Enfermagem em: Pré-operatório; Trans-operatório; Pós-operatório: Assistência de Enfermagem a saúde da mulher: Parto e puerpério normal e patológico; Prevenção de câncer  cérvico-uterino e de mamas; Planejamento familiar; Assistência de Enfermagem a saúde da criança: Recém-nascido a termo, pré-termo e pós-termo; Diarréia e desidratação; Desnutrição; Infecção Respiratória; Alimentação: Aleitamento materno e Desmame; Crescimento e desenvolvimento: Assistência de Enfermagem na prevenção e controle de infecção hospitalar: Atribuições do Auxiliar de Enfermagem; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Assistência de Enfermagem ao Idoso: Aspectos biológicos do envelhecimento normal e patológico; Osteoporose; Demência; Incontinência e Infecções urinárias; Assistência de Enfermagem em Psiquiatria: Assistência de Enfermagem ao portador de doença mental; Assistência de Enfermagem em Saúde Pública: Princípios do SUS (9º Conferência Nacional de Saúde); Imunização; Hanseníase; Tuberculose; PSF e PACS.

- CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
OBS: DEVE RESIDIR NO LOCAL ONDE VAI TRABALHAR
Conhecimento Específico:- Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil:- princípios básicos: eqüidade, universalidade, integralidade, regionalização, hierarquização.O Controle social no SUS:- Conselho e Conferências de Saúde;- outros espaços de participação.O processo saúde-doença:- influência das condições de vida: educação, cultura, lazer, emprego, moradia, saneamento e segurança; - o papel da família.Saúde da criança:- aspectos básicos do crescimento e desenvolvimento;- aleitamento materno - benefícios; - imunização (calendário de vacinas).Saúde da Mulher - cuidados básicos com a gravidez, o parto e puerpério; - planejamento familiar; - climatério;- prevenção do câncer de mama e de colo uterino.Saúde do Idoso:- doenças e agravos mais comuns; - cuidados básicos.Saúde do Adolescente: - aspectos educativos.Saneamento Básico: - abastecimento de água; - destino dos dejetos; - destino do lixo. Prevenção de Doenças Transmissíveis:- notificação;- medidas domiciliares de prevenção; - principais ocorrências em Campo Grande/MS. Saúde Bucal:- cuidados básicos; Atenção à pessoa prestadora de deficiência e ao paciente de saúde mental: - papel do agente de saúde. Animais domésticos: - cuidados básicos para a prevenção de zoonoses, em especial a Raiva e a Leishmaniose.

- CARGO: AUXILIAR DE CONSULTORIO DENTARIO - ACD
OBS: DEVE TER A FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICA DE ACD.
Conhecimento Específico: - Conhecimentos básicos das estruturas anatômicas da cabeça e pescoço, tecidos moles da cavidade bucal e demais componentes do aparelho estomatognático. - Conhecimento da fisiologia da mastigação e deglutição. - Reconhecimento da dentição permanente e temporária através da representação gráfica e numérica. -Características gerais e idade de irrupção dentária. - Morfologia da dentição. - Noções gerais de microbiologia. - Meios de proteção de infecção na prática odontológica. - Meios de contaminação de hepatite, Aids, tuberculose, sífilis e herpes. - Formação e colonização da placa bacteriana. - Higiene bucal: importância, definição e técnicas. - Doença periodontal: etiologia, classificação, características clínicas, epidemiologia, terapêutica básica e manutenção. - Cárie dental: etiologia, classificação, características clínicas, epidemiologia, terapêutica básica e manutenção, métodos de prevenção e identificação de grupos de risco. -Uso de fluoretos como medicamento em suas variadas formas e toxicologia. - Técnicas radiográficas intrabucais clássicas e suas variações. - Técnicas de afiação do instrumental periodontal. - Técnicas de isolamento do campo operatório. - Proteção do complexo dentina-polpa. - Técnicas de aplicação de materiais restauradores. - Técnicas de testes de vitalidade pulpar. - Conceitos de promoção de saúde. - Elaboração e aplicação de programas educativos em saúde bucal. - Conhecimento do funcionamento e manutenção do equipamento odontológico. - Reconhecimento e aplicação dos instrumentos odontológicos.

- CARGO: TÉCNICO AGRICOLA
Conhecimento Específico: As praticas agrícolas em Geral, o Cultivo do Milho e do Feijão, As Culturas Universal, o preparo da Terra, Defensivos Agrícolas, As culturas agrícolas da Mata, Agreste e do Sertão, As políticas Regionais para o Homem do Campo, Irrigação. Como Instrumento de Desenvolvimento do sertão.

