EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERINGUEIRAS - RO

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL 01/2010

 

A Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO e o Instituto Exatus Ltda. - ME, tendo em vista o resultado do processo administrativo 426/09, tornam público que realizará seleção através de concurso público destinado ao provimento de cargos das categorias funcionais de seu quadro de pessoal para prestação de serviços no Município.

1 - Disposições preliminares: o Concurso Público será regido pela Constituição Federal, pelas Leis 048/94 (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da Administração Municipal), Lei Municipal 644/2009, Lei Municipal 643/09, Lei Municipal 354/2002,

Lei Municipal 355/2002, Lei Municipal 528/2006, Lei Municipal 643/2009, Lei Municipal 636/2009, Lei Municipal 574/2007, Lei Municipal 353/2002, Lei Municipal 419/2003, Lei Municipal 427/2003 Lei municipal 663/2009 Instrução Normativa n° 013/2004/TCER, e por este Edital, e será executado pelo Instituto Exatus Ltda. - ME, conforme contrato 049/2009. A critério da Administração poderão ser chamados os candidatos aprovados no presente certame, além do número de vagas para contratação imediata previstas neste edital respeitando-se o limite de vagas existentes em lei conforme a necessidade da administração.

1.1 - O Município de Seringueiras está elaborando um novo plano de carreira para os servidores da educação e futuramente os profissionais da área serão nele enquadrados.

2 - Dos cargos: os cargos são os constantes abaixo e detalhados no Anexo 1- Quadro de vagas:

Assistente Social; Cirurgião Dentista; Enfermeiro; Engenheiro Agrõnomo; Engenheiro Civil; Farmacêutico Bioquímico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Clínico Geral; Médico Ginecologista; Médico Cirurgião Geral; Médico Ortopedista; Médico Pediatra; Médico Veterinário; Nutricionista; Professor; Psicólogo; Agente Administrativo; Fiscal de Obras; Fiscal de Posturas; Fiscal de Tributos; Fiscal Sanitário; Técnico em Radiologia; Técnico em Enfermagem; Técnico em Manutenção de Equipamentos Hospitalares; Técnico em Processamento de Dados; Técnico em Agropecuária; Agente de Saúde; Almoxarife; Auxiliar Administrativo; Inspetor de Pátio; Vigia; Zeladora; Auxiliar de Mecãnica; Auxiliar de Serviços Diversos; Carpinteiro; Cozinheira; Mecãnico de Veículos Pesados; Motorista de Veículos Pesados; Motorista de Veículos Leves; Operador de Máquinas Leves; Operador de Máquinas Pesadas; Pedreiro; Pintor Letrista; Lixeiro;

2.1 - Exigências diferenciadas para posse no cargo público:

2.1.2 - Os candidatos aos cargos de nível superior, exceto professores, e os cargos de nível médio com curso técnico, deverão apresentar registro profissional do órgão da classe do cargo para o qual se inscreveu, conforme quadro de vagas do anexo 1.

2.2 - Ao vencimento básico serão acrescidas as demais vantagens definidas em lei.

3 - Das atribuições dos Cargos: as atribuições dos cargos acima são as constantes do anexo 11 deste edital.

4 - Regime Jurídico: os candidatos serão contratados sob o regime jurídico único do Município de Seringueiras - RO (estatutário).

5 - Jornada de Trabalho: a jornada de trabalho é definida no quadro de vagas constante no Anexo 1.

6 - Local de trabalho: qualquer local do Município, exceto aqueles definidos pelo quadro de vagas do Anexo 1.

6.1- A Prefeitura poderá, por necessidade de atendimento ao interesse do serviço público municipal, lotar em outro setor ou local diverso, daquele para o qual se inscreveram os candidatos aprovados respeitados as atribuições dos respectivos cargos sem que haja majoração salarial em função disso;

7 - Inscrições: serão feitas nos dias 14 de janeiro à 14 de fevereiro de 2010, através do site www.institutoexatus.com e as pessoas que não tiverem acesso à internet poderão realizar suas inscrições na Prefeitura Municipal de Seringueiras, no mesmo período, obedecendo ao horário de funcionamento da mesma que é das 7h às 13h.

8 - Valor das Inscrições: cargos de nível superior R$ 80,00 (oitenta reais); nível médio e técnico R$ 60,00 (sessenta reais); nível fundamental R$ 40,00 (quarenta reais) e elementar R$ 20,00 (vinte reais). O pagamento das inscrições será feito através do boleto bancário emitido no ato da inscrição. Em nenhuma hipótese a taxa paga será devolvida ao candidato e não haverá inscrição condicional.

9 - Condições para realizar a Inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado;

10 - Das provas: todos os candidatos farão provas objetivas de natureza eliminatória e classificatória. Cada prova terá 50 (cinqüenta) questões e cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma correta. Todas as questões terão pesos iguais. Cada acerto equivale a dois pontos, podendo os candidatos obter classificação de O (zero) a 100 (cem) pontos. Serão considerados aprovados e classificados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais e não tirarem nota zero em nenhuma das matérias cobradas na prova.

11 - Da Prova escrita

11.1 - Nível Superior: 50 questões, sendo 15 de português, 10 de atualidades e 25 específicas da área de formação;

11.2 - Nível Médio: 50 questões, sendo 10 de português, 10 de atualidades; 10 de matemática e 20 específicas do cargo;

11.3 - Nível Fundamental: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática, e 10 de atualidades;

11.4 - Nível Fundamental para o cargo de auxiliar administrativo: 50 questões, sendo 15 de português, 10 de atualidades, 15 de matemática e 10 específicas do cargo;

11.5 - Nível Elementar: 50 questões, sendo 20 de português, 20 de matemática e 10 de atualidades;

11.6 - Dos conteúdos das provas: os conteúdos das provas escritas estão no anexo 11 deste edital.

12 - Das provas práticas: os candidatos aos cargos de Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas que obtiverem maior pontuação no limite de 3 (três) vezes a quantidade total de vagas, serão convocados para prova prática de caráter eliminatório e classificatório, no limite mínimo de 10 (dez) candidatos convocados. Caso o último convocado no limite de 3 (três) vezes o número de vagas esteja em caso de empate com outro(s) candidato(s), este(s) candidato(s) também ser (á/ão) convocados. Este critério também vale para quando chamados a quantidade mínima de 10 (dez) candidatos, quando o décimo estiver empatado com outro(s) candidato(s), este(s) também ser(á/ão) convocado(s).

12.1 - As provas práticas terão peso de 100 (cem) pontos cada e serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos.

12.2 - Critérios das provas práticas de Motoristas de veículos leves e Motorista de Veículos Pesados: os candidatos serão submetidos a teste de verificação das condições gerais de uso do veículo, balizamento e teste de direção. O candidato que não completar o teste de balizamento corretamente não poderá realizar o teste de direção e será eliminado da prova prática como medida de segurança.

12.3 - Critérios das provas práticas de Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas: Os candidatos deverão identificar peças e acessórios da máquina, verificar as condições de uso da máquina e realizar uma atividade pertinente ao cargo. Os operadores de máquinas leves serão submetidos a testes com trator de pneu e utilização da grade de arrasto, realizando uma atividade com a mesma, num local a ser definido pela organização do concurso. E operadores de máquinas pesadas serão submetidos a testes com pá carregadeira.

13 - Das Provas de Redação: os candidatos aos cargos de Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Professor de Português e Professor Pedagogia, realizarão prova de redação de caráter eliminatório e classificatório. Somente serão avaliadas as redações dos candidatos, que obtiverem maior pontuação no limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas, no limite mínimo de 10 (dez) candidatos por cargo. Caso o último no limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas esteja em caso de empate com outro(s) candidato(s), este(s) candidato(s) também ter (á/ão) suas provas de redação avaliadas. Este critério também vale para quando chamados a quantidade mínima de 10 (dez) candidatos, quando o décimo estiver empatado com outro(s) candidato(s), este(s) também ter (á/ão) suas provas de redação avaliadas.

13.1 - As provas de redação terão peso de 100 (cem) pontos cada e serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos.

13.2 - Critérios da prova de redação: A prova de redação será realizada juntamente com a prova escrita e será desclassificado o candidato que entregar a prova de redação em branco ou não entregá-la dentro do prazo estabelecido. Como prova de redação será exigido que o candidato elabore um texto dissertativo, segundo os padrões da Norma Culta, sendo que o tema será informado no ato de realização da mesma. Na avaliação dos resultados da prova de redação serão observados os seguintes critérios: Aspectos formais: Linguagem (grau de formalidade, adequação à situação comunicativa); Pontuação; Ortografia (acentuação gráfica, hífen, emprego de letras, divisão silábica); Concordãncia, Regência; Flexão verbal e nominal. Aspectos textuais: Estruturação do texto; Adequação ao tema proposto; Aspectos discursivos: Coesão Textual; Coerência interna e externa; Concisão e clareza das idéias e adequação semãntico­pragmática.

