A Prefeita Municipal de FERREIROS, no uso de suas atribuições legais faz saber que, para preenchimento de vagas do quadro de funcionários da prefeitura, será realizado:
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E PROVAS E TÍTULOS para os cargos constantes do Anexo I, e de acordo com o Conteúdo Programático constante do Anexo VI deste Edital.
CLÁUSULA I - DO CARGO PÚBLICO
1.1 - Os candidatos aprovados serão chamados a assumir os seus cargos na Prefeitura, de acordo com a classificação obtida e com as necessidades da Prefeitura, o qual reger-se-á pelos preceitos contidos no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Ferreiros (Lei Municipal nº 393/91), em conformidade com as Leis Municipais nºs. 500/97; 725/06 e 732/2007.
CLÁUSULA II - DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAR:
2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 12/04/2010 a 14/05/2010. Serão aceitas inscrições presenciais, por procurador ou pela internet no site www.acaplam.com.br, observados os seguintes requisitos:
2.1.1. PARA INSCRIÇÕES PRESENCIAIS OU POR PROCURADOR:
- dirigir-se ao posto de inscrição instalado na sede do CRAS, sito à Rua Imaculada Conceição, 25, Centro - FERREIROS/PE, e adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00 (cinco reais), juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;
- entregar o requerimento de inscrição assinado e devidamente preenchido, acompanhado de cópia de um documento de identificação e CPF anexados;
- quando da inscrição por procurador, anexar o respectivo Termo de Procuração e cópia legível de documento de identificação do procurador;
- efetivar o recolhimento da taxa de inscrição referente ao cargo escolhido, através do pagamento do boleto, até o último dia para inscrição (14/05/2010);
- as inscrições deverão acontecer entre os dias 12/04/2010 e 14/05/2010, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:30 horas.
2.1.2. PARA INSCRIÇÕES ON-LINE:
- fazer a solicitação de inscrição on-line no site www.acaplam.com.br;
- as inscrições deverão acontecer entre os dias 12/04/2010 a 14/05/2010 até as 23:59;
- realizar o pagamento da taxa de inscrição, correspondente ao cargo escolhido, através de quitação do boleto bancário que deverá ser impresso logo após o encerramento da solicitação e preenchimento da ficha de inscrição;
- verificar se sua solicitação de inscrição foi devidamente registrada no site. A Prefeitura Municipal de FERREIROS e a ACAPLAM não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida, por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados;
- os boletos bancários para inscrições on-line, poderão ser pagos até o dia 17/05/2010;
2.1.3. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS INSCRITOS NO CONCURSO ANTERIOR - ATENÇÃO
- o candidato que realizou inscrição para o concurso anterior, realizado no ano de 2006, e que quiser concorrer a vaga aberta neste NOVO concurso, deverá RATIFICAR sua inscrição, exclusivamente, de forma presencial ou por procurador, apresentando o comprovante de inscrição, ou uma DECLARAÇÃO emitida pela Prefeitura de Ferreiros comprovando a participação no concurso anterior;
- dirigir-se ao posto de inscrição instalado na sede do CRAS, sito à Rua Imaculada Conceição, 25, Centro - FERREIROS/PE, e adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00 (cinco reais), juntamente com a ficha de inscrição;
- entregar o requerimento de inscrição assinado e devidamente preenchido, acompanhado de cópia de um documento de identificação e CPF anexados; e do comprovante de inscrição, ou da DECLARAÇÃO emitida pela Prefeitura de Ferreiros comprovando a participação no concurso anterior (2006);
- quando da RATIFICAÇÃO por procurador, anexar o respectivo Termo de Procuração e cópia legível de documento de identificação do procurador;
- a ratificação da inscrição deverá acontecer de 12/04/2010 a 14/05/2010, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:30 horas.
- o candidato inscrito no concurso anterior (2006) que não comparecer para ratificar sua inscrição não será incluído na relação de inscritos do novo concurso, e será considerado DESISTENTE.
- não será permitido a troca de cargo para os candidatos inscritos no concurso anterior, com EXCEÇÃO para os candidatos inscritos ao antigo cargo de PARTEIRA, que foi extinto.
- as informações prestadas são de inteira responsabilidade do Candidato;
- os Candidatos inscritos no Concurso Anterior deverão se manter informados sobre todos os eventos do Novo Concurso, através do site: www.acaplam.com.br ou pelo telefone: (84) 3611.9200, no horário das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 horas de segunda a sexta-feira;
- os candidatos inscritos no concurso anterior (2006) são isentos do pagamento da taxa de inscrição.
2.1.4. O candidato ainda deverá verificar os seguintes requisitos:
- estar ciente que no ato da nomeação deverá estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar ciente que no ato da nomeação, se do sexo masculino, apresentar quitação com o serviço militar;
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- não pertencer a empresa organizadora do concurso;
- estar ciente que deverá contar, na data da nomeação, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
- estar ciente que deverá, possuir, na data da nomeação, a escolaridade mínima exigida para o cargo, e/ou habilitação legal equivalente, de acordo com o Anexo I deste edital;
- estar ciente que se candidato aos cargos de Assistente Social, Enfermeiro Ana Neri, Prof. de Ciências, Prof. de Ed. Física, Prof. de Geografia, Prof. de História, Prof. de Língua Inglesa, Prof. de Língua Portuguesa, Prof. de Matemática e Prof. Polivalente, serão submetidos à Prova de Títulos, de acordo com a Cláusula IX e de acordo com o Anexo II, deste edital;
- estar ciente que se candidato ao cargo de TRATORISTA, deverá possuir Carteira de Habilitação tipo "D", e será submetido a PROVA PRÁTICA, de acordo com a Cláusula X deste edital.
2.2. - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo a não realização do concurso por razões da Administração, cabendo assim a devolução dos valores pagos a título de taxa de inscrição pelos candidatos.
2.3 - Não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou.
2.4 - A inscrição, cujo pagamento não for creditado até o dia útil posterior ao último dia de inscrição, conforme o prazo estabelecido nos subitens 2.1 deste Edital, não serão aceitas.
2.5 - Não será aceito o pagamento da taxa de inscrição por meio de cheque.
2.6 - Não serão aceitos pagamentos de inscrição mediante depósito em caixa eletrônico "cash".
2.7 - Não serão aceitas entregas de requerimentos de inscrição fora do prazo estabelecido neste edital, mesmo que o candidato comprove pagamento. Essas inscrições serão consideradas inscrições fora de prazo;
2.8 - As informações contidas no requerimento de inscrição são de total responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Concurso/Banca Examinadora, a faculdade, e o direito de eliminá-lo do Concurso Público se o preenchimento for feito com dados emendados, rasurados ou incorretos, bem como se constatado posteriormente serem estas informações inverídicas.
2.9 - Não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.
2.10 - Não serão aceitas inscrições condicionais, via fax, via correio eletrônico ou fora do prazo.
2.11 - O candidato deverá manter a senha criada no ato da inscrição em seu poder para poder ter acesso aos demais atos do concurso público através do site www.acaplam.com.br. O esquecimento ou extravio da senha é de inteira responsabilidade do candidato, e só poderá ser recuperada se solicitada junto a ACAPLAM através do e-mail: concursos@acaplam.com.br, contendo as seguintes informações: nome completo, CPF, RG e Cargo a que concorre.
2.12 - Não serão fornecidas senhas por telefone ou outro meio de comunicação, salvo pela forma descrita no item anterior.
2.13 - A inscrição do candidato implicará no pleno conhecimento e inteira aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e suas retificações, em seus Anexos e Manual do Candidato, não admitindo-se alegações de não conhecimento das mesmas.
CLÁUSULA III - DO CONCURSO:
3.1. - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
3.2. - O prazo de que trata a Cláusula 3.1. não gera para os aprovados no concurso o direito de exigir sua nomeação automática, e sim, o direito de nele ser empossado dentro do prazo de sua vigência.
3.3. - O concurso será realizado pela ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA.
CLÁUSULA IV - DA PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO:
4.1. - O Candidato no ato da inscrição deverá adquirir o Manual do candidato (caso faça inscrição presencial ou por procurador) no posto de inscrição. Sendo a inscrição on-line, o Edital do concurso estará disponível na internet na página www.acaplam.com.br.
4.2 - As informações referentes ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), código e nome do cargo para o qual deseja concorrer à vaga, tipo de vaga escolhida pelo candidato (vaga geral ou vaga reservada para portadores de deficiência), estarão disponíveis à partir de 31/05/2010, no Quadro de Avisos da Prefeitura, sendo ainda divulgado, no site www.acaplam.com.br.
4.3. O cartão de inscrição, impresso por processamento de dados, será entregue entre os dias 31/05/2010 e 02/06/2010 das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas, para as inscrições realizadas de forma presencial ou por procurador, na sede do CRAS, sito à Rua Imaculada Conceição, 25, Centro - FERREIROS/PE. A entrega será feita mediante a apresentação do comprovante de inscrição. Os cartões de inscrição, também, estarão disponíveis no site www.acaplam.com.br para as inscrições on-line e presenciais, a partir de 31/05/2010 até o dia 12/06/2010.
4.3.1 - Os candidatos que realizaram as inscrições presenciais ou por procurador e não possuírem senha de cadastro no site da ACAPLAM, deverão informar o seu CPF (apenas os números), e repeti-lo no campo SENHA para ter acesso ao seu cartão de inscrição on-line.
4.4 - Caso o candidato não tenha sua inscrição confirmada, deverá entrar em contato com a empresa organizadora do concurso, vencedora do certame licitatório ACAPLAM, fone: (84) 3611- 9200 no horário de 9h ás 17h (horário local), impreterivelmente até o dia 08/06/2010. As solicitações de inscrição que por qualquer motivo não sejam entregues nas datas previstas, não serão aceitas em datas posteriores, ficando o pretenso candidato fora do Concurso Público.
4.5. O Cartão de inscrição conterá, além do número de matrícula, nome completo, número do documento usado na inscrição e o local onde o candidato prestará exames.
4.6. - O candidato só poderá fazer a prova no local determinado no cartão de inscrição, exceto os casos previstos nos itens 5.15, 5.16 e 14.15 das Disposições Finais.