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS
Conhecimento especifico: - Sistema Tributário Nacional: competência tributária: atribuições e limites. Tributos: espécies. Impostos federais, estaduais e municipais. Contribuições sociais. Taxas. Contribuições de melhoria. Legislação tributaria. Vigência e aplicação da legislação tributaria. Interpretação e integração da legislação tributaria. Obrigação tributaria: conceito e espécies. Obrigação tributaria principal e acessória. Natureza jurídica Fato gerador Sujeito ativo Sujeito passivo Responsabilidade Tributaria. Solidariedade e capacidade tributaria. Crédito tributário: conceito, constituição, suspenso, extinção, exclusão, garantias e privilégios. Isenção, imunidade e na incidência. Processo administrativo tributário. Execução fiscal contra a Fazenda Pública. Lei n. 6.404 e legislação complementar. Contabilidade Pública: Plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei nº 4.320/64. Contabilidade comercial: elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios fundamentais da contabilidade. Consolidação de demonstrações contábeis. Análise econômico-financeira. Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. Plano plurianual. Projeto de Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. Normas legais aplicáveis. SIDOR, SIAFI. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a Pagar. Despesas de exercícios anteriores. A conta única do Tesouro. Tomadas e prestações de contas. Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. Destinação de resultado. Imposto de renda de pessoa jurídica. IRRF. ICMS. Contribuição social sobre o lucro. PASEP. COFINS. Custos para avaliação de estoques. Custos para tomada de decisões. Sistemas de custos e informações gerenciais. Estudo da relação custo versus volume versus lucro. Matemática financeira. Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno.

CARGO: AUXILIAR DE CONTADORIA
Conhecimento especifico: - Sistema Tributário Nacional: competência tributária: atribuições e limites. Tributos: espécies. Impostos federais, estaduais e municipais. Contribuições sociais. Taxas. Contribuições de melhoria. Legislação tributaria. Vigência e aplicação da legislação tributaria. Interpretação e integração da legislação tributaria. Obrigação tributaria: conceito e espécies. Obrigação tributaria principal e acessória. Natureza jurídica Fato gerador Sujeito ativo Sujeito passivo Responsabilidade Tributaria. Solidariedade e capacidade tributaria. Crédito tributário: conceito, constituição, suspenso, extinção, exclusão, garantias e privilégios. Isenção, imunidade e na incidência. Processo administrativo tributário. Execução fiscal contra a Fazenda Pública. Lei n. 6.404 e legislação complementar. Contabilidade Pública: Plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei nº 4.320/64. Contabilidade comercial: elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios fundamentais da contabilidade. Consolidação de demonstrações contábeis. Análise econômico-financeira. Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. Plano plurianual. Projeto de Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. Normas legais aplicáveis. SIDOR, SIAFI. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a Pagar. Despesas de exercícios anteriores. A conta única do Tesouro. Tomadas e prestações de contas. Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. Destinação de resultado. Imposto de renda de pessoa jurídica. IRRF. ICMS. Contribuição social sobre o lucro. PASEP. COFINS. Custos para avaliação de estoques. Custos para tomada de decisões. Sistemas de custos e informações gerenciais. Estudo da relação custo versus volume versus lucro. Matemática financeira. Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno.

5- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO
CARGOS: AUXILIAR DE ENFERMAGEM/ATENDENTE RECEPCIONISTA/AGENTE SANITÁRIO/ATENDENTE DE SAÚDE/AGENTE DE ENDEMIAS/AGENTE DE EPIDEMIOLOGIA.

PORTUGUÊS (para todos os cargos de nível fundamental completo) Interpretação de texto - Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais Dígrafos; Divisão Silábica; Ortoepia; Prosódia; Ortografia; Acentuação. - Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras. - Sintaxe: Termos da Oração; Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação; - Semântica: A significação das palavras no texto; - Interpretação de Texto.

MATEMÁTICA (para todos os cargos de nível fundamental completo) - Conjunto dos Números Naturais (N): Operações: (adição /subtração /multiplicação /divisão/potenciação/radiciação) Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos divisores/primos/compostos/fatoração/divisibilidade, MMC/MDC. - Conjunto de números racionais (Q): Frações “ordinárias” e decimais; Operações: dição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação Simplificação; Ordem. - Conjunto de números inteiros relativos (Z); Propriedades/comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/potenciação/radiciação - Matemática Financeira: Razão/Proporção; Regra de três simples e composta; Porcentagem/juros. - Função polinomial real: Função do 1o e 2o graus; Equação do 1o e 2o graus; Inequações e sistemas do 1o grau. - Geometria plana: Ponto; Reta; Plano; Ângulos: Classificação/medida; Triângulos: Classificação; relações métricas; congruência; soma dos ângulos internos e externos; círculo/disco; Quadriláteros; Polígonos: classificação, cálculo de diagonais; Áreas. - Geometria Espacial: Corpos redondos; Poliedros; Volumes. - Estatística e Probabilidade: Noções.

ATUALIDADE: Caos na aviação aérea Brasileira; Acidente com o avião da Gol;Acidente no metro de SP; Terrorismo no mundo;Violência no RJ; Eleições de Prefeitos no Brasil e a próxima Eleição em 2010; Os investimentos do PAC; Crise do Petróleo entre Brasil e Bolívia; O Petróleo como base energética do desenvolvimento universal; As ultimas descobertas de petróleo no Brasil; Ações da Policia Federal Brasileira,Guerra no oriente médio; Política e economia nacional; violência, Jogos das eliminatórias para a copa do mundo; Jogos da libertadores. Jogos da copa Sul americana.

6- GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO
CARGOS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS/AUXILIAR DE PEDREIRO/ELETRICISTA/
                PEDREIRO/VIGILANTE.

PORTUGUÊS (Para todos os empregos públicos):
1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo.

MATEMÁTICA (para todos os empregos públicos): 1- Conjunto dos Números Naturais (N): Operações: (adição / subtração / multiplicação /divisão); Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos/ divisores/primos/divisibilidade, MMC/MDC. 2- Conjunto de números racionais (Q): Frações “ordinárias” e decimais; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão/ Simplificação. 3- Conjunto de números inteiros relativos (Z); Propriedades/comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão 4- Razão/Proporção e Regra de três simples.

 

ATUALIDADE: Caos na aviação aérea Brasileira; Acidente com o avião da Gol;Acidente no metro de SP; Terrorismo no mundo;Violência no RJ; Eleições de Prefeitos no Brasil e a próxima Eleição em 2010; Os investimentos do PAC; Crise do Petróleo entre Brasil e Bolívia; O Petróleo como base energética do desenvolvimento universal; As ultimas descobertas de petróleo no Brasil; Ações da Policia Federal Brasileira,Guerra no oriente médio; Política e economia nacional; violência, Jogos das eliminatórias para a copa do mundo; Jogos da libertadores. Jogos da copa Sul americana.

 

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

_____________________________
Pedro Freire de Carvalho
Prefeito

ANEXO III
Formulário para entrega dos documentos para Prova de Títulos.


CONCURSO:

 

NOME:

 

IDENTIDADE:

 

INSCRIÇÃO:

 

CÓD. CARGO

 

CARGO

 

Quadro de Pontuação da Avaliação de Títulos  e Comprovação de Experiência

Título de pós-graduação (não cumulativo)

Pontuação Título

Do candidato

Da Empresa

Trinta pontos (30,0) pontos para Curso de Pós-Doutorado, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada; “Strictu Sensu” ou Livre docência, reconhecida pelo MEC.

30,0

 

 

“Vinte e cinco pontos (25,0) para Curso de Doutorado “Strictu Sensu”, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada”; e reconhecido pelo MEC.

25,0

 

 

Vinte pontos (20,0) para Curso de Mestrado “Scrictu Sensu”, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada; e reconhecido pelo MEC.

20,0

 

 

Quinze pontos (15,0) para Cursos de Especialização “Latu  Sensu” que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovado com certificado oficial no ato de inscrição em cópia autenticada; e reconhecido pelo MEC

15,0

 

 

Dez pontos (10,0) para Cursos de Capacitação que somados perfaçam 360 (trezentos e sessenta) horas/Aulas, comprovados com certificados oficiais com respectivas cargas horárias de cada curso no ato de inscrição em cópias autenticadas;

10,0

 

 

 

Cinco pontos (5,0) para servidores, inclusos no Art. 19, Parágrafo 1º das disposições transitórias da Constituição Federal, comprovados no ato de inscrição com declaração original do órgão de recursos humanos da instituição pública onde você trabalha ou trabalhou, e que esteja regulamentado na Lei Orgânica do Município de Terra Nova PE;

 

5,0

 

 

NUMERO DE FOLHAS ENTREGUE: _______(_____________)
ENTREGUE POR: ____________________________________ RG: ______________
Assinatura do Candidato
Equipe de Avaliação ___________________________________________________
Obs: Entregar formulário em 3 (três) vias e documentos dentro de envelope A4
Numero de Títulos - 06
Soma das Notas_________________
Média dos Títulos________________

 

Terra Nova (PE), 31 de março de 2009.

_____________________________
Pedro Freire de Carvalho
Prefeito

ANEXO IV - CONCURSO PÚBLICO
FORMULÁRIO DE RECURSO

Para
O Presidente da Comissão do Concurso Publico  de Terra Nova - PE

 

Nº. de inscrição_________Nome_____________________________________________: ___________________________Cargo_______________________________________,

 

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

 

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO
CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA
CONTRA RESULTADO PROVA ESCRITA
CONTRA RESULTADO FINAL

Ref. Prova objetiva
Nº da questão:  ____________
Gabarito oficial: ________
Resposta Candidato: ___

Justificativa do candidato – Razões do Recurso

 

 

 

 

 

 

  

 

 Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: ____/____/____

 

Assinatura do candidato                                         Assinatura do Responsável p/ recebimento

ANEXO V
REQUERIMENTO – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Concurso Público: PREFEITURA MUNICIPA DE TERRA NOVA PE 
Nome do candidato:  
 Nº da inscrição: ______ Cargo: ______________________________________________
  
Vem REQUERER vaga especial como PESSOA COM DEFICIÊNCIA, apresentou  LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador: _________________________________________

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID ______________

Nome do Médico Responsável pelo laudo: _____________________________________

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

Dados especiais para aplicação das PROVAS: (marcar com X no local caso necessite de Prova Especial ou não, em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário).

(   ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL e/ou TRATAMENTO ESPECIAL

(   ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (Discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, junto a esse requerimento.

                                               Terra Nova,____/_____/2009.

 

________________________________________________
Assinatura do Candidato