14 - Das provas de títulos: As provas de títulos serão realizadas com os candidatos aos cargos de nível superior que forem considerados aprovados na prova objetiva. As provas de títulos serão de caráter unicamente classificatório, sendo que o candidato que não possuir títulos não terá sua nota alterada em função disso, e não é necessária sua presença no dia da prova de títulos. Já o candidato convocado que possuir títulos deverá apresentá-los no dia 11 de abril de 2010, em local e horário a serem divulgados na convocação. Sendo que a ausência do candidato não alterará sua pontuação, mas importará na aceitação de que não terá nota na Prova de Títulos.

14.1 - Critérios da prova de títulos: Os títulos deverão ser apresentados em cópias autenticadas em cartório ou em cópias simples mediante apresentação da original. Os mesmos serão entregues mediante recibo assinado pela empresa e pelo candidato, em duas vias. As tabelas contendo os títulos aceitos e pontuações constam no anexo IV do presente edital.

14.2. - Do recebimento e avaliação dos títulos: somente serão levados a julgamento títulos obtidos depois da graduação e fornecidos por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação do Brasil. Títulos fornecidos por universidades estrangeiras deverão ser acompanhados dos comprovantes de convalidação por instituições de ensino do Brasil. Não serão aceitos títulos que possuam emendas ou rasuras. Títulos que não apresentarem a carga horária e não forem específicos da área de formação não serão julgados. Documentos relatando que o curso está em andamento também não serão levados a julgamento pela banca. Para comprovar que os títulos foram obtidos depois da graduação, será obrigatória a apresentação da cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação da original, do diploma da graduação exigida para o cargo, juntamente com os títulos, sendo que a falta do diploma de graduação, implicará no não julgamento dos títulos apresentados.

15 - Das Provas: Critérios de aprovação e classificação, datas prováveis e locais de realização.

15.1 - Critérios de aprovação e classificação: serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50 (cinqüenta) pontos ou mais em média geral e não tirar nota zero em nenhuma das matérias cobradas na prova. A classificação será em ordem decrescente.

15.2 - Datas de realização das provas escritas e das provas práticas.

15.2.1 - Informações sobre a realização das provas escritas: as provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 14 de março de 2010, iniciarão às 8hs e terminarão às 11:30 hs para os candidatos que não farão provas de redação e às 12hs para os candidatos aos cargos de Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Professor de Português e Professor Pedagogia. As provas serão realizadas em escolas localizadas no Município de Seringueiras. Poderão ser criados horários e locais alternativos para a aplicação da prova objetiva e de redação, caso a quantidade de candidatos inscritos ultrapasse a capacidade de acomodação existente. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com meia hora de antecedência, portando documento de identificação original com fotografia e comprovante de inscrição.

15.2.2 - Informações sobre a realização das provas práticas: as provas práticas estão previstas para serem realizadas no dia 11 de abril de 2010 com inicio às 8h em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público.

15.2.3 - Os candidatos convocados para a prova prática de motoristas, operador de máquinas leves e operador de máquinas pesadas, deverão apresentar-se com meia hora de antecedência para identificação portando Carteira Nacional de Habilitação e fotocópia da mesma na categoria exigida para o cargo qual se inscreveu, ou seja, Motorista de Veículos Pesados categoria "D", Operador de Máquinas Pesadas categoria "C", Motorista de Veículos Leves e Operador de Máquinas Leves categoria "B". Sem esses documentos não será permitida a realização da prova. Todos deverão comparecer com meia hora de antecedência para a devida identificação.

15.2.4 - Informações sobre a realização das provas de títulos: as provas de títulos estão previstas para serem realizadas no dia 11 de abril de 2010 das 14 (quatorze) às 16 (dezesseis) horas em locais a serem definidos pelos organizadores do Concurso Público.

15.2.5 - Os candidatos convocados para a prova de títulos que forem apresentar títulos, deverão apresentar seus títulos da forma descrita neste edital e estar portando original de documento oficial de identificação com foto. O candidato que não se fizer presente, poderá estar representado por um procurador munido de instrumento de procuração para este fim específico.

15.3 - Da divulgação dos locais de realização das provas.

15.3.1 - Divulgação dos locais da prova escrita: 01 de março de 2010 será divulgado edital de homologação das inscrições, (contendo relação dos candidatos inscritos, nome das escolas e as salas de aula em que farão suas provas), nos murais da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

15.3.2 - Divulgação dos locais de realização e Convocação para as provas práticas e de Títulos: a convocação para as provas práticas e de títulos, será divulgada no dia 30 de março de 2010, nos murais da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Nesta, estarão especificados os candidatos que deverão realizar as provas práticas e de títulos e os locais em que os candidatos farão as mesmas. Todos os candidatos inscritos deverão procurar essas informações, pois NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER AVISO INDIVIDUAL AOS CANDIDATOS.

16 - Das correções dos gabaritos: Os gabaritos das provas objetivas serão corrigidos por meio de leitura óptica, devendo o candidato preencher completamente pintando todo o campo da resposta que ele considerar correta, com caneta esferográfica azul ou preta, conforme orientação no próprio gabarito.

17 - Dos Gabaritos: o candidato deverá preencher o gabarito com a resposta das questões das provas com caneta esferográfica azul ou preta, que será o único documento para a correção. Não haverá substituição de gabaritos. Será considerada nula a questão que tiver rasuras, emendas ou dupla marcação. Os gabaritos com as respostas corretas serão divulgados no dia 15 de março de 2010, nos murais da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com.

18 - Condições para a realização da prova: para a realização das provas os candidatos deverão apresentar-se no horário e local indicado no edital de homologação de inscrições e portar caneta esferográfica, azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de qualquer recurso extra como calculadora ou régua. Também não será permitida a entrada na sala de prova de candidatos portando cadernos, apostilas ou livros de qualquer espécie, telefones celulares ou outros equipamentos eletrõnicos. O candidato deverá se apresentar no local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência. Somente poderá realizar a prova o candidato que apresentar documento de identificação original com foto. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, importando a ausência do candidato, na sua eliminação do concurso.

18.1 - O candidato será eliminado do concurso caso utilize recurso não autorizado, na hipótese de sua ausência no dia do concurso, não comparecer no horário previsto, não apresentar a documentação exigida para a realização da prova, enfim não atender às condições constantes neste edital.

19 - Critérios de Desempate: em caso de empate por pontos entre dois ou mais candidatos, a classificação será feita considerando-se os seguintes critérios: primeiro o candidato mais idoso considerando-se dia, mês e ano; segundo o candidato que tiver a maior prole; terceiro o candidato que for casado e quarto, sorteio.

20 - Do Resultado parcial: o resultado parcial da prova escrita e a convocação para as provas práticas, de redação e de títulos serão divulgados no dia 30 de março de 2010, nos murais da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, no mural do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com. Os resultados parciais das provas práticas, de redação e de títulos, serão divulgados no dia 14 de abril de 2010.

21 - Recursos: no prazo de dois dias úteis contados a partir de cada ato, referente àquele ato, poderá o candidato requerer recurso à empresa contratada, por escrito e fundamentado. A decisão dos recursos será dada a conhecer coletivamente, por meio do site www.institutoexatus.com. Não serão conhecidos recursos encaminhados fora do prazo, ou de forma que não obedeça aos critérios do item 21.1.

21.1 - Os recursos deverão ser entregues na sede do Instituto Exatus em Ji-Paraná, mediante protocolo da 28 via. Poderão também ser enviados pelos correios via sedex, com aviso de recebimento para Instituto Exatus Ltda - ME, Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondõnia, CEP 78.962-410. O recurso enviado por sedex deverá ser também enviado por fax, juntamente com o comprovante de envio do sedex e em seguida confirmar o recebimento do mesmo. Os recursos também poderão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO através de protocolo de recebimento. Não serão aceitos recursos via Internet ou telefone. O Instituto Exatus não se responsabilizará por recursos encaminhados de forma distinta a especificada neste edital.

21.2 - Se a verificação do recurso resultar em anulação de alguma questão de prova, a pontuação será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido ou não.

22 - Vagas para portadores de necessidades especiais: ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas para portadores de necessidades especiais que comprovem sua condição mediante envio de cópia autenticada ou original do atestado médico a ser enviado ao Instituto Exatus via sedex ou pessoalmente. O atestado deverá se referir às necessidades especiais apresentadas e a aptidão do interessado para o desenvolvimento do trabalho que o cargo pretendido exige. O atestado postado via sedex deverá também ser enviado por fax, juntamente com o comprovante do envio do sedex ao menos uma semana antes do término das inscrições. Fica, no entanto, reservado ao Município de Seringueiras - RO o direito de exigir novos exames médicos por ocasião da posse dos candidatos aprovados no Concurso Público.

23 - Resultado Final: O resultado final será divulgado no dia 20 de abril de 2010. Serão publicados no Diário Oficial do Estado de Rondõnia, em jornal de grande circulação, no mural da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, na sede do Instituto Exatus e no site www.institutoexatus.com.