CLÁUSULA V - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
5.1.- Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, e a elas serão reservadas as vagas constantes do Anexo I deste Edital de Concurso Público, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298 de 20/12/99; onde ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas de cada cargo, para candidatos portadores de deficiência,
5.2 - O candidato portador de deficiência que atribuir uma prioridade de escolha para um cargo que não dispõe de vagas reservadas para os portadores de deficiência, passará a concorrer às vagas de ampla concorrência deste cargo.
5.3 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição na Ficha de Inscrição e anexar LAUDO MÉDICO ou ATESTADO MÉDICO que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.
5.4. - Caso o candidato não anexe o LAUDO MÉDICO ou ATESTADO MÉDICO, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição;
5.5 - Os candidatos que realizarem sua inscrição on-line, deverão enviar seu LAUDO MÉDICO ou ATESTADO MÉDICO via SEDEX ou SEDEX COM AR, dentro do período estipulado para as inscrições (12/04/2010 a 14/05/2010), para a ACAPLAM no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova - Natal/RN, CEP: 59.075-740. Não receberemos documentos enviados de outra forma que não a especificada acima.
5.6 - É vedado o condicionamento da investidura do candidato no cargo à compatibilidade da sua deficiência com as atribuições do cargo para o qual foi aprovado.
5.7 - Após a aprovação em concurso público, os candidatos com deficiência física aprovados deverão submeter-se à perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo ou emprego.
5.8 - A perícia será realizada por Banca Médica especialmente designada pelo Município de FERREIROS, devendo o laudo ser proferido no prazo máximo de cinco (05) dias contados do respectivo exame.
5.9 - A avaliação, no sentido de estar o candidato apto ou não ao exercício do cargo, deverá ser fundamentada com clareza.
5.10 - A decisão final da Banca Médica Examinadora será soberana e definitiva.
5.11 - As vagas reservadas a portadores de deficiência que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no Concurso Público, por contraindicação na perícia médica ou por outro motivo, serão preenchidas pelos demais aprovados, observada a ordem de classificação.
5.12. - Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate, indo, neste caso, para a lista geral.
5.13. - Caso se constate um outro tipo de deficiência, que não contemplada no Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ele não terá o direito de figurar na lista especial, concorrendo às vagas gerais.
5.14 - O candidato, cuja deficiência for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado, não cabendo qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.
5.15. - O candidato deficiente que precisar de condições diferenciadas para a realização das provas no dia do concurso, deverá informar a comissão organizadora do concurso, no ato da inscrição, a fim de que sejam viabilizadas as suas necessidades, sendo vedado alterações posteriores, de acordo com o Anexo V (Requerimento de Solicitação de Condições Especiais) deste Edital. Em qualquer caso deverá ser juntado Laudo emitido por especialista da área de sua deficiência.
5.16. - O candidato deficiente que necessitar de prova especial adaptada a sua deficiência deverá solicitar no ato de inscrição, a fim de que sejam tomadas as devidas providências, sendo vedado alterações posteriores, de acordo com o Anexo V (Requerimento de Solicitação de Condições Especiais) deste Edital.
5.17 - As condições especiais solicitadas pelo candidato para o dia da prova serão analisadas e atendidas, segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado do atendimento ou não de sua solicitação quando da Confirmação da Inscrição.
CLÁUSULA VI - DAS PROVAS
6.1. - As provas escritas serão realizadas no dia 13/06/2010 a partir das 08:30 horas, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de FERREIROS e no site: www.acaplam.com.br.
6.2 - Caso haja grande número de inscritos e não haja local suficiente para a aplicação das provas (prédios e carteiras), estas poderão ser realizadas em dois horários, de modo que, o mesmo cargo não será dividido nos dois horários e sim realizado no mesmo horário. Ou ainda, poderão ser realizadas em Cidades circunvizinhas à FERREIROS, ou ainda, em datas diferentes à determinada neste Edital.
6.3 - Caso ocorra o descrito no subitem anterior, o mesmo será normatizado através de Edital próprio e sua divulgação acontecerá nos seguintes meios: Quadros de avisos da Prefeitura Municipal de FERREIROS, no Diário Oficial do Estado e no site: www.acaplam.com.br.
6.4 - É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.
6.5 - As provas terão duração de 3 (três) horas a contar do início dos seus trabalhos.
6.6 - O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar as provas com antecedência de 01 (uma) hora do horário previsto para o fechamento dos portões de acesso ao local de prova, munido de: caneta esferográfica em tinta azul ou preta, cartão de inscrição e do documento de identificação com foto original, referenciado no cartão de inscrição.
6.7 - Não serão aceitos documentos fotocopiados, mesmo que estejam autenticados. Em caso de perda dos documentos, será necessário a apresentação e entrega de BO (Boletim de Ocorrência) expedido por Delegacia de Polícia.
6.8 - Os candidatos que não cumprirem as exigências dos itens 6.6 e 6.7 ou que chegarem após o horário determinado para o fechamento dos portões de acesso (08:30 horas) não serão aceitos nos locais das provas. E de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.
6.9 - As provas estarão em envelope lacrado, até o momento do início dos trabalhos, quando o fiscal competente pela sala o abrirá e entregará as provas ao candidato que deve guardá-la até autorização verbal do fiscal para o início.
6.10 - O candidato não deve abrir o Caderno de Prova, preencher ou fazer qualquer atividade que não esteja autorizada na Capa do Caderno ou pelo fiscal, sob pena de advertência verbal e até o impedimento da sua participação no Concurso Público, até que todos os candidatos da sala tenham recebido seu caderno de provas.
6.11 - O fiscal não está autorizado a tirar quaisquer dúvidas do caderno de provas do candidato ou mesmo fazer quaisquer alterações nos conteúdos dos mesmos. Cabendo-lhe apenas passar todas as informações necessárias, que também devem estar contidas ou no manual do candidato ou no caderno de prova. O fiscal é encarregado de manter a ordem e o silêncio em sala.
6.12 - O fiscal terá autorização explícita da Comissão Geral do Concurso para advertir ou recolher a prova do candidato que perturbar o bom andamento das atividades do Concurso Público.
6.13 - Os candidatos só poderão retirar-se do recinto das provas após 1 (Uma) hora, contada a partir do seu efetivo início.
6.14 - Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo somente liberados quando todos as tiverem concluído, e após assinatura de ata.
6.15 - Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao fiscal: a folha de respostas e o caderno de prova. Só será permitido ao candidato sair do local de prova portando seu caderno de provas após 2:00 (duas horas) do início dos trabalhos.
6.16 - Não será permitida a permanência de nenhum candidato, após o término de sua prova, nem qualquer aglomeração nos corredores ou nos arredores do prédio de prova.
6.17 - O candidato que não satisfizer as exigências dos subitens 6.13, 6.14, 6.15, 6.16, terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso.
6.18 - As provas escritas, para todas as categorias (com exceção dos cargos de Nível Fundamental Incompleto), valerão máximo 10 (dez) pontos e sua formulação será feita em razão de cada categoria, composta de 40 (quarenta) questões. Cada questão terá valor de 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) ponto.
6.19 - As provas escritas, para os cargos de Nível Fundamental Incompleto, valerão máximo 10 (dez) pontos e sua formulação será composta de 20 (vinte) questões. Cada questão terá valor de 0,50 (zero vírgula cinquenta) ponto.
6.20. - Na folha de resposta não poderá haver rasuras.
6.21. - A folha de resposta que por ventura tenha sido rasurada, não poderá ser substituída, salvo por erro do fiscal, ou por falha de impressão. Cada uma das questões de múltipla escolha terá 5 alternativas das quais uma e somente uma é a correta, para todos os cargos. Serão consideradas marcações discordantes com o gabarito e consequentemente consideradas nulas, as questões:
a. De múltipla escolha e numéricas não assinaladas;
b. De múltipla escolha que contenham mais de uma resposta assinalada;
c. Que contenham rasuras, ainda que legíveis;
d. Numéricas marcadas mais de uma vez na mesma coluna;
e. Ilegíveis.
6.22 - Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.acaplam.com.br, no dia 14/06/2010.
6.23. - O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial das provas, afixado na sede da Prefeitura Municipal, disporá de até 48 horas após sua divulgação. Não será aceito recurso por via eletrônica ou por fax, assim como recurso interposto por procurador. Os recursos deverão seguir as regras constantes da Cláusula XI deste Edital de Concurso Público.
CLÁUSULA VII - DA CLASSIFICAÇÃO:
7.1. - Será desclassificado o candidato que não obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova escrita. Todas as questões terão o mesmo peso.
7.2 - O primeiro critério de desempate para todas as categorias, segue o definido pela Lei Federal nº 10.741/2003, art. 27, parágrafo Único, que diz que: "O primeiro critério para desempate em concursos públicos deve ser a idade, tendo preferência o mais idoso (quando houver candidatos com 60 anos ou mais)".
7.3. - Persistindo o empate na prova escrita, será melhor classificado o candidato que:
- Estando concorrendo para os cargos de Assistente Social; Enfermeiro Ana Neri; Prof. de Ciências; Prof. de Ed. Física; Prof. de Geografia; Prof. de História; Prof. de Língua Inglesa; Prof. de Língua Portuguesa; Prof. de Matemática; Aux. de Enfermagem; e Téc. em Enfermagem, obtenha o maior número de pontos nas questões específicas. Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade civil.
- Estando concorrendo para o cargo de Professor Polivalente, obtenha o maior número de pontos nas questões de Didática Geral. Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade .
- Estando concorrendo para os cargos de Motorista Cat. "B"; Motorista Cat. "C"; Motorista Cat. "D"; Eletricista de Auto; e Auxiliar de Mecânico, obtenha o maior número de pontos nas questões de Português. Persistindo, ainda o empate, será melhor classificado o candidato que obtenha o maior número de pontos nas questões Específicas. E, por último, ainda persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade civil.
- Estando concorrendo para os cargos de Agente Administrativo; Assistente Administrativo; Fiscal Geral; Almoxarife; Pintor; ASG; Gari; Merendeira; Tratorista e Vigilante, obtenha o maior número de pontos nas questões de Português. Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade civil.