24 - Homologação: a empresa contratada encaminhará ao Município de Seringueiras - RO o dossiê para a homologação final no dia 23 de abril de 2010.

25 - Da validade do concurso: dois anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO.

26 - Da investidura: a nomeação obedecerá à ordem rigorosa de classificação. A aprovação no concurso não cria direito à investidura. Em havendo necessidade de preenchimento de vaga, o candidato classificado será convocado para a investidura no cargo através de Edital de convocação afixado na Sede da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, e divulgação pelos meios de comunicação de ampla circulação, devendo o mesmo se apresentar em até 30 (trinta) dias contados da publicação do edital de convocação, podendo solicitar prorrogação do prazo de apresentação por igual período. O candidato convocado que não desejar a investidura poderá requerer adiamento da mesma, sendo re-classificado como o último colocado de sua categoria, ficando anotado na listagem a data do adiamento e sua nova ordem de classificação. O candidato que, convocado para a investidura, dela desistir expressamente ou não se apresentar dentro do prazo previsto no Edital de Convocação, terá a investidura sem efeito. O mesmo acontecerá àquele que não apresentar a documentação exigida para a investidura, no mesmo prazo.

26.1 - Dos Requisitos para Investidura: ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir 18 anos completos na data da posse, apresentar os documentos exigidos para o exercício do cargo, haver cumprido as obrigações militares e eleitorais não ter sido condenado em processos cíveis e criminais.

26.2 - Documentos para contratação:

27 - As minutas dos editais deste concurso serão publicadas em jornal de grande circulação e no Diário Oficial Estado de Rondõnia e serão publicadas e afixadas as íntegras do mesmo no mural da Prefeitura Municipal de Seringueiras - RO, bem como no endereço eletrõnico da empresa, site: www.institutoexatus.com.

28 - Todas as dúvidas e os casos omissos decorrentes do presente edital serão dirimidos pelo Instituto Exatus Ltda ME.

29 - Fazem parte do presente edital os seguintes anexos: Anexo I - Quadro de Vagas; Anexo II - Atribuições dos Cargos; Anexo III - Conteúdo das Provas; Anexo IV - Tabela de Títulos; Anexo V - Cronograma de Eventos do Concurso

30 - Maiores informações e dúvidas que surgirem serão dirimidas na sede do Instituto Exatus, a Rua Julio Guerra, 2041, Bairro Dois de Abril, Ji-Paraná, Rondõnia, pelo site www.institutoexatus.com ou pelo telefone               (69) 3421 7923         (69) 3421 7923 somente em horário de expediente de segunda a sexta feira das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.

SERINGUEIRAS - RO, Rondõnia, 12 de janeiro de 2010

INSTITUTO EXATUS LTDA ME

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

Nível Superior

Cód.

Cargo

CH

Formação Exigida

Vagas

Vagas Reserva

Salário

01

Advogado

20h

Direito

01

0

1.848,00

02

Assistente Social

40h

Serviço Social

01

01

1.650,00

03

Cirurgião Dentista

20h

Odontologia

-

3

1.232,00

04

Cirurgião Dentista

40h

Odontologia

1

-

1.848,00

05

Enfermeiro

40h

Enfermagem

1

2

1.848,00

06

Engenheiro Agrônomo

40h

Agronomia

-

1

1.848,00

07

Engenheiro Civil

40h

Engenharia Civil

-

1

1.650,00

08

Farmacêutico Bioquímico

40h

Farmácia e Bioquímica

1

1

2.250,00

09

Fisioterapeuta

40h

Fisioterapia

-

1

1.848,00

10

Fonoaudiólogo

20h

Fonoaudiologia

1

-

1.124,50

11

Médico Clínico Geral

20h

Medicina

1

-

4.500,00

12

Médico Clínico Geral

40h

Medicina

2

-

6.800,00

13

Médico Ginecologista

20h

Medicina e esp. em Ginecologia

1

-

4.500,00

14

Médico Cirurgião Geral

40h

Medicina e esp. em Cirurgia

1

-

7.400,00

15

Médico Ortopedista

40h

Medicina e esp. em Ortopedia

1

1

7.400,00

16

Médico Pediatra

40h

Medicina e esp. em Pediatra

-

1

7.400,00

17

Médico Veterinário

40h

Medicina Veterinária

-

1

1.848,00

18

Nutricionista

40h

Nutrição

1

1

1.287,00

19

Professor de História

40h

Lic. em História

-

2

1.124,50

20

Professor de Matemática

40h

Lic. em Matemática

2

5

1.124,50

21

Professor de Matemática

20h

Lic. em Matemática

1

3

562,32

22

Professor de Português

20h

Lic. em Letras hab. Português

2

-

562,32

23

Professor de Inglês

40h

Lic. em Letras hab. em inglês

1

2

1.124,50

24

Professor de Ed. Artística

20h

Lic. em Artes

1

2

562,32

25

Professor Pedagogo

40h

Lic. em Pedagogia

10

15

1.124,50

26

Professor Pedagogo

20h

Lic. em Pedagogia

2

10

562,32

27

Professor de Cultura Religiosa

40h

Lic. em Teologia

-

1

1.124,50

28

Professor de Filosofia

40h

Lic. em Filosofia

-

1

1.124,50

29

Psicólogo

40h

Psicologia

-

1

1.848,00

 

Nível Médio

Cód. Cargo CH Formação Exigida Vagas Vagas Reserva Salário

30

Agente Administrativo

40h

NM e conhecimento informática

2

24

697,50

31

Fiscal de Obras

40h

NM

-

2

697,50

32

Fiscal de Posturas

40h

NM

-

1

697,50

33

Fiscal de Tributos

40h

NM e conhecimento de informática

-

2

697,50

34

Fiscal Sanitário

40h

NM

1

3

697,50

35

Técnico em Radiologia

40h

NM e curso técnico

1

2

697,50

36

Técnico em Enfermagem

40h

NM e curso técnico

2

10

697,50

37

Técnico em Manutenção de Equipamentos Hospitalares

40h

NM e curso técnico

1

2

697,50

38

Técnico em Processamento de Dados

40h

NM e curso técnico e conhecimento de informática

1

5

697,50

39

Técnico em Agropecuária

40h

NM e curso técnico

-

4

697,50

 

Nível Fundamental e Elementar

Cód. Cargo CH Formação Exigida Vagas Vagas Reserva Salário

40

Agente de Saúde

40h

Fundamental

-

5

581,29

41

Almoxarife

40h

Fundamental conhecimento básico de informática

1

3

465,00

42

Auxiliar Administrativo

40h

Fundamental e conhecimento de informática

1

15

465,00

43

Inspetor de Pátio

40h

Fundamental

-

5

465,00

44

Vigia

40h

Fundamental

2

25

465,00

45

Zeladora

40h

Fundamental

1

25

465,00

46

Auxiliar de Mecãnica

40h

Elementar conhecimento em manutenção de veículo

-

3

465,00

47

Auxiliar de Serviços Diversos

40h

Elementar

2

20

465,00

48

Carpinteiro

40h

Elementar

-

2

465,00

49

Cozinheira

40h

Elementar

1

10

465,00

50

Mecãnico de Veículos Pesados

40h

Elementar e conhecimento em manutenção de veículos diversos

1

3

750,00

51

Motorista de Veículos Pesados

40h

Elementar e CNH cat. D conhecimento em manutenção de veículos da categoria

1

6

697,50

52 Motorista de Veículos Leves 40h Elementar e CNH cat B conhecimento em manutenção de veículos da categoria 1 8 565,00
53 Operador de Máquinas Leves 40h Elementar e CNH cat conhecimento em manutenção de máquinas da categoria 1 3 585,00
54 Operador de Máquinas Pesadas 40h Elementar e CNH cat. C conhecimento em manutenção de máquinas da categoria 1 6 858,00
55 Pedreiro 40h Elementar - 2 550,00
56 Pintor Letrista 40h Elementar e conhecimento em pinturas de paredes, fachadas e confecção de faixas e painéis - 1 465,00
57 Lixeiro 40h Elementar 1 7 465,00

EDITAL N°. 01/2010 - ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Advogado: Assessoramento jurídico, legislativo, administrativo, pareceres, atividades consultivas, elaboração de contratos administrativos, acompanhamento de licitações, defesa dos interesses da administração junto ao Poder judiciário a nível de primeiro, segundo e terceiro grau de jurisdição, Tribunais de contas do Estado e da União e demais órgãos fiscalizadores.

Assistente Social: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área do serviço social nos diferentes setores da área da Saúde, visando contribuir para a solução de problemas sociais; Orientar indivíduos, grupos e população para análise e solução de problemas sociais, utilizando instrumento técnico adequado às diversas abordagens; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outras atividades correlatas.

Cirurgião Dentista: Diagnosticar e tratar infecções da boca, dentes e região maxiofacial utilizando processo clinico ou cirúrgico, para promover e recuperar a saúde bucal em geral; Efetuar restauração, extração, limpeza dentária, aplicação de flúor, pulpectomia e demais procedimentos necessários ao tratamento, devolvendo ao dente sua vitalidade, função e estética; Atender pacientes com urgência odontológica, prescrevendo medicamentos de acordo com as necessidades e tipos de problemas detectados; Planejar, elaborar e implantar projetos de saúde bucal, acompanhando sua execução.