CLÁUSULA VIII - DO RESULTADO DAS PROVAS ESCRITAS:
8.1. - O resultado preliminar da prova escrita do Concurso será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal e na internet na página www.acaplam.com.br, até o dia 12/07/2010.
8.2. - Na relação dos aprovados, constarão duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive o dos que possuem deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos;
8.3. - O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova escrita, disporá de até 48 horas após sua divulgação. Não será aceito recurso por via eletrônica ou por fax. Os recursos deverão seguir as regras constantes da Cláusula XI deste Edital de Concurso Público.
8.4 - Havendo recurso procedente será publicado um novo resultado da Prova Escrita do concurso.
CLÁUSULA IX - DA PROVA DE TÍTULOS:
9.1. - Os candidatos aos cargos de Assistente Social, Enfermeiro Ana Neri, Prof. de Ciências, Prof. de Ed. Física, Prof. de Geografia, Prof. de História, Prof. de Língua Inglesa, Prof. de Língua Portuguesa, Prof. de Matemática e Prof. Polivalente, aprovados na prova escrita, serão submetidos a prova de títulos de caráter meramente classificatório.
9.2. - A entrega dos títulos será realizada entre os dias 19/07/2010 a 21/07/2010 na Prefeitura Municipal de FERREIROS, sito a Av. Francisco Freire da Silva, 32, Centro, FERREIROS/PE, ou ainda, serem enviados para a ACAPLAM no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova - Natal/RN, CEP: 59.075-740, via SEDEX ou SEDEX COM AR, pelos CORREIOS, com data de postagem máxima de 21/07/2010, não sendo permitida a juntada ou substituição de quaisquer documentos, a posteriore. Não serão considerados os documentos enviados de outra forma que não a especificada acima.
9.2.1 - Apenas os candidatos APROVADOS na prova escrita, classificados em ordem decrescente do total de pontos, dentro de 5 (cinco) vezes o número de vagas de cada cargo, considerando-se os empates na última posição, conforme Resultado Oficial Preliminar, divulgado em 12/07/2010, de acordo com o Calendário de Eventos, deverão enviar seus títulos. Os títulos enviados pelos candidatos aprovados ALÉM DESTE LIMITE de 5 (cinco) vezes o número de vagas do cargo, serão desconsiderados pela Banca Examinadora.
9.3. - A verificação e a pontuação final da Prova de Títulos serão executadas pela empresa ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA.
9.4. - Serão considerados os títulos discriminados no Anexo II deste Edital (Tabela de Títulos).
9.5. - Na avaliação da Prova de Títulos, será considerado o de maior valor, descartado o processo cumulativo. (Obs: Considera-se cumulação de títulos no caso do candidato possuir, por exemplo, Doutorado, Mestrado, Especialização na mesma linha de pensamento, mesmo objeto de estudo, o qual nestes casos será considerado apenas o de maior pontuação).
9.6. - Os diplomas, certificados e outros comprovantes de conclusão de cursos, inclusive de mestrado e doutorado, serão considerados apenas quando expedidos por instituição de ensino superior pública ou reconhecida e observadas as normas que lhes regem a validade, dentre as quais, ser for o caso, as pertinentes ao respectivo registro.
9.7. - Não serão considerados, para fins de pontuação, protocolos dos documentos, os quais deverão ser apresentados em cópias reprográficas autenticadas por tabelião de notas ou por servidor público do município de FERREIROS, que deverá conter carimbo (com nome legível e matrícula do servidor) e a assinatura do mesmo.
9.8 - O candidato que não encaminhar os títulos no prazo estipulado neste edital receberá nota 0 (zero) na avaliação de títulos.
9.8.1 - As cópias dos documentos encaminhadas para a Avaliação de Títulos fora do prazo estabelecido no item 9.2 deste Edital não serão analisadas.
9.8.2 - Apenas serão analisados os títulos postados conforme estabelecido no item 9.2, e recebidos pela Banca Examinadora até a data limite de 29/07/2010.
9.8.3 - A Prefeitura Municipal de FERREIROS e a ACAPLAM não se responsabilizam por atraso de entrega dos CORREIOS assim como greves ou paralisações, seja qual for o motivo.
9.9 - Não valerão como títulos, os diplomas de formação específica na área concorrida pelo candidato, assim como aqueles essenciais para o provimento do cargo.
9.10 - Somente serão aceitos os títulos apresentados nos quais constem o início e o término do período declarado, assim como a carga horária, quando for o caso.
9.11 - Para a comprovação de títulos, o candidato deverá apresentar a Comissão Geral do Concurso os documentos comprobatórios registrados em cartório (autenticados) ou autenticados por servidor público da Prefeitura Municipal de FERREIROS, com carimbo contendo Nome completo, Cargo e Matrícula, em envelope lacrado preenchido externamente com o nome, número de inscrição, identidade, cargo, código do cargo, listagem dos documentos contidos e assinatura do candidato (conforme Anexo IV - formulário modelo).
9.12 - Documentos entregues de maneira diferente da especificada no item anterior serão desconsiderados.
9.13 - Deverá ser entregue apenas uma única cópia autenticada em cartório de cada título apresentado, a qual não será devolvida em hipótese alguma.
9.14. - Ao candidato que não entregar os títulos obtidos devidamente autenticados, será atribuída a nota ZERO na Prova de Títulos.
9.15. - Somente serão avaliados os títulos que estiverem de acordo com o especificado neste Edital.
9.16 - A Nota da Prova de Títulos será calculada de acordo com a fórmula abaixo:
Nota da Prova de Títulos = (Pontuação do candidato/Pontuação do candidato que obteve Máxima Pontuação)*10
9.17 - A Nota Final Classificatória será calculada a partir da fórmula abaixo:
Nota Final Classificatória = 0,8 * Nota da Prova escrita + 0,2 * Nota da Prova de Títulos.
9.18 - O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado classificatório após a análise da Prova de Títulos, disporá de até 48 horas após sua divulgação. Não será aceito recurso por via eletrônica ou por fax. Os recursos deverão seguir as regras constantes da Cláusula XI deste Edital de Concurso Público.
CLÁUSULA X - DA PROVA PRÁTICA:
10.1. - Os candidatos ao cargo de TRATORISTA, aprovados na prova escrita, serão submetidos à prova prática de caráter eliminatório, que visa avaliar a capacidade, atenção e percepção dos candidatos no trato das questões ligadas à sua categoria profissional, a habilidade no manuseio de equipamentos, bem como o conhecimento de normas de segurança no trabalho.
10.2. - Os candidatos aprovados na Prova Escrita para o cargo de Tratorista deverão comparecer no dia 25/07/2010, às 08:30 da manhã, de acordo com o Calendário de Eventos (Anexo VII) deste Edital, em local a ser definido.
10.3. - Será considerado eliminado automaticamente na prova prática e, consequentemente, eliminado do concurso público o candidato que não comparecer para a realização da referida prova. Não haverá segunda chamada para a Prova Prática por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.
10.4 - A Prova Prática será realizada em Área Restrita, a ser definido em edital específico de convocação, após a divulgação do Resultado Preliminar da prova escrita.
10.5 - A Prova Prática valerá 10 (dez) pontos e será classificado o candidato que obtiver, no mínimo, 5 (cinco) pontos. O candidato será considerado eliminado ou classificado na Prova Prática.
10.6 - A Prova Prática será avaliada em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se o seguinte:
10.6.1. - Checagem da Máquina - Pré-uso
a) |
Estrutura da Máquina - Lataria, Chassi, Pneus e Material Rodante |
b) |
Vazamentos |
c) |
Peças |
d) |
Conchas, Borda Cortante, Dentes e Escarificadores |
e) |
Faróis, Faroletes, Luz de ré, Luzes de Freio, Lanternas Indicativas de Direção e Retrovisores |
10.6.2. - Checagem dos níveis da Máquina
a) |
Nível do Óleo do Motor |
b) |
Nível do Óleo da Transmissão |
c) |
Nível do Óleo do Hidráulico |
d) |
Nível do Óleo do Freio |
e) |
Nível da Água do Sistema de Arrefecimento |
10.6.3. - Identificação e Checagem do Painel de Instrumentos da Máquina
a) |
Indicador da temperatura da água do motor |
b) |
Indicador da pressão do óleo do motor |
c) |
Indicador da temperatura da transmissão |
d) |
Indicador de pressão da transmissão |
e) |
Indicador da carga da bateria |
f) |
Indicador do nível de combustível |
g) |
Indicador da pressão do freio |
h) |
Indicador da temperatura do óleo hidráulico |
10.6.4. - Checagem de Comandos
a) |
Alavancas do Freio de Estacionamento |
b) |
Alavancas do Comando Hidráulico da Concha |
c) |
Alavancas do Comando de reversão |
d) |
Alavancas do Comando da Transmissão |
e) |
Pedais do Freio / Neutralizador |
f) |
Botão de Buzina |
10.6.5. - Procedimentos de Partida
a) |
Transmissão em Neutro |
b) |
Freio de Estacionamento Aplicado |
c) |
Concha baixa no solo |
d) |
Acionamento da Chave de Partida |
e) |
Aquecimento do Motor |
f) |
Checagem do Painel |
10.6.6. - Teste de Operação
a) |
Escavação |
b) |
Carga |
c) |
Transporte |
d) |
Descarga |
e) |
Retorno |
f) |
Estacionamento |
10.6.7. - Procedimento de Parada
a) |
Transmissão em Neutro |
b) |
Freio em estacionamento aplicado |
c) |
Concha no solo |
d) |
Arrefecimento do Motor |
10.7. - Cada letra relacionada nos subitens de 10.6.1 a 10.6.7, vale 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) ponto.
10.8. - Para submeter-se à Prova Prática, o candidato deverá apresentar ao examinador a Carteira Nacional de Habilitação tipo "D", não sendo aceitos protocolos ou declarações.
10.9. - Demais informações a respeito da Prova Prática constarão de edital específico de convocação para essa fase.
CLÁUSULA XI - DOS RECURSOS:
11.1 - No caso da Prova Objetiva Escrita, admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões ou falhas de impressão que comprometam o pronto entendimento da solicitação da questão, desde que devidamente fundamentado e instruído com material bibliográfico, este recurso poderá ser interposto nos dias 15 e 16 de junho de 2010.
11.1.1 - O recurso deverá apresentar as seguintes especificações:
a) Folhas separadas para cada questão;
b) Argumentação devidamente fundamentada, comprovando as alegações com citações de legislação, artigos, livros, jornais, Juntando, sempre que possível cópia dos documentos citados;
c) Capa contendo nome, número de inscrição e assinatura do candidato;
d) Datilografados ou digitados em formulário próprio, de acordo com o modelo definido no Anexo V deste edital.
11.1.2 - O candidato deverá entregar três cópias idênticas de recursos (original e duas cópias), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.
11.1.3 - Recurso intempestivo e inconsistente, em formulário diferente do exigido e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital será indeferido.
11.1.4 - Qualquer recurso interposto fora do prazo especificado no subitem 11.1, será liminarmente indeferido.
11.1.5 - O desrespeito a qualquer uma das instruções acima, assim como, à Banca Examinadora, resultará no indeferimento do recurso.
11.2 - Consideram-se mal formuladas as questões que apresentarem mais de uma resposta certa ou que tenham incidido em equívoco grosseiro de elaboração.
11.3 - Os pontos relativos às questões que porventura venham a ser anuladas, em revisão, são assegurados aos candidatos.
11.4 - Julgados os recursos, se necessário, será divulgado um novo gabarito oficial com as correções pertinentes.
11.5 - Os recursos sobre o Resultado Preliminar da Prova Escrita e sobre o Resultado Preliminar da Prova de Títulos deverão ser apresentados, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da publicação dos mesmos, datilografados ou digitados em formulário próprio, de acordo com o modelo definido no Anexo V deste edital, no período de 13 a 14 de Julho de 2010, e de 03 a 04 de Agosto de 2010, respectivamente.
11.6 - Após julgados os recursos, e após o resultado da Prova Prática será divulgado o Resultado Oficial Definitivo com as correções pertinentes, caso necessário.
11.7 - Não serão aceitos recursos por meio eletrônico ou por fax.
11.8 - Os recursos deverão ser interpostos no protocolo da Prefeitura Municipal de FERREIROS, no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h (horário local), ou enviado via SEDEX ou SEDEX COM AR para a ACAPLAM no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova - Natal/RN, CEP: 59.075-740. Não serão considerados os documentos enviados de outra forma que não as especificadas acima.
11.9 - As respostas aos recursos serão publicadas e divulgadas no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no site www.acaplam.com.br (Área do candidato - use seu CPF e senha).
CLÁUSULA XII - DA HOMOLOGAÇÃO:
12.1. - O resultado oficial final do concurso, encerradas todas as etapas, será divulgado no máximo até o dia 16/08/2010 no saguão da Prefeitura, na Câmara Municipal e no site www.acaplam.com.br. A homologação final do concurso será publicada no Diário Oficial do Estado, após a Prova de Títulos e Provas Práticas e após apreciação de todos os recursos a que se referem os itens 6.23, 8.3, 9.18 e a Cláusula XI deste Edital.
12.2. - A relação será elaborada na ordem decrescente do somatório de pontos obtidos pelos concorrentes.
12.3. - A homologação do concurso se dará após encerradas todas as etapas do certame.
CLÁUSULA XIII - DA NOMEAÇÃO:
13.1. - Classificados os candidatos aprovados e homologado o Concurso às nomeações serão feitas de conformidade com o previsto no Regime Jurídico dos Servidores Municipais, observados os requisitos colocados no item 2.1 e Anexo I.
13.2. - Os candidatos aprovados e nomeados deverão cumprir as atribuições constantes do Anexo III deste Edital.
13.3. - Na convocação e lotação dos candidatos portadores de deficiência será observado o critério da proporcionalidade. No momento da nomeação, serão chamados, alternada e proporcionalmente os candidatos das duas listas, prosseguindo-se até a caducidade do concurso.
13.4. - Os documentos necessários para o ingresso no serviço público, inclusive a comprovação de idade mínima e da escolaridade, exigida no Anexo I deste edital, deverão ser apresentados no ato do provimento sob pena do candidato perder sua classificação.
13.5. - No ato da nomeação será exigido do candidato aprovado uma declaração de que não tem outro vínculo com o serviço público da administração direta ou indireta, em qualquer dos seus segmentos, conforme disposto na Constituição Federal, salvo os casos previstos em Lei.
13.6. - Se o candidato não aceitar sua convocação para o cargo a que concorreu, será considerado desistente, sendo reconhecida a sua desclassificação.
13.7. - Será excluído, por ato da empresa responsável, o candidato que: declarar na ficha de inscrição qualquer informação não condizente com a sua realidade; durante a realização das provas for flagrado se comunicando verbalmente ou de outra forma com outro candidato, contrariando as normas do presente edital.
13.8 - Será excluído do processo nomeatório, por ato da Prefeitura Municipal, o candidato que após o exame médico não apresentar condições de saúde adequadas para exercer as suas funções.
13.9 - O candidato que não preencher os requisitos legais exigidos para a posse, será preterido em favor de outro, cuja classificação lhe seja imediatamente inferior.
13.10 - Os candidatos aprovados serão nomeados em caráter efetivo, submetendo-se a avaliação especial de desempenho em estágio probatório de 03 (três) anos, os quais serão regidos pelo Regime Estatutário.
CLÁUSULA XIV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
14.1. - Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo a não realização do concurso por razões da Administração, cabendo assim a devolução dos valores pagos a título de taxa de inscrição pelos candidatos.
14.2 - Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data ou em horário diferentes dos divulgados nos cartões de inscrição do candidato e nos Editais próprios.
14.3 - Não serão dadas, informações por telefone sobre datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais publicados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de FERREIROS, e no site: www.acaplam.com.br.
14.4 - Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).
14.5 - Certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, CPF, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados; NÃO serão aceitos como documentos de identificação.
14.6 - Havendo impossibilidade de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.
14.7 - Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento. Portanto, o candidato que não cumprir as exigências do item 14.4, não poderá realizar a prova e será automaticamente eliminado do concurso.
14.8 - Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:
a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais;
b) For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;
c) Tentar ou entrar portando qualquer tipo de arma, ainda que considerada "branca".
d) Utilizar-se de régua de cálculo, máquinas calculadoras ou similar, livros, dicionários, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, apostilas, telefone celular, ipods, pagers, gravador, receptor, radiocomunicador, notebooks ou qualquer outro material nos locais de realização das provas.
e) Se comunicar com outro candidato;
f) Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes e/ou outros candidatos;
g) Recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
h) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
i) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;
j) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;
k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
l) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer estágio do concurso público;
m) Haja feito, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata, quanto a aspecto relevante à sua participação neste concurso ou em outro promovido por esta prefeitura ou realizado pela mesma organizadora;
n) Se, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos
14.9 - Caso o candidato leve alguma arma e/ou algum aparelho eletrônico, estes deverão ser recolhidos e ficarão sob a guarda da Coordenação do Concurso. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.
14.10 - Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.
14.11 - O Candidato que porventura sentir-se mal durante a realização das provas, poderá interrompê-las até que se restabeleça, no próprio local de realização das provas. Caso o candidato tenha que ser removido para outro local ou não se restabeleça em tempo hábil para terminar sua prova dentro do horário estabelecido, estará eliminado do concurso.
14.12 - E estritamente proibida a entrada de pessoas estranhas ao Concurso nos locais de aplicação das provas.
14.13 - Não será permitida a permanência do candidato na sala de prova portando: bonés, óculos escuros, ou qualquer material não necessário à fiel execução das provas.
14.14. - Não há limite de idade para participar do presente concurso
14.15. - As candidatas que tiverem a necessidade de amamentar no dia da prova, deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente do local de prova da candidata. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, não tendo a candidata neste momento a companhia do acompanhante, além de não ser dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo perdido com a amamentação. A não presença de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.
14.16. - Os candidatos aprovados serão regidos pelo contido no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Ferreiros (Lei Municipal nº 393/91), em conformidade com as Leis Municipais ns. 500/97; 725/06 e 732/2007.
14.17. - Para qualquer informação dirigir-se à Comissão do Concurso Público na sede da Prefeitura Municipal, no site www.acaplam.com.br ou a sede da empresa organizadora à Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova - Natal/RN.
14.18. - O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 (Setenta reais) para os cargos de Assistente Social; Enfermeiro Ana Neri; Prof. de Ciências; Prof. de Ed. Física; Prof. de Geografia; Prof. de História; Prof. de Língua Inglesa; Prof. de Língua Portuguesa; Prof. de Matemática; de R$ 60,00 (Sessenta reais) para os cargos de Professor Polivalente; Aux. de Enfermagem; Téc. em Enfermagem; Agente Administrativo; Assistente Administrativo; Fiscal Geral; de R$ 50,00 (Cinquenta reais) para os cargos de Almoxarife; Motorista "B"; Motorista "C"; Motorista "D"; Eletricista de Auto; Aux. de Mecânico; Pintor; ASG; Gari; Merendeira; Tratorista; e Vigilante.