Enfermeiro: Elaborar e executar investigação epidemiológica; Atuar na execução de serviços de enfermagem; comandar a Unidade Hospitalar no tocante ao auxílio médico/ cirúrgico; comandar o corpo de auxiliar clínico do hospital, centro de saúde, etc.; executar os programas de vacina; elaborar e executar a estatística de: vacina, epidemiológica, nascidos vivos e óbitos; realizar atividades hospitalares, visando a proteção e recuperação da saúde individual e coletiva da população municipal; desempenha suas atividades nos órgãos da Secretaria Municipal de Saúde Hospitalar, centros de saúde, Postos de Saúde, etc.; executar outras atividades correlatas. Engenheiro Agrõnomo: Elabora, desenvolve e supervisiona projetos referentes a processos produtivos agropastoris e agroindustriais, no sentido de possibilitar maior rendimento e qualidade da produção, garantir a produção dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais; Elabora métodos e técnicas de cultivo de acordo com os tipos de solos e clima, efetuando estudos, experiências e analisando os resultados obtidos, para melhorar a germinação de sementes, o crescimento de plantas e o rendimento das colheitas; Estuda os efeitos da rotatividade, drenagem, irrigação e adubagem, realizando experiências e analisando os seus resultados nas fases de semeadura, cultivo e colheita para determinar as técnicas de tratamento do solo; Elabora e desenvolve métodos de combate as ervas daninhas, enfermidades da lavoura e praga de insetos, baseando-se em experiências e pesquisas, para preservar a vida das plantas; Orienta agricultores e outros trabalhadores agrícolas sobre sistemas e técnicas de exploração agrícola, formas de organização, condições de comercialização para aumentar a produção e garantir o seu comercio; Coordena atividades de formação de viveiros de mudas, controle de plantio e replantio, substituindo arvores, quando necessário, para promover o desenvolvimento da arborização das vias públicas e manutenção de parques, jardins e áreas verdes; Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

Engenheiro Civil: Elaborar projetos e especificações, supervisionar, planejar e coordenar a execução das obras de saneamento básico;desenvolver estudos para a racionalização de processos de construção. Prestar assistência técnico gerencial; emitir laudos e pareceres; fornecer dados estatísticos de sua especialidade; Elaborar orçamentos e estudos sobre a viabilidade econõmica e técnica; executar outras tarefas correlatas.

Farmacêutico Bioquímico: Executar atividades de procedimento laboratorial, farmacêutico e análise clínicas, acompanhamento e supervisão da farmácia municipal, orientando, exercendo formas de trabalho, aplicando os recursos de farmácia e bioquímica, para promover a saúde e bem- estar individual ou coletivo e execução de programas sociais, de acordo coma função exercida no grupo de trabalho.

Fisioterapeuta: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Fisioterapia da secretaria; atuar no Departamento de Fisioterapia, analisando e exarando diagnósticos de fisioterapia; realizar atividades dentro da áreas de sua formação específica; atuar na recuperação de pacientes com os meios necessários ou disponíveis no Hospital, Centro de saúde, etc; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; executar outra atividades correlatas.

Fonoaudiólogo: Indicar e avaliar problemas ou deficiências ligadas à comunicação oral empregando técnicas próprias de avaliação; Realizar treinamento fonético, aditivos, de dicção, impostação de voz e outros, para possibilitar o aperfeiçoamento e/ou a reabilitação da fala. Outra atividades correlatas.

Médico Clínico Geral: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área da Secretaria da saúde; Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, acompanhar pacientes internados, prescrever e ministrar tratamento para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo humano, aplicar os métodos da medicina preventiva, definir instruções, praticar atos cirúrgicos e correlatos, emitir laudos, pareceres e guias de internação hospitalar/ambulatorial, aplicar a leis e regulamentos da saúde pública, desenvolver ações de saúde coletiva, participar de processos educativos de ensino, pesquisa e de vigilãncia da saúde; realizar atividades dentro da área de sua formação específica; assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; executar outras atividades correlatas.

Médico Ginecologista: Realizar consultas médicas, compreendendo análise, exame físico, solicitando exames complementares, quando for necessário; fazer prescrição terapêutica adequada em ginecologia; Indicar internação e acompanhar pacientes hospitalizados, prescrevendo e/ ou executando as ações terapêuticas indicado as em cada caso; Participar do planejamento, execução e avaliação dos planos, projetos e programas do setor de saúde; Participar dos programas de capacitação e reciclagem do pessoal envolvido nos assuntos ligados à sua área; Elaborar projetos e participar da execução, análise e avaliação de pesquisas e elaboração de trabalhos científicos na sua área; Realizar as cirurgias necessárias em pacientes sob seus cuidados; Realizar outras tarefas correlatas. Médico Cirurgião Geral: Planejar, conferir e manter o constante conhecimento da existência em estoque de todo o material, permanente, de consumo ou penso, necessários às cirurgias, ou requisitá-los com suficiente antecedência, supervisionando suas entradas no hospital, quanto à qualidade e a validade; Manter relatório mensal sobre as condições de higiene e limpeza das dependências da sala de cirurgia e seus anexos, com o objeto de evitar por completo as condições ou infecções; Realizar as cirurgias na ordem e seqüencia determinadas e relacionadas pela direção do Centro de Saúde, estabelecendo no entanto, a seu critério médico, a alteração seqüencial nos casos emergenciais; Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, acompanhar pacientes Internados, prescrever e ministrar tratamentos pós-operatórios, aos internados ou não, aplicados pela medicina, definir instruções ao corpo de enfermagem, emitir laudos, pareceres e guias de internação hospitalar/ambulatorial ou altas, aplicar as leis e regulamentos da saúde pública; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Executar outras atividades correlatas.

Médico Ortopedista: Realizar consultas médicas, compreendendo análise, exame físico solicitando exames complementares, quando for necessário, fazer prescrição terapêutica, adequada em ortopedia e traumatologia;Indica internação e acompanhar pacientes hospitalizados, prescrevendo e/ou executando as ações terapêuticas indicadas em cada caso; Participar dos programas de capacitação e reciclagem do pessoal envolvido nos assuntos ligados à sua área; Elaborar projetos e participar da execução, análise e avaliação de pesquisa e elaboração de trabalhos científicos na sua área. Realizar cirurgias ortopédicas e traumatológicas, com exceção das de coluna; Bloqueio de nervos periféricos; Engessamento de membros inferiores e superiores; Interpretação de Raio X; Realizar outras tarefas correlatas.

Médico Pediatra: Realizar consultas médicas, compreendendo análise, exame físico, solicitando exames complementares, quando for necessário; prescrição terapêutica adequada em pediatria; Indicar internação e acompanhar pacientes hospitalizados, prescrevendo e/ou executando as ações terapêuticas indicadas em cada caso; Participar dos programas de capacitação e reciclagem do pessoal envolvido nos assuntos ligados à sua área; Elaborar projetos e participar de execução, analise e avaliação de pesquisas e elaboração de trabalhos científicos na sua área; Realizar as cirurgia necessárias em pacientes sob seus cuidados; realizar outras tarefas correlatas.

Médico Veterinário: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Medicina Veterinária da Secretaria.Atuar no Departamento de Vigilãncia Sanitária, analisando e exarando diagnóstico de Veterinária. Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Atuar no tratamento de animais com os meios necessários ou disponíveis no Município; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outras atividades correlatas.

Nutricionista: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Nutrição da secretaria. Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Prestar apoio na elaboração de cardápio, regime e dietas no Hospital, Centro de Saúde, Secretaria de Educação, Escolas, etc.; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outra atividades correlatas.

Professor: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de atuação da Secretaria de Educação; Atuar no Departamento de Pedagogia, analisando e exarando diagnóstico da área de atuação; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Prestar apoio pedagógico a educandos e familiares com os meios necessários ou disponíveis na Educação, etc.; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Cumprir com as normas municipais; ministrar Aulas; Executar outras atividades correlatas.

Psicólogo: Desenvolver trabalhos com pacientes da rede pública, visando auxiliar na superação de traumas e complicações psicológicas; Identificar os problemas psicosociais, que possa bloquear e dificultar as soluções de cura das doenças físicas; Elaborar e executar procedimentos administrativos, destinados aos conhecimentos dos pacientes e de suas evoluções; Planejar e participar de pesquisas para desenvolver os programas de orientação profissional; Verificar o desempenho dos tratamentos e a evolução de cada paciente, aplicando testes, diagnosticando as necessidades dentro do sistema social; Realizar processos de seleção de pessoal para a administração municipal; avaliar as aptidões profissionais e emocionais dos servidores municipais, quando solicitado pela administração; Elaborar diagnóstico para melhorar o relacionamento entre os pacientes e o pessoal as saúde; Orientação psicológica, quando necessária.