14.19. - Para dirimir os casos omissos no presente edital a empresa organizadora terá amplos poderes.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FERREIROS,
Em, 19 de Março de 2010
MARIA CELMA VELOSO DA SILVA
Prefeita Municipal
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS POR FUNÇÃO
Função |
Escolaridade mínima exigida |
Vagas Gerais |
Vaga p/ Portadores Deficiências |
Total de Vagas |
Salário Base |
Carga Horária Semanal |
Assistente Social |
Grad. Serviço Social + reg. conselho |
01 |
00 |
01 |
1.000,00 |
40 hs |
Enfermeiro Ana Neri |
Grad. Enfermagem + reg. COREN |
01 |
01 |
02 |
800,00 |
40 hs |
Professor de Ciências |
Licenciatura em Ciências / Biologia |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. de Ed. Física |
Licenciatura em Educação Física |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. de Geografia |
Licenciatura em Geografia |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. de História |
Licenciatura em História |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. Língua Inglesa |
Lic. em Letras c/ habilit. em Inglês |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. L. Portuguesa |
Lic. Letras c/hab. em Português |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Prof. de Matemática |
Licenciatura em Matemática |
01 |
01 |
02 |
686,24 |
30 hs |
Professor Polivalente |
Magistério ou Normal Médio ou Normal Superior |
28 |
02 |
30 |
591,58 |
30 hs |
Aux. de Enfermagem |
Curso de Auxiliar de Enfermagem |
09 |
01 |
10 |
510,00 |
40 hs |
Téc. em Enfermagem |
Curso de Técnico em Enfermagem |
04 |
01 |
05 |
510,00 |
40 hs |
Ag. Administrativo |
Nível Médio |
28 |
02 |
30 |
510,00 |
40 hs |
Assist. Administrativo |
Nível Médio |
28 |
02 |
30 |
510,00 |
40 hs |
Fiscal Geral |
Nível Médio |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Almoxarife |
Curso Fundamental Completo |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Motorista - Cat. "B" |
Fund. Incompleto + CND cat. "B" |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Motorista - Cat. "C" |
Fund. Incompleto + CND cat. "C" |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Motorista - Cat. "D" |
Fund. Incompleto + CND cat. "D" |
05 |
01 |
06 |
510,00 |
40 hs |
Eletricista de Auto |
Fundamental Incompleto + Curso profissionalizante na área |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Auxiliar de Mecânico |
Fundamental Incompleto + Curso profissionalizante na área |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Pintor |
Fund. Incompleto |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Aux. de Serv. Gerais |
Fund. Incompleto |
47 |
03 |
50 |
510,00 |
40 hs |
Gari |
Fund. Incompleto |
33 |
02 |
35 |
510,00 |
40 hs |
Merendeira |
Fund. Incompleto |
19 |
01 |
20 |
510,00 |
40 hs |
Tratorista |
Fund. Incompleto + CND cat. "D" |
01 |
01 |
02 |
510,00 |
40 hs |
Vigilante |
Fund. Incompleto |
09 |
01 |
10 |
510,00 |
40 hs |
TOTAL |
227 |
32 |
259 |
|
|
ANEXO II
TABELA DE TÍTULOS
ESPECIFICAÇÃO DE CURSO OU TÍTULO |
PONTUAÇÃO UNITÁRIA |
MÁXIMA PONTUAÇÃO PERMITIDA |
COMPROVANTES EXIGIDOS |
a) Título de Doutor em área específica a que concorre |
10,0 por título |
10,0 |
Diploma devidamente registrado, ou declaração/certificado de conclusão de curso devidamente reconhecido, acompanhado do respectivo Histórico Escolar. |
b) Título de Mestre em área específica a que concorre. |
5,0 por título |
5,0 |
|
c) Título em curso de especialização na área específica a que concorre, com no mínimo, 3 60 horas. |
3,0 por título |
6,0 |
Declaração ou certificado de conclusão de curso devidamente reconhecido, acompanhado do respectivo Histórico Escolar. |
d) Título em curso de especialização na área específica a que concorre, com no mínimo, 160 horas |
2,0 por curso |
4,0 |
Certificado ou declaração assinada pelo órgão ou empresa responsável pelo curso, devidamente reconhecido |
e) Título em curso de extensão, formação ou aperfeiçoamento na área específica a que concorre, com mais de 80 horas. |
1,0 por curso |
2,0 |
Certificado ou declaração assinada pelo órgão ou empresa responsável pelo curso, devidamente reconhecido |
ANEXO III
ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO
CARGOS |
ATRIBUIÇÕES DO CARGO |
Assistente Social |
Efetuar levantamento de dados para identificar problemas sociais de grupos específicos de pessoas; elaborara projetos e programas na área de assistência social; coordenar programas, projetos e serviços sociais cuja operacionalização seja de responsabilidade do governo municipal; coordenar e/ou participar de campanhas educativas; monitorar e avaliar os programas e serviços na área de assistência social desenvolvidas por entidades não-governamentais. Responsabilizar-se pela triagem socioeconômica dos postulantes a benefícios e serviços de natureza assistencial; realizar estudos de situações familiares e emitir pareceres sociais; facilitar o acesso dos excluídos a benefícios e serviços através de articulações com diferentes recursos sociais, encaminhando os serviços e ou orientação aos usuários; executar outras atividades afins. |
Enfermeiro Ana Neri |
Dirigir, organizar, planejar, executar e avaliar atividades de assistência de enfermagem individual e/ou em equipe de saúde, usando para isso processos de rotina e/ou especifico, para prover a recuperação individual e coletiva. Realizar também atividades de educação sanitária da população assistida, fazendo a prescrição e/ou administrando medicamentos preestabelecidos, bem como aplicar medidas em função do controle sistemático das doenças e infecções em hospitais. |
Professor de Ciências |
Planejar, organizar e ministrar aulas no ensino fundamental II e ensino supletivo; participar de elaboração de currículos e escolhas de livros didáticos a serem adotados; manter a disciplina na sala de aula; aplicar testes ou provas para verificação e aproveitamento dos alunos; exercer a coordenação de cursos e supervisão escolar; orientar os alunos em atividades culturais e de pesquisa; elaborar pesquisas pedagógicas; participar de bancas examinadoras para seleção de docente; executar outras atividades compatíveis com as atribuições do cargo. |
Professor Polivalente |
Exercício da docência em classes da educação infantil e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental I e de atividades técnico-pedagógicas que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de educação de jovens e adultos em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes à recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena, formula, executa e avalia a política educacional; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivencias curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja, executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, proposta, programas e políticas educacionais; participa na escolha do livro didático; articula atividades interescolares; emite parecer técnico; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas; executa outras atividades correlatas. |
Aux. de Enfermagem |
Realizar tarefas auxiliares nas unidades de assistência médica, odontologia e fisioterapia; preparar doentes para exames de diagnóstico; realizar curativos; aplicar injeções; medir pressão arterial; esterilizar ou supervisionar a esterilização de instrumentos; efetuar a revelação de radiografias; fazer controle de temperatura dos pacientes; revisar o preenchimento de fichas e laudos dos exames; fazer imobilizações simples; exercer outras atividades compatíveis com o cargo. |
Tec. em Enfermagem |
Desempenham atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestam assistência ao paciente, atuando sob supervisão de Enfermeiro Ana Neri; desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizam ambiente de trabalho, dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos; comunicam-se com pacientes e familiares e com a equipe de saúde. |
Agente Administrativo |
Realizar as tarefas especificas de apoio às chefias em assuntos de ordem administrativas; chefiar seções administrativas; coordenar, orientar e controlar tarefas especificas de sua responsabilidade; executar tarefas de conferencia; organizar processos; elaborar relatórios de atividades; proceder registros relativos às ações de administração de pessoal, material e patrimônio; elaborar relações de despesas e pedidos de material; organizar prestação de contas; prestar informações sobre processos; exercer outras atividades compatíveis com o cargo. |
Assistente Administrativo |
Realizar atividades de apoio à administração da entidade onde está lotado, sob a orientação, supervisão e avaliação do chefe imediato. |
Fiscal Geral |
Realizar a fiscalização geral na área urbana e/ou rural no âmbito do município procedendo a emissão de autuação (quando comprovada a irregularidade), pareceres em relação a descumprimentos do plano diretor da cidade, ou do código de obras e a formação de processos, quando se tratar de casos que requeiram ação específica. |
Almoxarife |
Manter sob sua guarda todos os materiais existentes no almoxarifado; despachar materiais solicitados pelos departamentos da Prefeitura de Ferreiros; fazer o controle físico dos materiais; solicitar a reposição daqueles materiais que estiverem com seus estoques baixos; fazer relatórios prestando contas dos materiais despachados e seus respectivos destinos; alimentar sistema computacional com as movimentações de entrada e saída de materiais; manter o local de trabalho limpo e em perfeito estado de arrumação; executar outras tarefas compatíveis com o cargo. |
Motorista - Cat. "B" |
Dirigir veículos transportando cargas ou passageiros, conduzindo-os conforme necessidade do setor de trabalho, observando as normas de trânsito e operando os equipamentos inerentes ao veículo. |
Eletricista de Auto |
Realizar a manutenção da parte elétrica de veículos pertencentes à Prefeitura de Ferreiros; fazer reparos; troca de lâmpadas e fusíveis; apresentar lista de materiais necessários à manutenção preventiva e corretiva dos veículos ao chefe imediato; manter equipamentos e o local de trabalho limpo; apresentar relatório sobre serviços realizados e a realizar; executar outras tarefas compatíveis com o cargo. |
Auxiliar de Mecânico |
Realizar a manutenção em veículos pertencentes à Prefeitura de Ferreiros; fazer reparos; auxiliar o mecânico em suas atividades; cooperar para que as tarefas sejam realizadas com eficiência; fazer a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos; executar outras tarefas compatíveis com o cargo. |
Pintor |
Executar serviços de pintura lisa, a pistola, a trincha, a esponja, a vaporizador, com tintas à base de óleo, esmalte, verniz, cal, laca e outras; emassar paredes, móveis e vidros; executar tratamento anticorrosivo de estruturas metálicas, restaurar pinturas; executar trabalhos de induntagem de peças metálicas; trabalhar em pinturas de pontes, prédios, interiores, aparelhos, móveis, peças metálicas e de madeira; operar com equipamentos de pintura para a realização de trabalhos que apresentem grandes dificuldades; organizar especificações para o preparo de tintas, vernizes e outros materiais; executar trabalhos que requeiram habilidades e técnicas especiais; executar, orientado por instruções, desenhos ou croquis; executar pintura de vitrais, decorativa e mostradores, e outras peças de instrumentos diversos; executar outras atribuições afins. |
Auxiliar de Serv. Gerais |
Realizar a limpeza e conservação das instituições e equipamentos dos prédios onde funcionam as unidades da Câmara Municipal; executar eventuais mandados; servir café e água; carregar e descarregar móveis, equipamentos e utensílios; executar outras atividades compatíveis com o cargo. |
Gari |
Executar a limpeza pública das ruas, parques e outros lugares públicos, varrendo-os e coletando os detritos acumulados, em função de manter estes locais em condições higiênicas e transitáveis. |
Merendeira |
Preparar e distribuir a merenda escolar para os estudantes das escolas municipais, preparar alimentos para os postos de saúde e prédio da prefeitura; responsabilizar-se pelo estoque de merenda existente; manter limpas e conservadas, as cozinhas e locais de armazenamentos e acondicionamentos de produtos alimentícios em perfeitas condições de higiene; seguir adequadamente as orientações do cardápio; exercer outras atividades correlatas determinadas pelo chefe imediato. |
Tratorista |
Conduzir tratores providos ou não de implementos diversos, como carretas, lâminas e máquinas varredoras ou pavimentadoras, dirigindo-os e operando o mecanismo de tração ou impulsão, para movimentar cargas e executar operações de limpeza, terraplenagem ou similares. |
Vigilante |
Garantir a vigilância da instituição, fazendo a ronda em suas dependências internas e externas, estando atento à entrada e saída de pessoas ou bens, em função de evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança. |
ANEXO IV
FORMULÁRIO PARA ENTREGA DA PROVA DE TÍTULOS.
PROVA DE TÍTULOS – RELAÇÃO E RECIBO DE ENTREGA
Prezados Senhores membros da Comissão Geral do Concurso,
Nome do candidato |
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Nº INSCRIÇÃO |
n˚ do RG |
Nº CPF |
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Cargo |
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ENTREGAR: EM MÃOS ( ) |
VIA POSTAL: |
SEDEX ( ) |
SEDEX COM AR ( ) |
TÍTULOS APRESENTADOS: |
QUANTIDADE |
OBSERVAÇÕES: |
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FERREIROS, _____ de _________________ de 2010
___________________
Assinatura do Candidato
RECEBEDOR:
DATA: _____/______/2010
___________________
Assinatura do Funcionário
ANEXO V - REQUERIMENTOS
INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA OS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS.
(Primeira Parte)
REQUERIMENTO
Prezados Senhores membros da Comissão Geral do Concurso, ______________________________________________, R.G. nº.__________________, CPF nº. ____________________, inscrito neste concurso público sob o número ________________, como candidato ao cargo de ________________________, constante do referido Edital 001/2010, solicito revisão dos seguintes itens:
[_] Dos gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas e Questões, conforme especificações a seguir.
FERREIROS, _____ de _____________________ de 2010.
___________________
Assinatura do Candidato
Atenção:
O candidato deverá observar todas as informações constantes no Edital.
Contra gabarito oficial preliminar da prova escrita objetiva e contra Questões da Prova
Número da Questão [_]
Gabarito [_]
Resposta do Candidato [_]
JUSTIFICATIVAS
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR OFICIAL OU DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (para os Cargos que permitem a Prova de Títulos)
(Primeira Parte)
REQUERIMENTO
Prezados Senhores membros da Comissão Geral do Concurso, ______________________________________________, R.G. nº. __________________, CPF nº. ____________________, inscrito neste concurso público sob o número ________________, como candidato ao cargo de ________________________, constante do referido Edital 001/2010, solicito revisão dos seguintes itens:
[_] Do resultado Preliminar Oficial.
[_] Do resultado da Prova de Títulos.
Ferreiros, _____ de _____________________ de 2010.
___________________
Assinatura do Candidato
RECURSOS
[_] Contra o resultado preliminar da prova escrita
[_] Contra o resultado preliminar da avaliação de Títulos
JUSTIFICATIVA
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS
REQUERIMENTO
Prezados Senhores membros da Comissão Geral do Concurso, ______________________________________________, R.G. nº. __________________, CPF nº. ____________________, inscrito neste concurso público como candidato ao cargo de ________________________, de acordo com os subitens 5.15, 5.16 e 14.15, requeiro:
NECESSIDADES |
SOLICITAÇÕES |
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Necessidades Físicas |
Sala térrea (dificuldade de locomoção) |
[_] |
Necessidades Visuais (cego ou pessoa com baixa visão |
Auxílio na leitura da prova (ledor) |
[_] |
Necessidades Auditivas (perda total ou parcial da audição) |
Leitura labial |
[_] |
FERREIROS, ____ de _______________ de 2010.
___________________
Assinatura do Candidato
ANEXO VI - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR:
Assistente Social; Enfermeiro Ana Neri
1ª PARTE - PROGRAMAS ESPECÍFICOS: - 28 questões
01 - ASSISTENTE SOCIAL
1. O Serviço Social, as Políticas Sociais e a questão dos Direitos Sociais no contexto da Reforma do Estado brasileiro.
1.1. A contrarreforma do Estado e as Políticas Sociais no Brasil na contemporaneidade.
1.2. A questão dos direitos sociais no sistema de seguridade social: previdência, assistência e saúde.
1.3. A Reestruturação das políticas sociais no Brasil e as novas formas de regulação Social.
1.4. O lugar ocupado pelo Serviço Social na implementação das Políticas Sociais no contexto da descentralização e municipalização: a gestão social e participativa.
1.5. A política de assistência social como política de proteção social e o SUAS.
2. A questão social no cenário contemporâneo, as diferentes expressões concretas na sociedade brasileira e a sua centralidade no Serviço Social.
2.1. Metamorfoses da questão social nos meandros das relações entre o Estado e a Sociedade no Brasil contemporâneo.
2.2. Pobreza, exclusão social e subalternidade: expressões concretas da Questão Social no Brasil contemporâneo.
2.3. A questão social como base fundante do trabalho do assistente social.
3. O projeto ético-político profissional, os espaços ocupacionais e o trabalho profissional do Assistente Social no contexto da reestruturação do capital e da lógica neoliberal em defesa dos direitos sociais.
3.1. As dimensões éticas e políticas do projeto profissional.
3.2. O projeto profissional e as estratégias para fazer frente às diferentes expressões da Questão Social.
3.3. O assistente social como trabalhador coletivo: o trabalho profissional, demandas e requisições que exigem competência teórica, metodológica, ética, política, técnica e operativa no fazer profissional na defesa dos direitos sociais.
3.4. A legislação social e o trabalho profissional, instrumento sociojurídico e legal na efetivação e defesa dos direitos sociais.
02 - ENFERMEIRO ANA NERI
Processo Histórico da Enfermagem; Ética e Bioética; Legislação Profissional de enfermagem e Políticas Públicas de Saúde (SUS, NOB's, saneamento básico); Enfermagem em Saúde Coletiva; Semiologia e Semiotécnica; Saúde Integral da Criança e do Adolescente; Saúde Integral da Mulher; Saúde Coletiva; Saúde Integral do Adulto e do Idoso; Clínicas médicas parte geral e específica; Assistência e Intervenções de Enfermagem em clínicas cirúrgica; Enfermagem Psiquiátrica; Administração Aplicada à Enfermagem: Administração da Assistência de Enfermagem em Rede Básica de Saúde e Hospitalar: Geral e em situações de urgências e emergências, aplicação dos processos de trabalho, SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem); Saúde integral do Usuário das Unidades de Maior Complexidade; Enfermagem em Doenças Transmissíveis; Saúde Coletiva; Gerenciamento dos resíduos de Serviços de Saúde; Normas de segurança em saúde; Saúde pública- PSF, PACS, Programas de Saúde do Ministério da Saúde, Imunização - rede frios, Esquemas de vacinação, Infecção Hospitalar; Vigilância Epidemiológica Geral- notificação, Indicadores de saúde
2ª PARTE - PORTUGUÊS NÍVEL SUPERIOR: (Para todos os cargos de Nível Superior acima) - 12 questões
1 - Interpretação de texto
2 - Ortografia
3 - Acentuação gráfica
4 - Pontuação
5 - Morfologia
6 - Sintaxe
7 - Emprego da Crase
8 - Concordância Verbal e Nominal
9 - Regência Verbal e Nominal
10- Estilística
CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - EDUCAÇÃO:
Prof. de Ciências; Prof. de Educação Física; Prof. de Geografia; Prof. de História; Prof. de Língua Inglesa; Prof. de Língua Portuguesa; Prof. de Matemática
1ª PARTE - PROGRAMAS ESPECÍFICOS: - 28 questões
01 - PROFESSOR DE CIÊNCIAS
1. Citologia: A água e os sais minerais / Glicídios e lipídios / Proteínas / Vitaminas / Visão geral da célula / Membrana plasmática / Citosol, centríolos e ribossomos / Sistema de endomembranas / Mitocôndrias / Fotossíntese / Núcleo / Ácidos nucleicos / Divisão celular
2. Histologia: Tecidos epitelial, conjuntivo, hematopoético, imunitário, muscular e nervoso.
3. Classificação dos seres vivos
4. Vírus, bactérias, protozoários, algas unicelulares e fungos.
5. Reino vegetal.
6. Reino animal.
7. Anatomia e fisiologia comparada dos animais
8. Genética.
9. Evolução.
10.Ecologia.
02 - PROF. DE ED. FÍSICA
1 - Propósitos e Objetivos da Educação Física;
2 - Por que Medir?
3 - História da Medição;
4 - Aptidão Motora Geral, Índices de Classificação;
5 - Teste de Habilidade Motora;
6 - Educabilidade Motora.
7 - O Sistema de Formação e Treinamento Esportivo;
8 - O desenvolvimento das Capacidades Inerentes ao Rendimento Esportivo;
9 - Conceitos e Perspectivas da Aprendizagem Motora;
10- A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira;
11- Domínios do Comportamento humano e o movimento;
12- Organismo como sistema: Abordagem fisiológica do movimento humano;
13- Crescimento físico e desenvolvimento fisiológico: base de sustentação da atividade motora;
14- O processo do desenvolvimento motor;
15- Desenvolvimento hierárquico de habilidades e o processo de aprendizagem motora e suas implicações na Educação Física Escolar;
16- Desenvolvimento cognitivo e afetivo-social e suas implicações na educação física escolar;
17- Caracterização da área da Educação Física;
18- Objetivos gerais e conteúdos de Educação Física para o ensino fundamental;
19- Critérios de Avaliação;
20- A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a Cultura Corporal;
21- Metodologia do Ensino da Educação Física: Questão da Organização do conhecimento e sua abordagem metodológica;
22- Avaliação do processo Ensino-aprendizagem em Educação Física.