Agente Administrativo: Executar trabalhos simples de escritório, compreendidos em rotinas pré-estabelecidas, que possam ser prontamente aprendidas e requeiram pouca capacidade de julgamento;Fazer anotações em ficha e manusear fichários; classificar e organizar expedientes recebidos. Obter informações de fontes determinadas e fornecê-las aos interessados, quando autorizado, transcrever textos à máquina e executar outro serviços datilográficos rotineiros; datilografar cartas, ofícios memorandos, telegramas, folhas de pagamento, etc.;Operar com máquinas de escritório, tais como duplicadores, endereçadoras, etc.; Auxiliar na separação, distribuição, numeração, selagem e expedição de correspondências; Executar outras tarefas correlatas.

Fiscal de Obras: Percorrer diariamente as ruas e logradouros públicos da zona urbana verificando os inícios de obras e reformas de casas comerciais ou residenciais, muros, tapumes e passeios, solicitando apresentação de licença e comprovante de pagamento da taxa municipal, examinando e verificando se as novas obras, reformas ou acréscimos obedecem os projetos aprovados e as normas de recuos e afastamento e distãncia dos limites e de outros prédios e as disposições dos códigos de obras e postura municipais; Orientar os munícipes e regularizar as obras e reformas junto a Prefeitura, concedendo os prazos e atuando, multando ou ainda embargado os serviços irregulares. Preencher os formulários próprios e legais e elaborar os relatórios de suas atividades; Executar outras tarefas correlatas.

Fiscal de Posturas: Realizar atividades de fiscalização quanto ao cumprimento do código e postura do município; Emissão de notificações relativas a infração ao código de Postura do município. Outras atividades correlatas.

Fiscal de Tributos: Efetuar no setor que é responsável, notificações, intimações e quaisquer outras diligências solicitadas pelos órgãos da Prefeitura; Laudas autos de infração por contravenção às posturas municipais; Exercer fiscalização no comércio, verificar a regularidade do licenciamento; Aprender por inflação das Leis e regulamentos, mercadorias, animais objetos expostos, negociados ou abandonados nas ruas e logradouros públicos; Fiscalizar as linhas de transporte coletivos; efetuar vistorias de prédios; executar outras tarefas correlatas.

Fiscal Sanitário: Atividades envolvendo a execução de serviços de vigilãncia sanitária; Auxiliar sob supervisão o médico veterinário; Vistoriar bares, lanchonetes, etc, no tocante a higiene pública; Atuar estabelecimentos que não condizem com as normas de higiene;

Vistoriar para efeito de concessão de alvará, estabelecimentos; Executar tarefas que o médico veterinário lhe conferir; É hierarquicamente subordinado ao médico veterinário; Executar outras tarefas correlatas.

Técnico em Radiologia: Atividades envolvendo a execução de serviços técnicos em radiologia; Preparar, esterilizar e desinfetar materiais e instrumentos, ambientes e equipamentos, segundo normas para a realização de exames; Auxiliar na organização e normas de laboratório; Atuar no Laboratório de Radiologia, realizando todo o serviço envolvendo a utilização de rédio-emissão; É hierarquicamente subordinado ao Médico Ortopedista; Executar outras tarefas correlatas.

Técnico em Enfermagem: Atividades envolvendo a execução de serviços técnicos de enfermagem; Auxiliar sob supervisão o, médico, o cirurgião dentista ou enfermeiro, no atendimento a pacientes nas Unidades Hospitalares de Saúde Pública, verificando a temperatura, pressão, levantando dados biométricos e outros; Preparar e esterilizar materiais e instrumentos, ambientes e equipamentos, para a realização de exames, tratamentos, etc.Preparar e aplicar vacinas e injeções, observando as dosagens indicadas; Orientar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde; Acompanhar as Unidades Hospitalares, as condições de saúde dos pacientes, exames medindo pressão e temperatura, controlando pulso, respiração, troca de soros e ministrando medicamentos, segundo prescrição do médico; É hierarquicamente subordinado ao Enfermeiro; Executar outras tarefas correlatas.

Técnico em Manutenção de Equipamentos Hospitalares: Executar atividades de automação, mecânica industrial e eletrõnica nos equipamentos hospitalares do Município, bem como demais atividades inerentes à função.

Técnico em Processamento de Dados: Realizar tarefas visando o melhor-desempenho do microcomputador, utilizando adequadamente o sistema Operacional- DOS, Windows 95, Word 7/0 e ambiente gráfico; Criar e aplicar mapa de atividades de Backup dos dados armazenados; Zelar pelos equipamentos usando normas descritas nos manuais dos mesmos; Operar programas, de acordo com a necessidade e disponibilidade da Unidade onde esta lotado; Comunicar ao chefe imediato qualquer ocorrência de anormalidade, tanto em hardware como em software; Executar outras tarefas correlatas.

Técnico em Agropecuária: Planejar, coordenar, supervisionar, executar e analisar planos, programas e projetos na área de Agropecuária da secretaria; Atuar no Departamento de Agropecuárias, analisando e exarando diagnósticos de Veterinária; Realizar atividades dentro da área de sua formação específica; Atuar no tratamento de animais com os meios necessários ou disponíveis no Município; Assessorar autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Executar outras atividades correlata.

Agente de Saúde: Executar as ações de saúde preventiva, de acordo com o Programa de Sistema Único de Saúde Pública; Atendimento ao Público em geral em postos de saúde; Atividades rotineiras, envolvendo a elaboração de coletas de dados para elaboração de fichas de atendimento e mapa estatístico mensal; Pequenos serviços de enfermagem, tais como injeções e curativos; Visitas domiciliares com intuito de verificação de saúde individual e ou coletiva; Administração de palestras sobre saúde pública; Entrega de medicamentos; Executar outras tarefas correlatas.

Almoxarife: Manter controle de entrada e saída de materiais através de fichas, e/ou sistema informatizado; Manter controle de estoque de mercadorias em geral; Manter o setor organizado, fichários, pastas, arquivos; Executar outras tarefas correlatas.

Auxiliar Administrativo: Realizar tarefas auxiliares, sob supervisão da chefia imediata, classificando, arquivando e registrando documento e fichas, recebendo, estocando e fornecendo materiais, operando equipamentos de reprodução de documentos em geral, datilografando cartas, minutas, memorandos, formulários e outros textos; Protocolar documentos, mediante registro, em livros próprios e encaminhá-los aos setores competentes; Manter arquivos atualizados, dispondo documentos diversos em pastas próprias com base em codificações pré-estabelecidas; Controlar o fluxo de entrada e saída de documentos da unidade onde estiver lotado, através de Protocolo e demais controles.

Inspetor de Pátio: Receber os alunos na entrada e saída do expediente escolar; Orientar e fiscalizar as crianças no pátio; Hastear as bandeiras diariamente; Assessorar as autoridades de nível superior em assuntos de sua competência; Cumprir com as normas municipais; Executar outras atividades correlatas.

Vigia: Executar atividades no campo da segurança nas dependência da Autarquia. Realizar trabalhos de guarda diurno e noturno. Controlar a entrada e saída de pessoas e volumes, atender as normas de segurança e higiene do trabalho. Prestar informações quando solicitadas. Executar atividades afins.

Zeladora: Fazer limpeza do escritório, laboratório, Secretarias, estações de tratamento e outras dependências da Prefeitura. Receber e entregar documentos e correspondência, inclusive talões de cobrança das tarifas de água e esgoto, junto a rede bancária, comércio, repartições públicas, correios e usuários em geral. Executar tarefas de copa - cozinha; lavar e guardar louças e talheres. Zelar para que o material e equipamento de sua área de trabalho estejam sempre em perfeitas condições de utilização, no que diz respeito ao funcionamento, higiene e segurança. Executar outras tarefas correlatas.

Auxiliar de Mecânica:Auxiliar o mecãnico em serviços de reparo, reformas e manutenção dos veículos e patrulha mecanizada do Patrimõnio Municipal; Zelas pelo material de serviço, mantendo o seu controle de entrada e saída; Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado; Outras atividades correlatas.

Auxiliar de Serviços Diversos: Executar serviços braçais de qualquer natureza; Realizar atividades de: servente de pedreiro, encanador, carpinteiro, eletricista mecãnico, jardinagem e pintor; Proceder a limpeza de ruas, avenidas, parques praças em toda a circunscrição do Município; Limpar, lavar ou varrer quadras poliesportivas e arquibancadas; Auxiliar na realização de aterros, pontes e toda e qualquer dependência dos prédios municipais; Cozinhar, lavar e guardar utensílios de uso nas dependências da execução do seu labor; Preparar alimentação e merendas para servidores e alunos da rede publica; Zelar e responsabilizar-se pela manutenção do equipamento de trabalho; Atividades correlatas aos serviços diversos a serem realizados.

Carpinteiro: Execução de serviços em sua área de especialização; Fazer reparos, remendos, etc. na área de sua especialidade; Receber e executar tarefas na área de sua formação.