23- Dimensões sociais do esporte;
24- Educação Física e esportes no Brasil;
25- As ecologias da Educação Física e do esporte no futuro;
26- Consciência corporal e dimensionamento do futuro;
27- Perspectivas na visão da corporeidade.
28- Perspectivas na Formação Profissional.
29- Perspectivas na Educação Física Escolar.
03 - PROFESSOR DE GEOGRAFIA
1. A ocupação do espaço brasileiro.
2. Formação da Sociedade Brasileira.
3. Dinâmica climática e paisagens vegetais no Brasil e no mundo.
4. Crescimento populacional no Brasil e no mundo.
5. Transição demográfica.
6. Teorias demográficas: Malthusianismo, neomalthusianismo e reformistas.
7. A questão energética no mundo atual e no Brasil.
8. Fontes alternativas de energia.
9. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.
10. A indústria no mundo atual.
11. A indústria no Brasil.
12. Tendências da agricultura mundial e políticas agrícolas no mundo desenvolvido.
13. Espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil.
14. Urbanização no Brasil e no mundo.
15. Problemas ambientais urbanos.
16. A revolução informacional no espaço geográfico: o meio tecnocientífico-informacional, os tecnopólos, tecnopólos brasileiros.
17. Contexto histórico e geopolítico do mundo atual: capitalismo e espaço geográfico, período entre guerras, geopolítica da guerra fria, geopolítica do mundo atual.
18. Economia, trabalho e sociedade.
19. Movimentos populacionais.
20. Conflitos étnicos, separalismo e terrorismo.
21. O Brasil no mundo globalizado: Abertura econômica, comércio externo, acordos econômicos e regionalização interna.
04 - PROFESSOR DE HISTÓRIA
HISTÓRIA DO BRASIL
1. Pré-história brasileira
2. Colônia: administração colonial, sistema de capitanias hereditárias, governo geral, pacto colonial, ciclos (cana-de-açúcar, ouro, pecuária, drogas do sertão), invasões (holandesas e francesas), o Brasil sob o domínio espanhol, entradas e bandeiras, revoltas nativistas e separatistas, a crise do sistema colonial, a vinda da corte portuguesa ao Brasil, o governo de D. João, a volta da família real para Portugal, processo de independência, a sociedade colonial.
3. Império: primeiro reinado, período regencial, segundo reinado, crise do império.
4. República: consolidação da República, a República da Espada, a República Velha, a economia na República, as lutas populares do período, crise da República, revolução de 1930, tenentismo, República Nova, República populista, regime militar, Brasil contemporâneo.
HISTÓRIA GERAL
1. Pré-história
2. Antiga: primeiras civilizações (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Persas, Cretenses), civilizações clássicas (Grécia e Roma), civilizações da América pré-colombiana, civilizações orientais (China, Japão e Índia).
3. Idade Média: reinos bárbaros, os árabes, origens do feudalismo, sistema feudal de produção, sociedade feudal, império Bizantino, império Carolíngio, as Cruzadas, a Igreja Medieval, renascimento comercial e urbano, as monarquias nacionais (França, Inglaterra, Itália, Sacro Império Romano-Germânico, Portugal e Espanha), crise do feudalismo.
4. Moderna: desagregação do feudalismo e origens do capitalismo, etapas do capitalismo, mercantilismo, Renascimento, Reforma e Contrarreforma, absolutismo, Iluminismo, Revolução Francesa, império napoleônico, revolução industrial.
5. Contemporânea: capitalismo industrial, imperialismo, neocolonialismo, I Guerra Mundial, revolução Russa de 1917, o período entre guerras, II Guerra Mundial, guerra fria, descolonização da Ásia e da África, os conflitos no Oriente Médio, crise do bloco socialista, blocos econômicos, atualidades.
05 - PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
1. Texts Comprehension
2. Personal Pronouns
3. Possessive Adjectives and Pronouns
4. TO BE ( present tense / past tense )
5. Articles
6. Plural of Nouns
7. Present Continuous Tense / Past Continuous Tense
8. Simple Past Tense
9. Simple Present Tense
10. Simple Future Tense
11. Prepositions
12. Reflexive Pronouns
13. Comparatives and Superlatives
14. Genitive Case
15. Present Perfect Tense / Past Perfect Tense
16. Anomalous Verbs
17. Question Tags
18. Conditional Sentences
19. Relative Pronouns
20. Reported Speech
21. Passive Voice
22. Indefinite Pronouns
23. Countable and Uncountable Nouns
06 - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. Interpretação de texto
2. Parônimos / Homônimos
3. Fonologia e Ortografia
4. Acentuação gráfica
5. Pontuação
6. Morfologia
7. Sintaxe
8. Emprego da Crase
9. Concordância Verbal e Nominal
10. Regência Verbal e Nominal
11. Estilística
12. Literatura Brasileira
13. Gêneros Textuais
07 - PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos: União, Intersecção, Diferença e Complementar. / Número de Elementos da União de Conjuntos. / Conjunto Numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais e Complexos). / Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. / Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. / Regra de Três Simples e Composta. / Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. / Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. / Sequências, Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas. / Relações e Funções. / Produto Cartesiano. / Função Injetora, Sobrejetora, Bijetora, Par, Ímpar, Crescente e Decrescente. / Função Composta e Função Inversa. / Função de Primeiro Grau. / Função de Segundo Grau. / Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Matrizes: Operações e Propriedades. / Determinantes. / Resolução e Discussão de um Sistema Linear. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Geometria Espacial. / Retas e Planos no Espaço. / Princípio de Cavalieri. / Prisma, Pirâmide, Cilindro, Cone e Esfera. / Área e Volume dos Sólidos. / Geometria Analítica. / Coordenadas Cartesianas. / Distância entre Dois Pontos, Distância de um Ponto a uma Reta. / Equações da Reta, Ângulo entre Duas Retas, Retas Paralelas, Retas Perpendiculares. / Equações da Circunferência. / Equações da Elipse, Hipérbole e Parábola. / Análise Combinatória. / Princípio Fundamental da Contagem. / Arranjo, Permutação e Combinação, Casos Simples e com Repetição. / Triângulo de Pascal e Binômio de Newton. / Probabilidade, Espaço Amostral, Resultados Igualmente Prováveis. / Probabilidade Condicional. / Polinômios. / Operações com Polinômios. / Fatoração e Raízes de um Polinômio. / Relações entre Raízes e Coeficientes de um Polinômio. / Pesquisa de Raízes Racionais. / Raízes Complexas Conjugadas. / Noções de Lógica. / Noções de Estatística (Média, Mediana, Moda, Variância, Desvio Padrão, Distribuição Normal).
2ª PARTE - DIDÁTICA GERAL: (Para todos os cargos de Nível Superior - EDUCAÇÃO) -
12 questões
1 - A didática como prática educativa;
2 - Didática e democratização do ensino;
3 - O processo ensino-aprendizagem;
4 - Planejamento, métodos e avaliação mediadora;
5 - Recursos didáticos e sua utilização no ensino;
6 - Saberes necessários à prática educativa;
7 - O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.
PROFESSOR POLIVALENTE -Séries Iniciais do Ens. fundamental
1ª PARTE - DIDÁTICA GERAL - Específica para Professor Polivalente - 20 questões
1 - A didática como prática educativa;
2 - didática e democratização do ensino;
3 - o processo ensino-aprendizagem;
4 - planejamento, métodos e avaliação mediadora;
5 - recursos didáticos e sua utilização no ensino;
6 - saberes necessários à prática educativa.
2ª PARTE - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS- Específica para Prof. Polivalente - 20 questões
1 -PROGRAMA D E DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura: importância no ensino fundamental; a produção oral e escrita; ortografia; acentuação e pontuação; o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental. Projetos de trabalho.
2 -PROGRAMA DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA:
O conhecimento matemático: características; o papel da Matemática no ensino fundamental; Matemática e os Temas transversais; aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental; objetivos, conteúdos e avaliação em Matemática; orientações didáticas para ensinar Matemática. Projetos de trabalho.
3 -PROGRAMA DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA:
A história no ensino fundamental; ensino e aprendizagem de História no primeiro e no segundo ciclos; objetivos de História no primeiro e no segundo ciclos; conteúdos de História no ensino fundamental; orientações didáticas gerais para o ensino e a aprendizagem no ensino de História; conhecimento geográfico; características e importância social; critérios de avaliação de História no ensino fundamental.
4 -PROGRAMA D E DIDÁTICA DA GEOGRAFIA:
Conhecimento geográfico: importância social; aprender e ensinar geografia na Educação Básica; orientações didáticas para a aprendizagem da Geografia; blocos temáticos e conteúdos no ensino de Geografia.
5 -PROGRAMA DE DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS :
Aprender e ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental; objetivos e conteúdos de Ciências no ensino fundamental; critérios de avaliação de Ciências para o primeiro e o segundo ciclos; orientações didáticas no ensino de Ciências; projetos.