Cozinheira: Fazer limpeza do escritório, laboratório, estações de tratamento e outras dependências da Prefeitura, receber e entregar documentos e correspondências, inclusive talões de cobrança das tarifas de água e esgoto, junto a rede bancária, comércio, repartições públicas, correios e usuários em geral. Executar tarefas de copa - cozinha; Lavar e guardar louças e talheres. Zelar para que o material e equipamento de sua área de trabalho estejam sempre em perfeitas condições de utilização, no que diz respeito ao funcionamento, higiene e segurança. Executar outras tarefas correlatas.

Mecânico de Veículos Pesados: Serviços de reparo, reformas e manutenção dos veículos e patrulha mecanizada do Patrimõnio municipal; Outras atividades correlatas.

Motorista de Veículos Pesados e Motorista de Veículos Leves: Dirigir veículos, para o transporte de pessoa e materiais; Realizar viagens para outras localidades, segundo ordens superiores e atendendo às necessidades dos serviços, de acordo com o cronograma estabelecido; Verificar, diariamente, o estado de veículo, vistoriando pneumático, direção, freios, nível de água e óleo, bateria, radiador, combustível e outros itens de manutenção, para certificar-se de suas condições de funcionamento; Executar outras tarefas correlatas.

Operador de Máquinas Leves: Atuar em atividades relativas à serviços executados por trator de pneu.

Operador de Máquinas Pesadas: Operação de máquina pesada e outros serviços assemelhados; Orientar, controlar e realizar serviços de operações de máquinas, manipulando os comandos, fazendo ajustes e regulagens e acoplando implementos para fazer funcionar os sistemas mecanizados; Operar serviços de terraplenagem, drenagem e movimentação de materiais; Verificar, diariamente, o estado das máquinas, vistoriando pneumático, direção, freios, nível de água e óleo, bateria, radiador, combustível e outros itens de manutenção, para certificar-se de suas condições de funcionamento; Executar outras tarefas correlatas;

Pedreiro: Serviço de construção civil, compreendendo alvenaria, pisos, revestimentos, coberturas e instalações, de acordo com especificações em projetos arquitetônicos;Outras atividades correlatas.

Pintor Letrista: Executar serviços de desenho publicitário, compreendendo cartazes, faixas, murais, efetuando, inclusive, a aplicação de tintas, massas e pinturas em geral; outras atividades correlatas.

Lixeiro: Recolhimento de lixo, entulhos, árvores e outros; Manter a higiene, possibilitando o ambiente propício de trabalho na área do Município; Realizar serviços relacionados com a limpeza pública; Outras atividades correlatas.

EDITAL N°. 004/2008 - ANEXO III

CONTEÚDO DAS PROVAS

Atualidades para todos os cargos: conhecimentos de assuntos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, relações internacionais, segurança pública e esportes;

Português para os cargos de nível elementar: ortografia; acentuação gráfica; separação silábica; sinõnimos e antõnimos; plural e singular; aumentativo e diminutivo; pontuação; maiúsculas e minúsculas; adjetivo e verbo;

Português para os cargos de nível fundamental: Compreensão e interpretação de textos; classes de palavras; ortografia e acentuação gráfica; separação e classificação silábica; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; adjetivo e verbo; plural e singular; sinõnimos e antônimos;

Português para os cargos de nível médio e superior: compreensão e interpretação de textos; classe de palavras; ortografia e acentuação gráfica; classificação silábica; análise sintática da oração; concordância verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; emprego dos sinais de pontuação; uso do "por quê"; emprego dos pronomes de tratamento;

Matemática para os cargos de nível elementar: Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Resolução de problemas envolvendo números naturais; Noções de divisibilidade: divisor e múltiplo de um número natural, MDC e MMC; Números fracionários e decimais: operações e simplificações; Sistema de Medidas; Medidas de comprimento e área.

Matemática para os cargos de nível fundamental: Operações com números naturais, inteiros relativos, racionais, decimais e reais; Múltiplos e divisores; MDC e MMC; Equações de 1° e 2° graus; Sistema de equações, produtos notáveis, fatoração, simplificação; Cálculo de funções de 1° e 2° graus; Regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples.

Matemática para os cargos de nível médio: Operações com números reais; Seqüência, PA, PG, matriz, determinante de matriz, análise combinatória, arranjo, permutação e combinação simples; Equações polinomiais; Matemática financeira: porcentagens e juros simples; Geometria Analítica e espacial; Equações de 2° grau; Sistema de equações, produtos notáveis, fatoração, simplificação; Cálculo de funções de 1° e 2° graus; Regra de três simples e composta;

Específica para o Cargo de Agente Administrativo e Auxiliar Administrativo: Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Windows; Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios); Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios; Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e impressão; internet; Conhecimentos básicos de Excel, Word, Power Point, Bloco de Notas, Internet Explorer; Ambiente na Web, sites de busca, navegadores.

Específica para o cargo de Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário e Fiscal de Posturas: Código de obras, Lei n°. 339/2001 e Código de posturas, Lei n°. 334/2001.

Específica para o Cargo de Fiscal de tributos: Código Tributário Municipal, Lei n°. 338/2001.

Específica para o Cargo de Técnico em Radiologia: Radioproteção: Princípios básicos e monitorização pessoal e ambiental. Conhecimentos técnicos sobre operacionalidade de equipamentos em radiologia. Cãmara escura - manipulação de filmes, chassis, ecrans reveladores e fixadores, processadora de filmes. Cãmara clara - seleção de exames, identificação; exames gerais e especializados em radiologia. Fluxograma técnico - administrativo - registro do paciente, identificação, encaminhamento de laudos, arquivamento. Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

Específica para o cargo de Técnico em Enfermagem: Ética profissional; Higiene e Profilaxia; Segurança no Trabalho; Relações humanas no trabalho; Farmacologia; Epidemiologia e estatística aplicada à saúde do trabalhador; Doenças ocupacionais; Enfermagem no trabalho; Atendimento de emergência e primeiros socorros; Psicologia aplicada; Enfermagem neuropsiquiátrica; Enfermagem em Saúde pública; Enfermagem cirúrgica; Enfermagem médica; Nutrição e dietética; Microbiologia e parasitologia; Anatomia e fisiologia humanas.

Específica para o cargo de Técnico em Manutenção de Equipamentos Hospitalares: manutenção e conhecimento em montagem e desmontagem de equipamentos hospitalares.

Específica para o cargo de Técnico em Processamento de dados: manutenção e conhecimento em montagem e desmontagem de computadores, configuração de redes; Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Windows; Conhecimentos básicos de arquivos e pastas (diretórios); Utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios; Conhecimentos básicos de editor de texto (ambiente Windows): criação de um novo documento, formatação e impressão; internet; Conhecimentos básicos de Excel, Word, Power Point, Bloco de Notas, Internet Explorer; Ambiente na Web, sites de busca, navegadores.

Específica para o Cargo de Técnico em Agropecuária: Principais atividades de exploração agropecuária em Rondõnia; Principais hortaliças cultivadas e sua importância para saúde humana; Principais culturas anuais (feijão, milho, arroz, mandioca); Principais Culturas Perenes (café, cacau, pimenta-do-reino); Atividade Pecuária (Bovinocultura de corte e leite, suinocultura, avicultura); Solos (definição, origem, horizontes, fertilidade); Utilização e aplicação de Defensivos agrícolas;

Específica para o cargo de Assistente Social: Serviço Social e interdisciplinaridade; Reforma Psiquiátrica no Brasil Recente; Serviço Social e intervenção na família; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Lei orgânica da Assistência Social; Ética Profissional; Estatuto do Idoso; Política de seguridade e Previdência social; Atuação em Programa de Prevenção e Tratamento, no uso de álcool, tabaco e outras drogas; Serviço Social e saúde nas famílias de baixa renda;

Específica para o cargo de Odontólogo: Patologia e diagnóstico oral; Cirurgia Buco Maxilo Facial; Prótese Dentária; Procedimentos Clínico - Integradas; Farmacologia e Terapêutica Aplicada a Odontologia; Radiologia oral e Anestesia; Odontologia social e preventiva; Odontologia legal; Odontopediatria e Ortodontia; Materiais Dentários; Dentística Operatória;

Específica para o cargo de Enfermeiro: Fundamentos de Enfermagem; Ética Profissional; Enfermagem Médica-Cirúrgica; Enfermagem Materno-Infantil; Enfermagem no Programa de Assistência ao Adulto; Enfermagem de Saúde Pública; Aspectos do trabalho de enfermagem na saúde coletiva; Assistência de Enfermagem ao Paciente Psiquiátrico Ambulatorial; Administração Aplicada à Enfermagem; Epidemiologia; Saneamento Básico;

Específica para o Cargo de Engenheiro Agrõnomo: Silvicultura e botãnica. Pedologia. Administração e extensão rural. Defesa e combate a incêndios florestais. Entomologia e uso de agrotóxico. Cartografia e sistemas de informação geográfica. Implantação, gestão e administração de áreas protegidas. Caracterização dos principais ecossistemas e biomas do Estado de Rondõnia. Recuperação de áreas degradadas. Recomposição florestal de áreas de recarga hídrica de matas ciliares. Poluição das águas, do Ar, do Solo, e Subsolo. Hidráulica, Agricultura irrigada e Drenagem. Grandes culturas do Estado de Rondõnia. Topografia. Agrometeorologia. Manejo e conservação de solos e água.

Específica para o cargo de Engenheiro Civil: Instalações hidráulicas prediais; Instalações sanitárias; Meio Ambiente; Sistema de Tratamento de água potável; Sistema de poços artesianos; Sistema de tratamento de esgotos; Tratamento e incineração de lixo; Sistema de captação e drenagem de águas pluviais; Fiscalização de obras e Serviços de Engenharia; Planejamento de obras e serviços de engenharia; Cronograma físico-financeiro; Orçamento de obras e de Serviços de Engenharia; Fluxograma de pagamentos de faturas. Reajustamento de preços; Controle de prazos; Medições de obras e serviços de engenharia; Código de ética Profissional

Específica para o cargo de Farmacêutico Bioquímico: Esterilização e desinfecção. Microbiologia. Parasitologia. Urinálise. Dosagens bioquímicas. Imunologia e Hematologia; Avaliação da função renal; Avaliação da função reprodutora masculina (dosagens hormonais, análise básica de sêmen, provas funcionais de espermatozóides, testes para separação de espermatozóides); Avaliação da função reprodutora feminina (dosagens hormonais e parãmetros de análise do muco cervical, teste de interação muco-sêmen); Diagnóstico laboratorial da uretrites e prostatites.

Específica para o cargo de Fisioterapeuta: Avaliação respiratória e tratamento; Fisioterapia para o paciente em quadro agudo na unidade de terapia intensiva respiratória; Fisioterapia para a criança com disfunção respiratória; Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca e abdominal alta; Classificação das técnicas de tratamento facilitadoras e inibidoras mais utilizadas; Estratégias para avaliação e planejamento do tratamento de problemas músculo-esqueléticos; Treinamento da marcha com dispositivos auxiliares; Introdução ao exercício terapêutico; Princípios para o tratamento de tecido mole, osso e problemas pós-cirúgicos; Fisioterapia nos problemas ortopédicos e traumatológicos; Princípios do exercício aeróbico; Ficar em pé precocemente; Vencendo a limitação dos movimentos, contraturas e deformidades; Avaliação funcional fisioterapêutica. Problemas de ombro ligados à hemiplegia; Fisioterapia no paciente com doença cardíaca e pulmonar; Fisioterapia no doente neurológico; Ética profissional.

Específica para o Cargo de Fonoaudiólogo: Linguagem Oral e Escrita; Fluência; Voz; Sistema Mio-Funcional, Orofacial, Cervical e da deglutição; Audição;

Específica para o cargo de Médico Clínico Geral: Endocrinologia: diabetes melitus tipo 1 e 2, doenças da tireóide, distúrbios do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal; Nefrologia: malformações e infecções do trato urinário, litíase urinária; Cardiologia; hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, endocardite infecciosa, taquiarritmias, bradiarritmias, doença arterial coronariana; Dermatologia: infecções e neoplasias cutãneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; Imunologia: doenças reumáticas; Pneumologia: infecções e neoplasias do trato respiratório, doença pulmonar obstrutiva crõnica, asma brõnquica; Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; Gastroenterologia: doenças pépticas, neoplasias do trato digestivo, hepatites, etilismo; Cuidados preventivos de Saúde; princípios de Avaliação e Tratamento; Programas de Saúde do Ministério da Saúde; Política de Saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Municipalização da Saúde. NOB 96 e NOAS/2001; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS - Cartilha do Ministério da Saúde. Principais doenças;

Específica para o cargo de Médico Ginecologista: Ginecologia. Amenorréias. Climatério. Consulta ginecológica. Doenças da mama. Doenças sexualmente transmissíveis e SIDA. Dor pélvica. Endocrinopatia ginecológica. Endometriose. Ginecologia infanto-juvenil. Infecções genitais. Neoplasias genitais. Planejamento familiar. Reprodução humana. Sangramento genital. Sexologia. Tensão pré- menstrual. Uroginecologia. Violência sexual. Obstetrícia. Abortamento. Amamentação. Assistência ao parto. Assistência pré-natal. Diabete gestacional. Diagnóstico de gestação. Doença hipertensiva. Fórcipe e cesariana. Gemelaridade. Gestação de alto risco. Gestação ectópica. Incompatibilidade sangüínea materno-fetal. Indução do parto. Infecções. Intercorrências clínico-cirúrgicas na gestação. Medicina fetal. Neoplasia trofoblástica. Pós-maturidade. Prematuridade. Puerpério. Ruptura prematura de membranas. Sangramento do terceiro trimestre. Semiologia obstétrica. Uso de drogas durante a gestação e a amamentação.

Específica para o cargo de Médico Cirurgião: Anatomia e fisiologia dos diversos aparelhos. Cuidados pré e pós-operatório. Choque hemorrágico. Infecção em cirurgia. Abdome agudo em cirurgia. Neoplasia do esõfago. Doença ulcerosa péptica. Doença do refluxogastroesofageano e hérnia hiatal. Cãncer gástrico. Hemorragia digestiva. Tumores das vias biliares extrahepáticas. Tumores do fígado. Lítíase da vesícula biliar. Pancreatite aguda e crõnica. Neoplasias císticas e cãncer do pãncreas. Hérnias epigástrica, umbilical, incisional e inguinal. Apendicite aguda. Obstrução intestinal. Fístulas enterocutãneas. Melanoma cutãneo. Princípios da cirurgia oncológica. Cãncer de mama. Cirurgia da tireóide. Nódulo solitário do pulmão. Tumores do mediastino. Empiema pleural. Pneumotórax. Tumores intestinais malignos e carcionóides. Doenças diverticular do cólon. Adenomas colorretais. Retocolite ulcerativa inespecífica. Isquemia mesentéria. Ressuscitação cardio-respiratória.

Específica para o cargo de Médico Ortopedista: Conceitos gerais de ortopedia e traumatologia. Diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas e patologia da coluna vertebral. Diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas e patologia do quadril. Diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas e patologia do joelho. Diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas e patologia do tornozelo e pé. Diagnóstico e tratamento de tumores ósseos e sarcoma de partes moles. Diagnóstico e tratamento de alongamento e reconstrução óssea.

Específica para o cargo de Médico Pediatra: Assistência ao recém-nascido de baixo peso. Distúrbios metabólicos do recém-nascido. Distúrbios respiratórios do recém-nascido. Icterícia neonatal. Infecções neonatais. Lesões ao nascimento: asfixia neonatal, hemorragia intracraniana, luxações e fraturas. Triagem neonatal: erros inatos do metabolismo. Aleitamento materno. Avaliação do crescimento e do desenvolvimento normais. Imunizações. Nutrição do lactente, da criança e do adolescente. Prevenção de trauma. Anemias. Asma brõnquica. Constipação. Convulsão. Desidratação e terapia de reidratação oral. Diabete melito. Diarréias. Distúrbios nutricionais. Doenças infectocontagiosas. Enurese noturna. Fibrose cística. Glomerulonefrite difusa aguda. Hepatites. Hiperatividade. Infecção urinária. Infecções de vias aéreas superiores e inferiores. Infecções do sistema nervoso central. Insuficiência cardíaca. Leucemia linfocítica aguda. Parasitoses. Problemas dermatológicos mais comuns. Problemas ortopédicos mais comuns. Raquitismo. Refluxo gastroesofágico. Sepse. Sibilãncia do lactente ("lactente chiador"). SIDA / infecção pelo HIV. Síndrome da criança mal-tratada. Síndrome da morte súbita da criança. Síndrome nefrótica/nefrítica. Manejo inicial de: Aspiração de corpo estranho, intoxicações agudas, queimaduras e afogamento. Ressuscitação cardiorrespiratória: Suporte básico. Transplantes em pediatria: princípios básicos e doação de órgãos.

Específica para o cargo de Médico Veterinário: Vigilância epidemiológica: princípios, tipos de estudos epidemiológicos, sistema de notificação e de vigilãncia. Normas de biosegurança. Evolução da concepção do processo saúde/doença. Planejamento e programação em saúde com enfoque estratégico. Epidemiologia descritiva: indicadores de morbimortalidade, índice endêmico, séries cronológicas; estimativa de população, controle de raiva urbana. Epidemiologia, parasitoses e controle de zoonoses: raiva, leishmaniose, esquistossomose, dengue, febre amarela, teníase, cisticercose, febre maculosa, tuberculose, brucelose. Noções de saneamento, saneamento como instrumento de controle de endemias/zoonoses. Biologia e controle de vetores, roedores, reservatórios e animais peçonhentos. Noções gerais sobre tecnologia e inspeção de alimentos de origem animal. Preservação e proteção, procedimentos técnicos, normas de segurança na manipulação de animais em biotério.