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO-TÉCNICO:
Auxiliar de Enfermagem; Técnico em Enfermagem
1ª PARTE - PROGRAMAS ESPECÍFICOS: - 28 questões
01 - AUX. DE ENFERMAGEM
Procedimentos técnicos relacionados com a satisfação das necessidades de conforto e segurança do paciente: Limpeza da unidade, Higiene do paciente, Massagem de conforto, Posições para exames, transporte do paciente, Assistência ao doente em fase terminal. Procedimentos técnicos no auxílio ao diagnóstico e tratamentos diversos: Sinais vitais, coleta de materiais para exames, Medicação: cálculo, vias, diluições, dosagens. Insulinoterapia. Processo cicatricial e técnicas de curativos e bandagens. Crioterapia e termoterapia. Cuidados de Enfermagem em procedimentos técnicos específicos: Drenagem postural. Nebulização, Inalação, tapotagem, Oxigenoterapia. Aspiração de secreções, Sondagens, Manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar. Atuação do Auxiliar na prevenção e controle da infecção hospitalar. Conceitos de assepsia e antissepsia, Esterilização - métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Assistência de Enfermagem na unidade cirúrgica. Assistência ao paciente no pré-operatório, assistência ao paciente no transoperatório, circulação da sala de cirurgia, assistência ao paciente na recuperação pós-anéstésica. Atuação do Auxiliar nas emergências: Controle nas hemorragias, Queimaduras, Imobilizações, Medidas de ressuscitação, Envenenamentos, Insuficiência Respiratória, Assistência pré natal e ginecológica a nível ambulatorial: Atribuições do auxiliar no pré-natal, Complicações da gravidez: sinais e sintomas, medidas e ações na Prevenção do câncer cérvico-uterino, de mama e próstata. Planejamento familiar. Assistência ao trabalho de parto: Períodos de dilatação, expulsão e delivramento. Complicações do parto - sinais e sintomas, Assistência à puérpera do parto normal e cesariano. Complicações do puerpério - sinais e sintomas: Assistência à criança, Primeiros cuidados ao recém-nascido na sala de parto, Admissão do recém-nascido no berçário, medidas antropomédicas, Hidratação, Amamentação, Registros, Assistência à criança doente. Saúde Pública: Organização dos serviços de saúde no Brasil - SUS: princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária.
02 - TÉCNICO EM ENFERMAGEM
1. Legislação de Enfermagem, ética e bioética; Instituição de saúde; Assistência de Enfermagem na Saúde Coletiva do adulto e da família; Primeiros Socorros; Assistência de Enfermagem no processo de administração de medicamentos; Assistência de Enfermagem nos Cuidados Gerais prestados ao recém-nascido adolescente e adulto no seu ciclo da vida; Assistência de Enfermagem ao adulto (Homem e Mulher)no estado clinico e no estado cirúrgico; Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher e no ciclo grávido-puerperal; Assistência de Enfermagem em Saúde Mental e sua legislação atual; Assistência de Enfermagem ao Idoso; Saúde Pública: Organização dos serviços de saúde e políticas públicas no Brasil - SUS: princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Noções de administração de Enfermagem conforme legislação de enfermagem nas equipes de enfermagem e de saúde.
2ª PARTE - PORTUGUÊS NÍVEL MÉDIO-TÉCNICO:
Médio Técnico) - 12 questões
1 - Interpretação de texto
2 - Parônimos / Homônimos
3 - Fonologia e Ortografia
4 - Acentuação gráfica
5 - Pontuação
6 - Morfologia
7 - Sintaxe
8 - Concordância Verbal e Nominal
9 - Emprego da Crase
10 - Regência Verbal e Nominal
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO + Conhecimentos de Informática:
Agente Administrativo; e Assistente Administrativo
1ª PARTE - PORTUGUÊS: - 20 questões
1 - Interpretação de texto
2 - Parônimos / Homônimos
3 - Fonologia e Ortografia
4 - Acentuação gráfica
5 - Pontuação
6 - Morfologia
7 - Sintaxe
8 - Concordância Verbal e Nominal
9 - Emprego da Crase
10 - Regência Verbal e Nominal
2ª PARTE - Conhecimentos de Informática: - 12 questões
- Avaliação de conhecimento de uso do sistema operacional Windows.
- Avaliação de conhecimento de uso dos programas Word, Excel, PowerPoint e Access (integrantes do pacote Office da Microsoft).
3ª PARTE - MATEMÁTICA: - 08 questões
Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos. / Conjuntos Numéricos./ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. /Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. /Regra de Três Simples e Composta. /Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. /Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. /Relações e Funções. /Função de Primeiro Grau. / Sistemas com duas variáveis. / Função de Segundo Grau. / Problemas do 2º grau./ Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Área e Volume dos Sólidos.
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO + Conhecimentos Tributários:
FISCAL GERAL
1ª PARTE - PORTUGUÊS: - 20 questões
1 - Interpretação de texto
2 - Parônimos / Homônimos
3 - Fonologia e Ortografia
4 - Acentuação gráfica
5 - Pontuação
6 - Morfologia
7 - Sintaxe
8 - Concordância Verbal e Nominal
9 - Emprego da Crase
10 - Regência Verbal e Nominal
2ª PARTE - Conhecimentos Tributários: - 12 questões
1 - Tributos;
2 - Lançamentos tributários;
3 - Créditos tributários.
3ª PARTE - MATEMÁTICA: - 08 questões
Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos. / Conjuntos Numéricos./ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. /Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. /Regra de Três Simples e Composta. /Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. /Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. /Relações e Funções. /Função de Primeiro Grau. / Sistemas com duas variáveis. / Função de Segundo Grau. / Problemas do 2º grau./ Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Área e Volume dos Sólidos.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL II:
Almoxarife
1ª PARTE - PORTUGUÊS - NÍVEL FUNDAMENTAL II: - 20 questões
1 - Interpretação de texto
2 - Fonologia e Ortografia
3 - Acentuação gráfica
4 - Pontuação
5 - Morfologia
6 - Sintaxe
7 - Concordância Verbal e Nominal
8 - Emprego da Crase
2ª PARTE - MATEMÁTICA - NÍVEL FUNDAMENTAL II: - 20 questões
Conjuntos e Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum; Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais; Regra de Três Simples; Porcentagem; Juros Simples; Produtos Notáveis; Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Relações e Funções; Sistemas com duas variáveis; Função de Primeiro Grau; Função de Segundo Grau; Equações e Inequações; Problemas do 1º grau; Problemas do 2º grau; Trigonometria; Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras; Geometria Plana; Relações Métricas em Triângulos e na Circunferência; Área das Figuras Planas; Área e Volume dos Sólidos; Medidas de Volume e de Massa.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL I + CONHECIMENTOS DE TRÂNSITO:
Motorista "B"; Motorista "C"; Motorista "D"
1ª PARTE - PORTUGUÊS - NÍVEL FUNDAMENTAL I: - 10 questões
- Interpretação de texto
- Separação silábica
- Fonologia e Ortografia
- Acentuação gráfica
- Morfologia
2ª PARTE - Conhecimentos de Código de Trânsito: - 05 questões
1 - Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade, Composição, Competências.
2 - Educação para o Trânsito.
3 - Noções de Direção Defensiva.
4 - Uso correto do veículo.
5 - Normas Gerais de Circulação e Conduta.
6 - Sinalização de Trânsito.
7 - Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares.
8 - Habilitação: requisitos aprendizagem, exames, permissão para dirigir, categorias.
9 - Primeiros Socorros.
10 - Proteção do meio ambiente.
11 - Cidadania.
12 - Noções de mecânica básica de autos.
13 - Operação da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito.
14 - Infrações, Penalidades e Multas.
15 - Medidas Administrativas.
16 - Processo Administrativo.
17 - Crimes de Trânsito.
3ª PARTE - MATEMÁTICA - NÍVEL FUNDAMENTAL I: - 05 questões
1 - Conjuntos dos números naturais;
2 - Operações fundamentais;
3 - Problemas envolvendo as operações fundamentais;
4 - Números racionais absolutos (frações);
5 - Medidas de comprimento e de massa;
6 - Números decimais;
7 - Sistema monetário brasileiro.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL I + CONHECIMENTOS EM ELETRICIDADE DE AUTO:
Eletricista de Auto
1ª PARTE - PORTUGUÊS - NÍVEL FUNDAMENTAL I: - 10 questões
- Interpretação de texto
- Separação silábica
- Fonologia e Ortografia
- Acentuação gráfica
- Morfologia
2ª PARTE - CONHECIMENTOS EM ELETRICIDADE DE AUTO: - 05 questões
1 - Princípio de funcionamento de motor de arranque, dínamo e alternador.
2 - Noções de Sistema de ignição: Convencional e Eletrônica
3ª PARTE - MATEMÁTICA - NÍVEL FUNDAMENTAL I: - 05 questões
1 - Conjuntos dos números naturais;
2 - Operações fundamentais;
3 - Problemas envolvendo as operações fundamentais;
4 - Números racionais absolutos (frações);
ANEXO VII - CALENDÁRIO DE EVENTOS
Acontecimentos importantes |
Períodos |
Publicação do Edital 001/2010 |
19/03/2010 |
Período das Inscrições |
12/04/2010 a 14/05/2010 |
Publicação da concorrência preliminar |
31/05/2010 |
Entrega dos cartões de inscrição (modos: presencial ou por procurador) |
31/05/2010 a 02/06/2010 |
Período de emissão dos cartões de inscrição (modo on-line) |
31/05/2010 a 12/06/2010 |
Divulgação dos locais de provas |
31/05/2010 |
PROVA ESCRITA |
13/06/2010 |
Publicação dos gabaritos oficiais preliminares e concorrência oficial definitiva |
14/06/2010 |
Prazo para entrega dos recursos contra os gabaritos |
15 e 16/06/2010 |
Publicação do gabarito oficial definitivo e do resultado dos recursos |
12/07/2010 |
Publicação do resultado oficial preliminar - Prova Escrita |
12/07/2010 |
Prazo para entrega dos recursos contra o resultado oficial preliminar da Prova Escrita |
13 e 14/07/2010 |
Prazo para entrega dos documentos para a PROVA DE TÍTULOS (cargos constantes da cláusula IX) |
19 a 21/07/2010 |
PROVA PRÁTICA para o Tratorista |
25/07/2010 |
Publicação do resultado oficial preliminar - Prova de Títulos (cargos constantes da cláusula IX) |
02/08/2010 |
Prazo para entrega dos recursos contra o resultado oficial preliminar da Prova de Títulos |
03 e 04/08/2010 |
Publicação do resultado dos recursos contra o resultado oficial preliminar da Prova Escrita e da Prova de Títulos |
16/08/2010 |
RESULTADO OFICIAL FINAL - APÓS ENCERRADAS TODAS AS ETAPAS |
16/08/2010 |
Homologação |
17/08/2010 |
Admissão |
A partir da homologação |