Específica para o cargo de Nutricionista: Fisiologia e Fisiopatologia aplicadas à Nutrição. Nutrição normal: balanço de nitrogênio, recomendações nutricionais, cálculo energético, dietas equilibradas. Nutrição nos ciclos vitais; nutrição materno-infantil; aleitamento natural; gestação e lactação; crescimento e desenvolvimento; alimentação da gestante e da nutriz; alimentação na infância e na adolescência; alimentação do idoso. Doenças nutricionais: desnutrição calórico-proteica, carências nutricionais. Dietoterapia: conceitos e objetivos; dietas hospitalares nas diferentes patologias, condições clínicas e metabólicas. Avaliação do estado nutricional: métodos e critérios de avaliação. Métodos de assistência ambulatorial em nutrição. Noções de farmacologia: interações alimento-medicamento. Nutrição e Saúde Pública: noções de epidemiologia das doenças nutricionais e desnutrição proteico-calórica; diagnóstico do estado nutricional das populações; vigilãncia nutricional. Educação alimentar e nutricional. Técnica dietética: composição e classificação dos alimentos; seleção, conservação e armazenamento; técnicas de pré-preparo, preparo e cocção; higiene na manipulação de alimentos; planejamento de cardápios: fatores relacionados. Administração de serviços de alimentação e lactários: área física e equipamentos; planejamento e organização; supervisão e controles; cardápios para coletividades sadias adoentes; custos e avaliação. Microbiologia de alimentos: toxinfecções alimentares; controle sanitário de alimentos; APPCC; controles de temperatura no fluxo dos alimentos. Ética Profissional.

Específica para o cargo de Professor de História: A primeira civilização da humanidade: Egito antigo. Antiguidade clássica: Grécia Antiga.Roma Antiga. IDADE MÉDIA. Transição da Idade Média para a Idade Moderna. Renascimento cultural europeu. Reforma Protestante. O Estado absolutista. Grandes navegações. Colonização portuguesa. Revoluções burguesas: inglesa e francesa. As revoluções industriais. Império Napoleõnico. Século das Luzes. A independência das colõnias espanholas, portuguesa e inglesa na América. Brasil: Primeiro Reinado; Período Regencial; Segundo Reinado: aspectos políticos, econõmicos, sociais e culturais. Imperialismo europeu: a partilha da Ásia e da África. Republica brasileira: período do Café com Leite; Era Vargas; democratização; Ditadura Militar; Redemocratização. Primeira Guerra Mundial. Crise de 1929. Estados Totalitários. Segunda Guerra Mundial. Guerra Fria. A Era da Globalização. Conflitos nacionalistas na Europa, Ásia e África.

Específica para o cargo de Professor Classe C Matemática: Conjuntos; Números Naturais e inteiros; MDC e MMC; Números Racionais; Números Reais: representações na reta numérica, representação decimal, potenciação e radiciação, percentagens, regras de três simples e composta; Números complexos; Álgebra, Equações Algébricas, matrizes, Sistemas de Equações Lineares, Polinõmios; Combinatória e Probabilidades; Geometria Plana; Funções. Limites; Derivadas;

Específica para o Cargo de Professor de Português: Conceitos básicos da ciência lingüística: o signo, o significado, o significante; sincronia e diacronia; sintagma e paradigma; sistema, norma e uso; variação linguística; modalidades falada e escrita; a noção de erro; funções da linguagem; Compreensão e Interpretação dos diversos tipos de texto escrito; domínio da modalidade escrita e da norma culta da Língua Portuguesa; coesão e coerência; Uso, descrição e análise de estruturas da Língua Portuguesa: fonética e fonologia; morfossintaxe; semântica; léxico; ortografia; pontuação; Noções de história da Língua Portuguesa; Noções de estilística; Teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilos de época; Movimentos literários; Literatura Brasileira: a literatura colonial e o Barroco; Arcadismo, Romantismo, Realismo; Naturalismo; e Parnasianismo; Simbolismo e Pré-Modernismo; Modernismo e tendências contemporâneas; Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;

Específica para o cargo de Professor de Inglês: Translation; Reading and comprehension; Articles; Verb tenses: simple present, simple future, simple past, present perfect, past perfect; Nouns and adjectives; Pronouns; Adverbs; Prepositions;

Específica para o cargo de Professor Educação Artística: Histórico do Ensino de Arte no Brasil e perspectivas; Teoria e Prática em Arte nas Escolas brasileiras; A Arte como objeto de conhecimento: o conhecimento artístico como produção, fruição e reflexão; Objetivos gerais de Arte no Ensino Fundamental; Os conteúdos de Arte no Ensino Fundamental; Artes visuais; Dança; Música; Teatro; Avaliação em Arte;

Específica para o cargo de Professor Pedagogo: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Sociedade, Estado e Educação Escolar; Plano de aula-objetivo; Lei 9.394 de 20/12/96 - LDB; Educação Especial; Avaliação; ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); APM (Associação dos Pais e Mestres); Escola e educação; aprendizagem; tipos de aprendizagem; motivação; tendências pedagógicas; a importância dos objetivos; planejamento; currículo; recursos de ensino; o relacionamento na sala de aula; leitura; escrita; Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática escolar e articulação comunitária; Temas transversais. Concepção de desenvolvimento e Aprendizagem. Legislação Educacional: FUNDEB;

Específica para o cargo de Professor de Cultura Religiosa: O fenõmeno religioso; as grandes religiões (hinduísmo, budismo, taoísmo, confucionismo, xintoísmo, islamismo, cultos afro-brasileiros, judaísmo e cristianismo) a reforma protestante e as igrejas que surgiram após a reforma; ética.

Específica para o cargo de Professor de Filosofia: A condição humana. Natureza e cultura. Concepções de homem. A Técnica: As transformações da técnica. Técnica e ciência. Técnica e alienação. A tecnocracia. O conhecimento. O que é conhecimento? Modos de conhecer o mundo. Conhecimento, pensamento e linguagem. Conhecimento, pensamento e lógica. O senso comum: A ideologia. A contra-ideologia. O pensamento mítico: O que é mito? Funções do mito. Características do mito. O mito hoje. O conhecimento filosófico: 18 parte: O que é filosofia? O pensamento filosófico. Ceticismo e dogmatismo em filosofia. O nascimento da filosofia. A teoria do conhecimento: A teoria do conhecimento na antigüidade. A teoria do conhecimento na Idade Média. A teoria do conhecimento na Idade Moderna. A teoria do conhecimento na Idade Contemporânea. A ciência: O que é ciência. O método científico. A revolução científica. As ciências humanas. Ciência e filosofia. Moral: O mundo dos valores: O que é valor. O ato moral. O homem virtuoso. Obrigação e liberdade. Progresso moral. Concepções éticas: A concepção grega de moral. A moral iluminista. Marx: a moral como superestrutura. A questão moral contemporânea. A afetividade: A paixão. A amizade. O amor. A política: O que é Política: Força e poder. Política: teoria e prática. A democracia: Democracia: formal e substancial. Democracia: direta ou indireta. Democracia e cidadania. Concepções da política: Primeira parte - Política antiga e medieval: Concepção grega de política. A política medieval. Segunda parte - Liberalismo: antecedentes e desenvolvimento: Maquiavel - a autonomia da política. O fortalecimento do Estado. As teorias contratualistas. O liberalismo. Críticas ao modelo liberal. Terceira parte - O socialismo: A utopia da igualdade. O marxismo. O anarquismo. A social democracia. O socialismo real. A violência: O que é a violência. Tipos de violência. Violência e política. Guerra e paz. Formas de discriminação: Preconceito e discriminação. O racismo. O machismo. Estética: O que é arte? Funções da arte: Função pragmática ou utilitária. Função naturalista. Função formalista. O belo: O feio. O gosto. Arte de elite, arte popular, arte de massa. Arte de elite: características. Arte popular ou folclore. Arte de massa.

Específica para o cargo de Psicólogo: Psicologia do desenvolvimento; Teorias da Personalidade; Psicopatologia; Técnicas Psicoterápicas; Processos Grupais; Fatores emocionais nas diferentes doenças; Psicodiagnóstico; Ética profissional.

EDITAL N°. 001/2010 - ANEXO IV

TABELA DE TÍTULOS

NÍVEL SUPERIOR

Condição para apresentar os títulos: os candidatos a cargos de nível superior que tiverem títulos e apresentá-los, deverão ainda apresentar cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação de original, do diploma da graduação, exigida para o cargo, caso este não seja apresentado juntamente com os títulos, os mesmos não serão levados a julgamento.

Título

Pontos por título

Pontuação máxima

Especialização - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária de no mínimo 360 horas, obtidos após a conclusão do curso. - Lato Sensu

03

6

Mestrado - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária maior que 360 horas, obtidos após a conclusão do curso - Mestrado

12

12

Doutorado - Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento na área do cargo para qual se inscreveu com carga horária maior que 360 horas, obtidos após a conclusão do curso - Doutorado

22

22

Total de pontos que podem ser obtidos nesta prova

40